Inteligência artificial diminuiu 80% dos incidentes na plataforma da 99
É muito emblemático que na última edição da CES (a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas) tenham estado presentes as principais empresas da indústria automotiva. As centenárias Ford e GM e a octogenária Toyota dividiram espaços com produtores de games, de eletrônicos e com as gigantes do Vale do Silício.
No evento, as automobilísticas anunciaram avanços nos seus projetos de carros assim como novos softwares e sistemas. As montadoras não querem mais apenas fabricar carros, querem ser vistas também como operadoras de sistemas para o futuro da mobilidade urbana. E, entre as novidades, ficou evidente que o maior ativo dos projetos será a integração de inteligência artificial aos automóveis. Isso vai revolucionar a mobilidade urbana, diminuindo os índices de congestionamento e tornando o trânsito mais seguro.
A tecnologia promete aumentar a previsibilidade do tráfego e diminuir os acidentes. Para Fei-Fei Li, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford, os carros autônomos serão mais seguros, porque os humanos são limitados em termos de atenção, coordenação motora e percepção.
Já é realidade
Os avanços na tecnologia da informação já ajudam a reduzir ocorrências de segurança pública. A inteligência artificial — aliada à criação de uma central de segurança — diminuiu em 80% o número de incidentes nas corridas da 99 no intervalo de seis meses.
O aplicativo é capaz de mapear as zonas de risco. Um algoritmo — baseado em estatísticas internas e dados externos de órgãos de segurança — envia alertas aos motoristas sobre os locais mais perigosos e produz informações para a equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais, entre eles ex-militares, engenheiros e até psicólogos, dedicada 24 horas por dia, sete dias por semana, à proteção dos passageiros e motoristas.
A inteligência artificial da 99 também analisa o perfil dos passageiros, avaliando diversos critérios de segurança, entre eles o número de corridas realizadas.
Além disso, em áreas de risco, são solicitadas informações adicionais do passageiro para confirmar sua identidade. Essas validações costumam exigir CPF ou cartão de crédito — dados que inibem os suspeitos.
Canal de Emergência
A empresa possui, ainda, um canal de atendimento gratuito exclusivo para casos de emergência no telefone 0800–888–8999, que oferece auxílio imediato e orientações às eventuais vítimas.
E, antes de cadastrar os motoristas, avaliamos a situação dos carros. Uma parceria com Governo Federal, via Denatran, nos permite investigar se o veículo foi roubado ou possui algum dano.
Direito de escolha ao motorista
A 99 também permite que os motoristas escolham se aceitam ou não pagamentos de corridas em dinheiro. Acreditamos que é muito importante dar essa liberdade aos nossos parceiros.
Valorizamos demais nossa relação com os motoristas. Enviamos semanalmente um programa de rádio via aplicativo com dicas de segurança no atendimento aos passageiros.