Futebol: driblar as dificuldades e construir novas perspectivas

A superação do ex-atleta Neil Reynolds e o surgimento de uma nova paixão, dentro dos gramados

Julia Tamelini
Paradoxos
3 min readApr 12, 2021

--

Por Julia Tamelini e Vitor Revez

Se Se tornar um futebolista exige muito do físico, e muitas vezes o intenso empenho pode levar os jogadores de futebol a ultrapassarem seus limites, ocasionando exaustão ou gravíssimos machucados. Em algumas ocasiões os atletas precisam se afastar por alguns meses dependendo da gravidade da lesão, ou até mesmo se desligar desta área do esporte.

Por meio desta última circunstância, é quando o sonho do jogador acaba sendo totalmente destruído, o impedindo de seguir seu sonho. Porém, nem todo atleta abandona os gramados, existem outras alternativas para manter a paixão pelo futebol. Mas, será que todo atleta possui essa força de vontade, para continuar atuando nessa área?

Alguns ex-jogadores brasileiros conhecidos como Doni, ex-goleiro, e Tostão, ex-atacante do Cruzeiro, ambos se aposentaram muito cedo devido a problemas médicos, fazendo com que os ídolos seguissem carreiras diferentes. Gostaríamos que mais atletas de futebol incentivassem outros atletas a não desistir dos seus sonhos, que sejam exemplos de superação aos que buscam recomeços dentro do futebol.

Um grande exemplo é Neil Reynolds, um ex-atleta do time inglês Bamber Bridge FC. Neil, desde criança sempre teve paixão por futebol e o caminho natural para ele era tentar ser um jogador profissional. Começou sua carreira em 1993 aos 17 anos no time da terceira divisão inglesa, Plymouth Argyle Football Club, porém, dois anos depois acabou indo para o Bamber Bridge, pelo qual disputava a sétima divisão no país. No ano de 1998 foi transferido para o Kendal Town, mas ficou por pouco tempo, e rodou por clubes como Clitheroe, Shawbridge e Taunton Town.

Foto: Divulgação FC United of Manchester

Em 2004, aos 28 anos de idade, ele sofreu duas lesões em ambos os joelhos no mesmo ano, o que acabou o afastando dos gramados. A sua ida ao médico foi um um momento extremamente difícil, pelo motivo de receber a notícia que não poderia mais jogar bola, devido às graves lesões. “Sem dúvida foi o momento mais triste da minha carreira e da minha vida”, lembrou Neil, emocionado.

Mas ele não esmoreceu. Embora houvesse muita dificuldade em mudar de carreira, ele conseguiu retomar sua vida. Formou-se em pedagogia e se tornou diretor de uma escola na região de Moston, em Manchester. Contudo, os olhos de Reynolds sempre brilharam pelo futebol, então, se determinou a voltar ao esporte, como treinador, e para isso fez curso para técnico pela UEFA, órgão regulador do futebol na Europa.

Após finalizar o curso em 2016, Reynolds conseguiu no ano seguinte uma oportunidade em seu antigo clube, o Bamber Bridge FC, no qual permaneceu por dois anos. Já em 2019, o clube FC United of Manchester, da sétima divisão inglesa, o contratou para arrumar o clube que havia acabado de cair da sexta divisão. Ademais, em entrevista a um jornal local, o presidente do United of Manchester afirmou ter contratado Neil por acreditar que ele poderia reerguer o clube.

Até então, o time liderava o campeonato mas, por conta da pandemia na Inglaterra, a federação de futebol decidiu cancelar a temporada, que será retomada do zero apenas em agosto de 2021.

Foto: Divulgação FC United of Manchester

Apesar dos contratempos, ele está feliz com o time e com a evolução do clube. Além disso, exalta o quão importante é nunca desistir de seus sonhos. A lição que o treinador deixa aos interlocutores é se permitir sonhar. Todos nós temos uma capacidade incrível de realizar o que quiser, sempre com muito foco e determinação.

Por fim, Neil Reynolds é um exemplo de superação, conquistas, e um modelo para quem deseja alcançar sonhos e buscar alternativas profissionais dentro do futebol. Ao analisar todos os times em que o agora treinador jogou é possível presumir que este ex-atleta teve uma carreira relativamente boa, uma vez que jogou por diversos clubes menores, mas ainda assim realizou o sonho de ser jogador.

--

--