05 madeiras brasileiras para envelhecer cerveja

Papo Fermentado
PapoFermentado
Published in
2 min readJun 14, 2021

Ah as cervejas envelhecidas em madeira (suspiros 🥰)…

São sucesso nas cervejarias, os experimentos são cada vez mais complexos e assertivos, quando a gente lê “Barrel/Wood Aged” a gente já fica instigado, não é mesmo? A madeira mais conhecida é o Carvalho, tanto o francês (que entrega notas de caramelo, canela, chocolate) quanto o americano (baunilha e coco), mas vocês sabem que a gente ama valorizar o que temos nas terras tupiniquins! Então, não poderíamos deixar de trazer para você 05 madeiras brasileiras utilizadas na maturação cervejeira (existem outras, ok? Quem sabe fazemos a parte 2 desse post).

Antes de começar é importante dizer que se você for adquirir barris e dornas, é fundamental procurar um profissional que garanta a certificação da madeira. Sem dar jeitinho, ok? As madeiras brasileiras são protegidas, fiscalizadas e é de nossa responsabilidade preservá-las.
Outro ponto é que envelhecemos cerveja e outras bebidas em madeira para aumentar sua complexidade, completar o perfil sensorial, suavizar alguns aspectos, transformar a bebida.

Bora lá?

1️⃣ AMBURANA/UMBURANA
Madeira marcante, cheia de personalidade. Confere aromas de flores brancas, de baunilha, canela e caráter adocicado como um todo.

2️⃣ BÁLSAMO
Outra madeira bem intensa. Confere aroma de cravo, canela, amêndoa, caráter frutado, notas herbáceas e resinosas intensas.

3️⃣ CASTANHEIRA
Possui intensidade média. É nosso “carvalho brasileiro”. Tem alta entrega de caráter acastanhado, folhas secas, caramelo, chocolate e baunilha.

4️⃣ JEQUITIBÁ
Também possui intensidade mais moderada. É similar ao carvalho e também contribui com notas de baunilha para a cerveja.

5️⃣ CUMARU
Madeira muito potente com forte caráter de baunilha, notas adocicadas e resinosas.

Lembramos que vários fatores influenciam a entrega sensorial de cada madeira: onde a árvore foi plantada e suas características únicas, se o barril já teve contato com outra bebida, tamanho do barril, temperatura e umidade do local, grau de tosta… São muitas as possibilidades.

Na foto temos Wheat Wine da @damabier envelhecida por 11 meses em Carvalho europeu e americano, Maple e Amburana.

Siga o Papo Fermentado no Instagram para mais dicas, pensamentos e sugestões cervejeiras. É só clicar AQUI.

Saúde!

--

--

Papo Fermentado
PapoFermentado

Criação de conteúdo cervejeiro, Blog, Eventos, Palestras.