Primeiras semanas como Product Designer no Banco PAN

Luciano Infanti
Perfil desativado
Published in
6 min readMar 21, 2019

Uma breve história sobre minha transição de carreira: da Física para o Design.

Design de produtos é um segmento muito feliz por acomodar pessoas de áreas completamente distintas. O resultado é uma indústria mais diversa e com uma grande gama de conhecimentos variados que sustentam a já multidisciplinar natureza da profissão. Essa é mais uma dessas histórias de alguém que encontrou no design seu caminho.

Da Física para o Design

A minha trajetória até o design não foi das mais sutis. Na verdade, o caminho foi bastante sinuoso. Antes de ocupar meus dias com wireframes e pesquisa, eu os ocupava com eletromagnetismo e álgebra linear. Minha primeira—porém incompleta — graduação foi em Física.

Insatisfeito com a academia, acabei indo cursar Ciências Econômicas, tentando ir na direção diametralmente (erroneamente vista como) oposta à academia: o mercado. Por algumas coincidências da vida, acabei conhecendo o design de experiência do usuário e todo esse universo. Conheci o Medium e segui por algumas semanas lendo tudo que conseguia sobre o assunto. Meu interesse crescia proporcionalmente à quantidade de material que eu consumia.

Foi natural começar a procurar conteúdo fora do Medium. Particularmente gosto de podcasts e achei vários. Ouvir pessoas falando da área e conversando sobre o dia a dia delas e suas histórias foi realmente importante, além de divertido. Eu percebi que gostava daquilo e pensava até que me daria bem na área. Descobri também que UX acolhe muitas pessoas de jornadas erráticas — como a minha e isso me trouxe um certo conforto.

Comecei a ir atrás de gente da área, mandar e-mails, fazer perguntas, bater papo. As pessoas, apesar de super ocupadas, foram sempre muito receptivas e me deram conselhos e insights valiosos. Aprendi muita coisa e sou muito grato à todos que dispuseram de seu tempo para conversar e esclarecer dúvidas de um completo (quase) iniciante. Mas, bom, a essa altura, aquela sementinha plantada sem querer pelo Medium já tinha germinado e eu já estava certo sobre qual caminho seguir.

Não sai do curso mas optei por continuar com meus estudos de UX e projetinhos em paralelo à faculdade, o que me permitiu montar um pequeno portfólio. As coisas foram acontecendo naturalmente e eventualmente consegui minha primeira oportunidade na área.

Os primeiros dias

Tudo aconteceu muito depressa — a ficha demorou pra cair, admito. Um dia eu estava fazendo uma prova de Economia Monetária e no dia seguinte estava acordando cedinho pra ir trabalhar como Junior Product Designer no Banco PAN — onde já estou há 3 meses.

A vista do escritório para a famosa Avenida Paulista.

O primeiro dia ficou bastante marcado pra mim. Lembro do quão ansioso eu estava — e quão animado também. Conhecer novas pessoas, aprender toneladas de coisas novas a todo momento. Um universo todo se revelando. Naquele dia fui apresentado à equipe, conheci a squad a qual eu me juntaria, tive algumas conversas one-on-one com algumas pessoas.

A maior dificuldade foi me situar. O Banco PAN possui vários produtos de natureza bastante complexa. Mesmo estando quase formado em Ciências Econômicas, várias coisas ali ainda eram novidade — nunca tinha ouvido falar de baixa de gravame, por exemplo.

Minha primeira tarefa, então, foi aprender e estudar o contexto dos produtos: algo que não é tão simples e continuo atento até hoje. Até pegar o jeito da coisa leva um tempo.

Equipe de design (🦉)

Hoje, nossa guilda — o PAN Design — compreende um total de 16 pessoas. Temos um pouco de tudo por aqui: além do Head de UX temos também vários Product Designers e UX researchers, DesignOps, designers focados em CRM e uma menor aprendiz auxiliando o time de pesquisa. A equipe é bastante diversa. Mas não pisque porque esse número pode aumentar a qualquer momento. Estamos crescendo muito e, inclusive, temos vagas para Product Designer!

Exatamente 12 meses atrás a equipe era composta por 3 pessoas. Em apenas um ano esse número(mais que) quintuplicou e a perspectiva para 2019 é de mais crescimento. Se você ficou curioso, no futuro vamos postar algo específico sobre nossa estrutura. Fique ligado. ;)

O nosso time é formado por pessoas com backgrounds e carreiras diversas e que vieram de vários lugares diferentes. Essa riqueza bastante plural ajuda a equipe ser mais forte. Juntos somos muito mais do que a simples soma das partes.

Se eu tinha algum receio de iniciar carreira em uma área completamente diferente, hoje já não tenho mais. Fui muito bem recebido: todos me acolheram de braços abertos. Não existe um tratamento diferente porque sou júnior, tão pouco sou discriminado de alguma forma. Sinto que meu trabalho e minha opinião profissional são sempre valorizados nas discussões e reuniões.

Momentos de descontração da equipe: amigo secreto, almoço de equipe e visita em grupo à exposição de Rafael Sanzio.

Todos são incrivelmente solícitos e se dispõem a ajudar sempre. Feedback, dicas, conselhos, explicações. Nenhuma pergunta é boba demais e nenhum problema é pequeno demais. Sempre estão ali pra dar apoio.

Não é raro alguém simplesmente chegar até mim e perguntar “E aí, como estão as coisas?”, “Tá precisando de ajuda em algo?”. O tempo inteiro sinto que estou amparado e que posso contar com eles.

Vai lá e PAN!

Esse é nome carinhoso que damos à reunião semanal da equipe de design que ocorre todas as quintas-feiras após um almoço do time — este, sempre que possível. Toda semana nos reunimos por duas horas para ter um tempinho só nosso.

Nesse ritual semanal falamos sobre assuntos relacionados à guilda e a profissão. Cada designer pode levar aquilo que estiver trabalhando para pedir feedback, propor uma discussão sobre algum artigo que leu recentemente, contar como está a evolução de um projeto. Tudo vale e todos são muito bem vindos à colaborar.

Equipe (quase toda) reunida no primeiro Vai lá e PAN de fevereiro de 2019.

Até agora tive a oportunidade de participar de algumas dessas reuniões. Elas fizeram com que quintas-feiras sejam meus dias preferidos. As discussões são sempre momentos divertidos e também de muito aprendizado.

A essa altura já vi um pouco de tudo: tivemos designers apresentando eventos que participaram, sessões de design critique, conversamos com um Product Owner sobre os desafios de combinar design com metodologias ágeis e até já apresentei um pouco do trabalho que venho fazendo.

Essas poucas semanas já deixaram bem claro o que o futuro reserva: muitos desafios, oportunidades e aprendizado. Gostaria de finalizar agradecendo toda a equipe do Banco PAN e, em particular, ao Roberto Garcia por essa oportunidade.

Se você ficou interessado, temos vagas para Product Designer. É só mandar um e-mail para roberto.silva@grupopan.com com seu LinkedIn e portfólio. Espero vê-lo(a) em breve!

Obrigado pelo seu tempo! 👋

--

--