Para onde foi a CUT?

Do classismo ao sindicalismo social-liberal 

Rodrigo Teixeira
Para onde foi a CUT?

--

“Do classismo ao sindicalismo social-liberal” é o subtítulo de “Para Onde foi a CUT?”, livro de autoria do Professor de História Rodrigo Teixeira, que tem como objetivo delinear a trajetória da Central Sindical desde sua fundação, até às vésperas da eleição de um de seus principais articuladores, Lula da Silva, para Presidência da República. Através da pesquisa empírica, o autor busca compreender as lutas internas e divergências que existiram na Central sobre diversos temas, relacionando-as com a conjuntura do período.

Como nos lembra na orelha do livro a Professora do Programa de Pós Graduação de História da UFF, e pesquisadora da ESPJV-Fiocruz, Virgínia Fontes, o entendimento deste processo é fundamental para aqueles querem conhecer a História do Brasil Recente, como também para os lutadores e lutadoras dos diversos movimentos:

Para o ativista e escritor, Vito Gianotti, o livro nos ajuda a responder importantes indagações colocadas pela conjuntura atual:

O autor desbrava os Congressos Nacionais da CUT, desde sua fundação, analisando as diversas correntes em seu interior, e o papel de importantes dirigentes, que vieram posteriormente a exercer inclusive papéis na sociedade política, seja no âmbito parlamentar, ou mesmo em cargos de direção do Executivo. Outra grande transformação que ocorreu na Central diz respeito a mudança de sua estratégia de formação, antes de cunho político, para posteriormente tornar-se um dos carros chefes de seu financiamento, via recursos do FAT, realizando cursos na área de formação profissional e cooperativismo. O livro busca analisar a burocracia sindical tanto no seu espectro material, quanto ideológico.

Entender o que ocorreu na Central Única dos Trabalhadores é um dos principais desafios para os trabalhadores e trabalhadoras que se mantém numa perspectiva de mobilização autônoma. Como nos diz o Professor titular de História do Brasil da UFF, Marcelo Badaró, a CUT não é mais a mesma:

TEIXEIRA, Rodrigo. Para onde foi a CUT? Do classismo ao sindicalismo social-liberal. Rio de Janeiro, Malungo: 2014. 238 págs.

Para baixar o livro completo, clique aqui

--

--