Dicotomia

Nós humanos gostamos de categorizar e agrupar tudo e qualquer coisa existente em nosso espaço. Muitas vezes fazemos de forma natural, outras vezes fazemos de forma científica. O fato é que não conseguimos obter juízo de algo se não houver uma categoria para impor regras ao objeto destino da razão.

Muitas das coisas encontradas em nosso mundo sofre de uma dualidade nativa: se existe o bem, logo também existe o mal, o bom e o ruim, o amor e o ódio, o consciente e o inconsciente e assim por diante.

Não bastasse as categorias dos objetos e suas dualidade, a filosofia diz que ao escolher algo dentre duas opções, automaticamente estamos negando a opção não escolhida. Deixar de escolher algo em razão de uma outra coisa é o mesmo que não querer, negar.

Se escolhemos a amante ante a esposa, quer dizer que antes de escolhermos a amante já estávamos negando a priori a esposa. Muitas vezes, sem perceber julgamos que algo é ruim, simplesmente por sabermos que o outro é bom. O fato de não empreendermos juízo na escolha faz com que sejamos dicotômicos.

E assim é para tudo na vida, das diversas categorias: no sentimehto, na emoção e até na razão. Por meio dessa lógica difusa acabamos interpretando mal a política. Política vem de politikus, que remete à cidadão, que remete a algo subjetivo. Assim, cada um vê a política conforme sua subjetividade. Por mais que tentem torná-la científica, ela sempre será natural.

Muitas vezes vejo pessoas adorando candidatos da direita simplesmente por não se simpatizarem com governos de esquerda, as vezes acabam por comprar idéias que são contrárias aos seus valores simplesmente por discordarem de algumas idéias da oposição, mas acabam se esquecendo de que nem tudo é ruim, por de negarem a enxergar se tornam pessoas reacionárias, dicotômicas, difusas, e confusas.

Em tempos como o que vivemos hoje é preciso deixar o comportamento reacionário de lado para que a razão possa assumir.

Sem diálogo continuaremos a viver em paralelismo com um revanchismo reacionário e dicotômico que não nos levará a lado algum.

Estamos passando por tempos difíceis, pois que criemos homens e mulheres bons para superar los.

Like what you read? Give Palhaço Diógenes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.