Photo by Noah Silliman on Unsplash

Leia Isto Se Estiver Numa Fase Ruim ou Uma Carta Aberta á Mim Mesmo

Victor Campos Aziago
Parábola
Published in
5 min readFeb 23, 2022

--

Este exercício foi estipulado pela minha terapeuta em minha última sessão, como um forma de eu me comunicar comigo mesmo, de forma a me encorajar e falar coisas boas. Achei legal transformar isso numa terapia e ao mesmo tempo num estudo de escrita, então estou compartilhando esta carta aqui.

Você pode estar lendo isso num momento não tão bom, e ta tudo bem. Não, não está bem, e provavelmente você está revirando seus olhos com essa expressão mixuruca de positividade toxica. As coisas não necessariamente precisam estar boas ou ruins, apenas estão, e se eu ainda te conheço bem sei que não é agora que você vai realmente entender isso. Mas estamos indo não é? Bom espero que sim.

Por isso, desejo escrever essa carta para mim, Victor, neste momento que estou bem — na medida do possível — ser seu guia até a próxima fase boa. Pois, você lendo isso, o Victor da próxima crise que podemos ou não ter. Ou você possa ser o Victor que está lendo isso depois com outros olhos e tendo vergonha das colocações que estou tendo no momento. A gente faz muito isso né? Um dos nossos melhores mecanismos (ou defeito mesmo) é nossa autocritica. Presentinho da família.

Bom quero estabelecer umas coisas. Nós temos medo. O medo nos prende não é? Sim. Nem precisa ser algo palatável ou físico. As vezes o medo de sentir medo já é suficiente para te impedir de algo. Nós entendemos isso. Espero. Já entendemos que parte da desmotivação é causada pela incerteza. Inclusive, desmotivação é o próximo tópico, mas vamos entender isso depois. Vamos com calma Victor. Aliás, falta de foco também não é?

Pensado bem, eu deveria estar te motivando e até agora só apontei defeitos, mas eu vou chegar lá. Estávamos falando de medo não é? Sabemos bem de nosso potencial, de nossas forças e do que somos capazes, mas mesmo assim a insegurança nos bloqueia tanto. E esse o foco que devemos ter. Victor você nesse momento esta escrevendo uma carta para si mesmo e está se comunicando bem. Está sendo comunicativo, tem senso de humor e está conseguindo dividir sua personalidade em múltiplas. Se isso não é criatividade eu não sei o que é.

Então quando quiser enfrentar seus medos é nessa base que eu acho que você deveria se sustentar. Não tem como não ter medo, mas você sabe que fica mais seguro quando sabe do que é capaz. Talvez em alguns momentos você se sinta melhor quando te lembram o quanto você é bom e tudo que conquistou, mas para isso eu estou aqui. Pois eu tenho a sua memória e eu vou te lembrar sempre de quão maravilhoso você é.

Agora a outro ponto, sua motivação. Olha eu sei viu, está sendo um martírio completo escrever isso tudo, mas eu to conseguindo não to? Nada de “se eu consigo, você também consegue”. Por mais que eu seja você essa frase é horrenda. Você entende Victor que cada um tem seu momento, processos e entendimentos. Talvez você so precisa ir na contra mão do pensamento de que você está desmotivado por não ter foco, ou não querer se dedicar. Ta ai, “não querer” seja o real motivo.

Você as vezes quer tanto provar pros outros, ou pra si baseado no que os outros esperam de ti. No final você acaba com uma pilha de projetos não iniciados ou não terminados. E o que levou a isso? Qual foi a motivação inicial? E quando vê isso se perdeu lá atrás. Victor você não desiste das coisas porque não é capaz, já entendemos isso no tópico anterior. Você talvez tem motivações incorretas, ou está fazendo pelos motivos errados.

Quando você gosta de algo verdadeiramente você muitas vezes faz aquilo sem planejar ou despretensiosamente, e esta é a chave a da sua motivação: sua felicidade. E aqui já podemos encaixar outro tópico que te assombra: sua falta de foco. Será que é isso mesmo? Será que viver com pessoas que acham como você deveria viver sua vida, a torto de direito jogando no seu colo as direções a tomar não te deixaram a deriva num mar de possibilidades das quais você não vê algo que te apetece?

Talvez o que você precisa Victor são de perspectivas novas. Opções novas de ser o Victor. Que coisa doida, eu to sendo um locutor do passado, falando comigo mesmo e dizendo para que eu busque um outro eu. Minha psicóloga vai ter que ralar lendo isso. Mas, olha como você está empolgado com isso. Você está escrevendo de novo, porque você pensou em algo que nunca pensou em escrever.

O Victor funciona no novo. Não adianta você buscar as mesmas respostas que usou antes ou que ja tentou e não deu certo. Nesse momento você pode não conseguir enxergar nenhum palmo na sua visão mental, mas sabe que sua mente sempre consegue achar uma saída.

A forma como você sofre são pistas de como você pode se entender melhor e o que você precisa. O corpo doi para nos indicar que tem algum problema. A mente doi para nos mostrar que estamos fazendo algo de errado, ou não estamos suprindo o que precisamos.

Ao fechar sua mente isto está te dizendo que você tem buscar outros pensamentos. Sua cabeça é um hardware que evolui que não da mais pra usar disquete, ele quer um pen drive. Sua cabeça quem vivencias, pensamentos e possibilidades novas, então de isso a ela. Não é necessário que você revire sua vida do avesso, isso implicaria no seu medo. E nem exige que você faça um grande esforço de uma vez só, isso implicaria na sua desmotivação. Faça aos poucos. “Baby steps boy”.

Nossa minha distração ta gritando aqui comigo para fazer outra coisa. Muito tempo focado numa atividade única, então vou concluir aqui. Você me entende.

Já entendemos que você tem medo, desmotivação e falta de foco. Olha vendo tudo que nós dizemos aqui e como elaboramos tudo aqui vi que ja melhoramos um pouco isso. E o que você precisa Victor é gentileza. Seja mais legal com você. Sim a gente é ser vivente, mas de que adianta a gente se matar para conseguir algo. A vida deveria ser fácil de viver, então não dificulta tudo. Caminha a seu tempo com o que você pode. O importante é ir não é? Foi o que eu disse. Nós pulamos e saímos de crises e as vezes nem percebemos o que nos ajudou a sair de uma fase ruim, porque nós continuamos, seguimos a vida mesmo ela estando uma merda.

Eu vou encerrar aqui, até porque os parágrafos estão terminando muito grandes. Quando precisar falar comigo é só parar e me chamar. Lógico, não no meio da rua, ou com alguém do lado, pois vão te achar doido por estar falando sozinho, mas você entendeu. Então boa sorte nessa sua fase ruim e te vejo na sua próxima fase boa. Beijinhos. Se ame.

--

--