A Esperança De Óculos

Glauco Lessa
Para O Bem Da Verdade
2 min readSep 23, 2015
Glasses and Bokeh, por Bekki McLean (deviantart).

Você já prestou atenção em Casa do Campo? Aquela famosa música que todos ouvem na voz da talentosa Elis, muito lembrada pelos versos:

Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos, meus livros e nada mais

Além de entender que Elis obviamente quer ir morar na zona rural, você já parou para pensar sobre a alegoria de alguns versos? Mais especificamente, este:

Eu quero a esperança de óculos

A princípio, eu achava que tinha sido alguma falta de criatividade do compositor. Usou “óculos” pra rimar com o fim de algum outro verso, mas não, nenhum verso anterior ou posterior rima com essa palavra. Aí encrenquei. Afinal, o que é a esperança de óculos? Por anos eu ouvi essa música e nunca tinha prestado atenção nisso!

Constatei: a esperança é cega. É boazinha, tadinha, mas tem um sério problema de visão. Por isso que a Elis quer a esperança de óculos.

Não a esperança de que tudo vai dar certo no final, só porque sim.

Não a esperança de que alguém vai se curar milagrosamente, só porque sim.

Não a esperança de que suas dívidas vão desaparecer, só porque sim.

Não a esperança de que ela vai voltar, só porque sim.

Eu também quero a esperança de óculos. Chega de miopia. Cansa tropeçar nas frustrações e cair nas expectativas dessa vida.

--

--

Glauco Lessa
Para O Bem Da Verdade

Autor, assistente editorial na Jambô Editora, redator da Dragão Brasil. Ele.