Bem-estar

Yoga também é coisa de criança

Saúde física e mental desde cedo: quais os benefícios da prática de Yoga para os pequenos

Mariana Bier
Palavras Cruzadas

--

Postura da Árvore : Vrksasana, do Sânscrito

A prática da Yoga é um conjunto de exercícios, respiração e meditação. Surgiu na Índia há milhares de anos e tem como objetivo a autocompreensão mental e física. Ela começou a ser difundida no Brasil em 1947 e hoje conta com adeptos pelo país inteiro. Porém, algo ainda pouco discutido é que essa prática milenar não precisa ser realizada apenas por adultos. “Muitas crianças descobrem que existe um lugar de paz dentro delas. Aprendem que respirando podemos nos acalmar. É uma vivência de amor ”, conta a professora Luciana Mallmann, que experiencia aulas de Yoga curriculares para os alunos da escola onde trabalha.

O país mais ansioso do mundo: sim, é o Brasil

O Brasil é o país com a maior taxa de pacientes com transtornos de ansiedade e o quinto em casos de depressão — sendo, na América Latina, o país mais deprimido e ansioso de acordo com relatórios realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, bem a frente dos próximos da lista, Paraguai, com uma taxa de 7,6%, e Noruega, com 7,4%. E, ao contrário do que muitos pensam, esses são problemas que podem surgir já na infância.

Frente ao excesso de estímulos digitais, as crianças de hoje vivem uma rotina acelerada, com uma sobrecarga mental que aparece na forma de transtornos de ansiedade ou de TDAH, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Portanto, a saúde mental infantil merece tanta atenção quanto a adulta, pois pode amenizar futuros transtornos.

E, se existe uma atividade que é benéfica para o alívio de ansiedade, estresse, e promete melhorar a qualidade de vida, ela deve ser praticada desde cedo. A boa notícia é que essa atividade existe e é simples e acessível: a Yoga.

Saúde e consciência corporal no currículo escolar

Desde 2016, a escola municipal Colégio Santo Antônio em Estrela, no rio Grande do Sul, aderiu ao projeto “Yoga nas Escolas”, que organiza aulas de Yoga curriculares para crianças. No início do programa, as aulas aconteciam uma vez por mês com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Hoje, com o sucesso do projeto, ele abrange também crianças da educação infantil e é realizado quinzenalmente. “A ideia do projeto surgiu de conversas informais sobre mudanças na educação, sobre uma educação mais humana e integral com a coordenação pedagógica do colégio”, conta Luciana, professora de Física para o Ensino Médio do Colégio Santo Antônio e também com formação de Instrutora de Yoga.

Luciana explica que as aulas de Yoga com as crianças são diferentes das com adultos. Não há busca pela perfeição nas posições, e sim pelo crescimento pessoal dos pequenos. As aulas têm duração de 50 minutos e não só os alunos como também as professoras participam. Todos sentam descalços em forma de círculo, onde passa um sino como objeto de fala. Quem está segurando o sino, fala o que está sentindo. “Esta dinâmica de círculo favorece a ideia de igualdade, onde todos nós, alunos e professoras, participam igualmente da atividade. Todos se enxergam”, comenta a professora.

Ao praticarem as posições da Yoga e sentirem-se como um grupo, as crianças exploram tanto as capacidades físicas de flexibilidade e postura quanto os aspectos psicológicos que a prática abrange. As aulas de Yoga trazem inúmeros benefícios às crianças, originando noções de autoconhecimento e dos seus próprios limites. “Muitas crianças descobrem que existe um lugar de paz dentro delas. Outras descobrem as maravilhas que são capazes de fazer com seus corpos através das posturas. Outras aprendem a lidar com seus limites”, resume Luciana. “É uma experiência de amor.”

De Baby Yoga a Yoga Pais e Filhos: Como funciona a escola Balasana

A Balasana Yoga Kids é um ambiente que promove a experiência de Yoga para crianças. São três os espaços físicos da escola, duas na capital, nos bairros Menino Deus e Petrópolis, e uma em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Além do mais, a escola promove aulas dentro de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de maneira extracurricular. “Fazer com que as crianças tenham acesso ao Yoga é dar a oportunidade que desde cedo sejam conscientes da sua importância no mundo e autoconfiantes para expressarem sua verdadeira essência da forma mais criativa e livre possível”, conta Juliana Rosa, instrutora de Yoga e fundadora da Balasana.

A Yoga surgiu na vida de Juliana há aproximadamente 10 anos, quando ela passava por uma fase difícil em sua vida. Por indicação de uma amiga, a atividade prometia ser uma prática que traria mais tranquilidade à sua vida e a propiciaria uma reaproximação consigo mesma. E assim aconteceu.

Pátio da Balasana Yoga Kids/ Foto: Mariana Bier

Ba.la.sa.na, feminino

[do Sânscrito] :

Postura da Criança

Hoje dona da Balasana, Juliana conta que inicialmente não pensava em ser professora. Cursou nutrição e se especializou em materno infantil, pois crianças já eram uma paixão antiga para ela. Mas dar aulas de Yoga não estava nos planos. Depois de realizar cursos para aprimorar-se na Yoga como instrutora, surgiu a possibilidade de lecionar na área, nascendo assim mais uma paixão.

Não havia muitas escolas de Yoga infantil no sul do país, e Juliana viu uma oportunidade de difundir a prática em Porto Alegre. Então, unindo a ternura de trabalhar com crianças e a vontade de ensinar Yoga, surgiu a Balasana. Ela atua hoje em 10 escolas da capital, proporcionado resultados positivos tanto para criança quanto para as instituições pelas práticas. Já nas sedes da Balasana são ministradas aulas de Yoga com diferentes direcionamentos e para diferentes faixas etárias.

O Baby Yoga, uma das modalidades que mais chama a atenção, baseia-se em posturas do Hatha Yoga — uma linha de Yoga centrada no trabalho físico e alinhamento corporal — adaptadas ao corpo dos bebês. É uma atividade que estimula o desenvolvimento emocional, social e físico dos bebês, construindo desde os primeiros meses de vida vínculos afetivos profundos. É uma forma de interação dos pais com os filhos.

“Eu sou uma onda de paz”

Aos sábados, às 10h30 min, é o horário da aula de Yoga Kids na sede Petrópolis da Balasana. Quando todos estão sentados nas esteiras coloridas, a prática inicia com o mantra “Om”. “O Om é o mundo inteiro. O passado, o presente, o futuro: tudo é o mantra Om”, explica Mandúkya Upanishad, uma das escrituras hinduístas.

Sala Balasana Yoga Kids/ Foto: Mariana Bier

Depois é a vez da borboletinha, do elefante, do sapo e do gafanhoto. Os nomes das posições são adaptadas à ludicidade das crianças, lembrando em sua maioria os animais, sem esquecer que a Yoga infantil respeita sempre os limites das crianças.

Já se encaminhando ao final da prática, chega o momento da massagem em duplas. As crianças massageiam as costas, os braços e as mãos dos colegas. As atividades em contato com o outro trazem uma ideia de união ao exercício, uma troca de carinhos cheia de boas intenções.

Por último, um relaxamento final. É importante, ao deitar na esteira, sentir a respiração e os movimentos do corpo. Eles fecham os olhos e se mantém parados, enquanto escutam a voz da professora em forma de melodia. “Eu sou uma onda de paz, eu sou uma onda de paz…”. E a prática se encerra com a repetição do mantra “Om”.“O Yoga trabalha valores para se viver bem consigo e com o mundo. Trabalha a não violência, o respeito ao próximo e o amor próprio. A paz está presente com mais vigor ”, conclui Juliana.

--

--

Mariana Bier
Palavras Cruzadas

Estudante de Jornalismo na Ufrgs, interessada por moda, atualidades e comunicação. De quebra ainda faço o melhor brownie vegano da região 😉