Hellraiser (2022): Pinhead retorna em história que faz jus ao original

Michael Rios
IP de Ideias
Published in
2 min readOct 9, 2022

Ao longo do tempo, Hellraiser se mostrou uma das franquias mais saturadas do audiovisual, com continuações medíocres, roteiros preguiçosos e cenas escorados na figura mística do Pinhead — um ser assustador de visual marcante.

A trama dos filmes chega a ser a mesma: uma pessoa encontra um cubo misterioso, ela resolve o quebra-cabeças e um portal se abre para que os cenobitas cheguem e levem o pobre coitado para um destino de dor, luxúria e prazer.

É claro que ao longo do tempo as variações dessa história foram se perdendo, sem que ninguém se aprofundasse com perfeição na construção dos cenobitas ou no outro mundo habitado por eles. Hellraiser 2 (1988) chega a nos mostrar uma dimensão com labirintos e uma entidade oculta interessante, mas o que poderia ser um gancho para uma continuação acaba "esquecido no churrasco" pela sede do estúdio de ganhar mais dinheiro gastando o mínimo possível.

Felizmente, o novo filme da saga resgata a ambição do original de nos levando a conhecer um pouco mais sobre os cenobitas — sem exageros, para continuarem uma figura enigmática e amedrontadora — e nos deixa mergulhar no sobrenatural com explicações satisfatórias e uma conclusão de gosto amarga, porém bastante satisfatória.

Agora, o cubo é mais ameaçador do que nunca. Um objeto que só de ser tocado já faz com que o expectador fique na beira do sofá, com medo do que irá acontecer no próximo movimento da configuração.

Se antes, ao ser concluído, o cubo dava um choque em sua vítima antes de arrastá-la para o submundo, agora ele possui uma lâmina que pode ser acionada a qualquer momento e que, ao cortar a vítima, marca o seu destino. Além disso, as diferentes configurações do cubo também contam uma história: agora representando vida, conhecimento, amor, sensação, ressurreição e lamento.

UM PINHEAD AINDA MAIS AMEAÇADOR

Uma das mudanças trazidas pelo diretor David Bruckner foi trazer Jamie Clayton (Sense8) como o novo Pinhead. A figura persegue a protagonista vivia por Odessa A’zion e se mostra ainda mais voraz.

Fãs ficarão satisfeitos ao ver o principal antagonista da saga como uma figura ainda mais ameaçadora, com uma atuação impecável e beneficiada pelo roteiro, que faz jus ao personagem. O Pinhead não hesita sequer em ferir seus próprios companheiros por um objetivo maior.

Apesar dos plot-twists previsíveis para quem já conhece bem os filmes anteriores, Hellraiser 2022 se mostra um sopro de vida muito bem-vindo para uma franquia que respirava por aparelhos.

Nos resta saber se a qualidade se manterá ou se essa nova história será corrompida por continuações pouco elaboradas como seu antecessor de 1987.

O filme estará disponível para os assinantes do Star+ em 7 de outubro de 2022.

--

--