Harmonizando: queijo parmesão com Irish Dry Stout Guinness

Papo Fermentado
PapoFermentado
Published in
2 min readApr 26, 2021
Harmonização de queijo parmesão com Guinness

Você se impressionou com o corpo dessa Guinness quando tomou pela primeira vez?

Lembramos perfeitamente de servir a cerveja e devido sua cor preta e espuma de excelente formação, fomos preparados para dar o primeiro gole e encontrar uma cerveja de corpo aveludado. Que engano!

Depois fomos entender que o estilo Irish Dry Stout tem corpo baixo mesmo e engana devido a intensa presença de café seguido por um chocolate amargo, caramelo e um pouco de frutas secas.

Tínhamos uma na geladeira e resolvemos testar uma harmonização que há tempos estávamos ensaiando: Dry Stout com queijo parmesão. O objetivo era ver como a torra do malte iria interagir com a salga do queijo. Essa sugestão está em muito livros, então nada melhor do que colocá-la em prática.

No primeiro contato da cerveja com o queijo nós achamos que não daria certo, era como se algo ali não tivesse se encaixado muito bem. Mas em questão de dois segundos, tudo mudou! Recebemos uma onda de umami no paladar, o torrado e o sal uniram-se para virar um só e o amargor vindo do malte também contrastou a untuosidade do queijo. É difícil colocar em palavras, tem que provar para entender! Uma das melhores que provamos nas últimas semanas.

E aí, vai escolher viver esse momento quando?

SAÚDE!

--

--

Papo Fermentado
PapoFermentado

Criação de conteúdo cervejeiro, Blog, Eventos, Palestras.