Fotos: sonhos do passado, presente e futuro

Samuel Soares
Paradoxos
Published in
2 min readJun 1, 2021

No meio de uma pandemia, que também traz inúmeras consequências psicológicas, as fotos são uma saída para quem tenta sonhar

Por Samuel Soares

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

O sol já chamava a atenção de todos, mesmo num dia frio, quando aquele barulho me acordou. Diferente do costume, havia dormido na sala, um “acidente”, consequência desses dias loucos, trancado dentro de casa. Havia dormido e nem percebi. Mas acordei ansioso e assustado, com o som do vidro quebrando. Cheguei perto, com todo cuidado para não pisar em algum caco solto que poderia me cortar.

A ferida veio de outra forma, me machucou ver o porta-retrato no chão, por cima da foto, quebrado. Parei e observei, logo me veio à mente: uma memória quebrada. A foto em si estava intacta, mas me peguei estagnado olhando para ela. A grande parte da pandemia passei vendo fotos, possivelmente os dias, mas aquele momento foi marcante.

A foto que foi ao chão era um registro do meu aniversário de 10 anos, família reunida na cidade natal, que tantas saudades me faz hoje. E junto ao meu sonho de reencontrar minha família, fato tão dificultado pela pandemia de covid-19, me perguntei quantos outros sonhos não nasciam por meio de fotos do passado. No presente, elas servem para dar mais força e para o futuro termos esperanças de que as coisas vão melhorar.

Uma reflexão dura para começar o dia, e ainda assustado reuni os pedaços de vidro no chão. Depois de tanto olhar aquela foto e refletir, procurei um novo lugar para ela na estante, quem sabe essa mudança não represente algo.

--

--