Eduardo Mano
papoliturgico
Published in
2 min readApr 15, 2020

--

Texto originalmente postado no Instagram em 18 de Janeiro de 2020.

Bem-vindos a mais um #PapoLitúrgico. Hoje será um pouco diferente. Não vou postar a ordem de culto do último domingo mas gostaria de falar um pouco sobre como tudo correu.

Estávamos todos a postos no horário certo. Tudo montado, tudo arranjado, cifras sendo impressas. Passamos as músicas e tudo soava muito bem. Durante o culto, tudo também correu muito bem, sem problemas ou erros graves… tudo ótimo. E aí é que mora o perigo, e onde este relato se torna bem pessoal.

É fácil termos uma percepção elevada de nós mesmos quando tudo vai tão bem que até você mesmo se congratula. Eu estava nesse modo orgulhoso. Ainda mais em um mês que não tem sido muito bom pessoalmente, aquele domingo elevou minha moral a um nível preocupante. Mas pela graça de Deus, Ele não dá asa a cobra.

O tuíte do Augustus Nicodemus está aí como um lembrete, bem real, de quem é que sabe a realidade sobre nós. Nossa família. Aquele que deveria ser nosso principal ministério. Deus também não me deu uma mulher que se impressiona facilmente comigo. Ela conhece meus defeitos e muitas vezes os antevê. Deus a usa para manter meus pés no chão.

Então naquele mesmo domingo de ego inflado, Deus me deu a oportunidade de desinflá-lo rapidamente enquanto eu lavava o banheiro, servindo assim a minha própria casa. Não há vanglória que resista a isso.

Somos pecadores desgraçados, alvos de uma graça tão grande, a qual somos tão incapazes de retribuir que Deus, sabendo disso, além de pagar o preço, joga fora qualquer resquício da dívida que tínhamos. E ao mesmo tempo, amoroso que é, nos dá oportunidade de devolver a glória que lhe é devida quando teimamos em ficar com um pouquinho dela para nós (como se isso fosse possível). E tudo isso com um bocado de humor.

Irmãos, quando tudo for muito bem no culto de sua igreja, ao invés de pensar que foi obra do seu esforço e bom trabalho, chegue em casa e sirva a sua família em tarefas que você (e todo mundo) odeia: limpar um banheiro, uma louça, ou fazer uma bela faxina. Pense que Deus se agrada tanto do serviço na igrejas quanto do serviço feito longe dos olhos da congregação.

Leiam 1Pedro 5.5b-7.

A Graça e a paz de Jesus.

--

--

Eduardo Mano
papoliturgico

Married to Eline, singer-songwriter, designer. Thinks, sings and writes for the Kingdom of God