Aprendendo sobre estilos: Irish Dry Stout

Papo Fermentado
PapoFermentado
Published in
2 min readJun 3, 2021
Tucano, Dry Stout da Cervejaria Garimpero de Campinas/SP

Qual é sua Dry Stout preferida? Guinness Draught? Fuller’s Back Cab? Beamish? A nossa é a brasileiríssima Tucano da @cervejariagarimpero que levou medalha de ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau em 2019.

Classic Irish-Style Dry Stout pelo guia da Brewers Association e apenas Irish Stout pelo BJCP. É um estilo de alta fermentação da escola inglesa e muito conhecido por ter o corpo abaixo do que imaginamos ao servir a cerveja no copo. Sua cor é preta e apresenta espuma bege que pode ter tanto a formação quanto a estabilidade favorecidas pelo uso de nitrogênio (olha a bolinha presente no interior da Guinness aí!). O aroma e sabor é, predominantemente, torrado (café) e o perfil de lúpulo inglês varia de ausente a baixo. O amargor é médio, médio/alto e pode conter sútil acidez proveniente do próprio uso de cevada torrada. O corpo e a carbonatação variam de baixo a baixo/médio e o aftertaste é seco com intensa presença de torra.

Pelo BJCP a graduação alcoólica fica entre 4,0% e 4,5% e o amargor entre 25 e 45 IBU. Lembramos que apenas o amargor vindo do lúpulo é considerado para o cálculo do IBU, portanto, o malte incorpora a percepção total de amargor e não essa medida. Por essa razão esse estilo aparenta ter um IBU superior ao que realmente possui. Deu pra entender?

Siga o Papo Fermentado no Instagram para mais dicas, pensamentos e sugestões cervejeiras. É só clicar AQUI.

Saúde!

--

--

Papo Fermentado
PapoFermentado

Criação de conteúdo cervejeiro, Blog, Eventos, Palestras.