Harmonizando: ESB com fish and chips

Papo Fermentado
PapoFermentado
Published in
2 min readJul 18, 2021
Fuller’s ESB e o clássico prato britânico, fish and chips

Já pensou que loucura seria se o mundo enfrentasse uma pandemia? É real… ainda vivemos na inconstância dos dias, aguardando nosso livre retorno a vida boêmia, aos planos de viagens, ansiosos por abraços longos e apertos de mãos sinceros.

A redescoberta do lar aconteceu para muita gente, principalmente o prazer de cozinhar. Na cozinha, a gente se descobriu chef da nossa própria identidade cultural e também pudemos viajar para outros países com culinárias típicas sem precisar comprar voo, reservar hotel, fazer roteiro e pesquisar por restaurantes estrelados.

Foi assim que aconteceu conosco:

“Pra onde vamos viajar essa semana?”

“Vamos para Londres?” — Bruno respondeu.

Tínhamos uma Fuller’s na geladeira e me lembrei de fish and chips, um clássico britânico que consiste em um filé de peixe branco empanado e frito, acompanhado de batatas fritas, mushy peas (purê de ervilha) e molho tártaro à parte. Nós utilizados filé de tilápia temperada com sal, limão e pimenta do reino e farinhas de rosca e Panko para empanar.

O filé ficou crocantíssimo e com aquele toque de limão que trouxe toda citricidade do mar para o prato, nossas batatinhas fritas estavam douradas e saborosas, não fizemos o molho tártaro e nem o purê de ervilhas por gosto pessoal, rs. Para acompanhar, escolhemos a ESB da Fuller’s, uma cerveja acobreada e brilhante, os aromas revelam-se em maltes tostados lembrando caramelo, casca de pão e leve toffee, lúpulos herbais evidentes e leve terroso. Frutas vermelhas aparecem de forma muito discreta, o amargor cresce levemente no final do gole.

Nosso fish and chips foi a releitura de um casal apaixonado por viagens, mas que teve de se readaptar a atual realidade e de semana em semana viaja para muitos destinos dentro de um apartamento. Ir a Londres foi ótimo: provamos um prato clássico enquanto bebíamos uma cerveja local. Até parecia que estávamos sentados na área externa do Golden Hind enquanto uma garoa fina caía sobre nossos casacos invernais e dávamos um gole da nossa cerveja acobreada e podíamos ouvir uma grupo de jazz tocando em um pub próximo.

Harmonização de tempo e local. Harmonização de história. Harmonização cultural.

Siga o Papo Fermentado no Instagram para mais dicas, pensamentos e sugestões cervejeiras. É só clicar AQUI.

Saúde!

--

--

Papo Fermentado
PapoFermentado

Criação de conteúdo cervejeiro, Blog, Eventos, Palestras.