[Jan 2019] Cripto-Detox

Este é um relatório sobre os últimos 4 meses no mercado de criptomoedas.

Felipe Gaúcho Pereira
Jan 18 · 2 min read
Documento completo disponível em: https://docsend.com/view/upkge86

Introdução

O Bitcoin completou 10 anos de existência em janeiro de 2019. Há mais de uma década, um programa de computador escrito por um desenvolvedor anônimo foi compartilhado numa lista de e-mail em um canto da internet. O primeiro bloco que ele minerou, sozinho, em janeiro de 2009, ainda é o começo da base de dados que hoje mais de 10.000 computadores distribuídos mantém e competem para verificar. Mais de cem programadores já contribuíram com o projeto, e algumas milhões de pessoas têm criptomoedas em carteiras digitais. O bitcoin, de frações de centavos, passou a valer milhares de dólares. A rede está ativa ininterruptamente desde o começo.

Não é pouca coisa para uma moeda declarada morta mais de 340 vezes em periódicos, programas de TV, anúncios publicitários e entrevistas com prêmios Nobel mundo afora. Aqueles que ousaram desafiar a opinião consensual encontraram o ativo que melhor performou na última década, entre quaisquer commodities, títulos, moedas fiduciárias ou ações.

Mas, como diz a velha máxima, “não existe almoço grátis”. Tal performance não ocorre a custo zero. A volatilidade anualizada histórica da moeda beirando os 100%, expressivamente superior a outros ativos de renda variável, se traduz em uma lição de paciência que muitos vivem na pele. Enquanto, por um lado, ressalta-se o tamanho das correções das máximas históricas; por outro se evidencia “pisos” sucessivamente maiores, que seguem recompensando investidores de longa data.

O gráfico abaixo ilustra como os recorrentes movimentos de alta e de baixa, quando olhados em conjunto, configuram quatro ciclos com similaridades.


Paradigma Capital

Home is where the node is.

Felipe Gaúcho Pereira

Written by

Partner @ Paradigma Capital; co-founder @ Paratii

Paradigma Capital

Home is where the node is.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade