05 dicas de harmonizações de queijos com cervejas

Papo Fermentado
PapoFermentado
Published in
2 min readAug 14, 2021

Quem não gosta de uma boa conversa, boas companhias, uma música ambiente e uma seleção de queijos para completar essa atmosfera? Se você imaginou esse clima regado a uma garrafa de vinho, te convido a acompanhar algumas sugestões de harmonização com cervejas, das mais “simples” para as mais complexas.

Na foto, queijo parmesão com Guinness Dry Stout
  1. Mussarela de búfala com Witbier

Esse queijo suave, leve e fresco faz um par perfeito com esse estilo de cerveja também delicado e refrescante. O exemplar mais fácil de encontrar é a Hoegaarden, que agora tem sua versão sem álcool e em lata. Tradicionalmente, são adicionadas cascas de laranja e sementes de coentro a esse estilo, portanto, as notas cítricas e condimentadas da cerveja incrementam os sabores do queijo.

2. Brie com Weizenbier

Temos novamente um queijo suave, porém com maior untuosidade. Portanto, uma cerveja bem carbonatada auxilia a contratar a cremosidade, além disso, a cerveja de trigo alemã complementa os sabores do queijo com suas notas de cravo, banana, tutti frutti. Indicamos Eisenbahn Weizenbier e Paulaner Hefeweizen.

3. Provolone com Rauchbier

Que tal harmonizar por semelhança? O provolone possui notas defumadas e o estilo alemão Rauchbier também. Ao contrário do que se imagina, no paladar o defumado arredonda-se e diminui a intensidade, a untuosidade do queijo também é contrastada com as notas mais tostadas no malte e carbonatação da cerveja. Indicamos a Conclave da Cervejaria Pratinha e a Schlenkerla Rauchbier Märzen.

4. Parmesão com Dry Stout

A versão alcoólica do “café com leite”. Parmesão é um queijo untuoso e de salga mais elevada. A Dry Stout, por sua vez, é uma estilo de cerveja com notas evidentes de café, seu amargor contrasta a untuosidade do queijo e a forma como a torra interage com o sal é uma delícia, trás uma explosão de umami no paladar e a salivação persiste. Indicamos o rótulo Guinness Draught.

5. Gorgonzola com Quadrupel

Este queijo azul tem aroma pungente característico, perfil de sabor intenso, que vai do salgado ao picante e possui cremosidade que podemos perceber logo no corte e ao ingeri-lo, preenche toda nossa boca. Cervejas dos estilos American/English IPA, Brown Ale, Porters, Stouts e Barley Wines são ótimas pedidas, mas nossa preferida é com o estilo belga Quadrupel que possui potência alcoólica, notas de caramelo, nozes, chocolate, uvas passas, noz moscada, cravo… bem complexa. A base maltada da cerveja equilibra o salgado do queijo e sua potência alcoólica auxilia no corte da cremosidade, enquanto os sabores frutados e condimentados se entrelaçaram com o perfil picante do gorgonzola e as notas de tosta da cerveja contrastaram com o umami.

Siga o Papo Fermentado no Instagram para mais dicas, pensamentos e sugestões cervejeiras. É só clicar AQUI.

Saúde!

--

--

Papo Fermentado
PapoFermentado

Criação de conteúdo cervejeiro, Blog, Eventos, Palestras.