Infância

Gustavo Marques
Paradoxos
Published in
2 min readNov 10, 2017

A cada ano que passa, as crianças tem suas infâncias alteradas pelo aparelhos eletrônicos

Foto: Yolanda Reis

Por Gustavo Marques

Infância é uma palavra que para alguns tem um sentido muito importante, mas para outros não. Segundo o dicionário, o significado da palavra é: período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência; meninice, puerícia.

Jogar bola na rua, subir em árvores, ralar as pernas porque caiu de bicicleta no paralelepípedo, essas e outras ações são consideradas valiosas para muitos adultos ou até mesmo jovens que não tiveram a interferência da tecnologia em suas vidas.

Muitos dizem que a diversão de criança era pega-pega, esconde-esconde, mas hoje em dia não é assim, tecnologia toma conta da vida de muitas crianças e adolescentes que já nascem com um celular na mão, um tablete sempre em sua visão, ou horas perdidas em frente ao computador.

Me lembro do dia em que eu andava na rua e observei diversas crianças brincando com joguinhos no celular, ou apenas com o foco naquele aparelho eletrônico.

''Jogar bola na rua, subir em árvore, ralar as pernas porque caiu de bicicleta no paralelepípedo''

Quando criança, nossos avos nós contavam diversas histórias de como era difícil para falar com alguém que se encontrava a 100 metros dali, o único jeito era encontro cara a cara, mas até parece que eles odiavam, porque antigamente, sem essa tecnologia, o que divertia as pessoas era uma boa conversa olho a olho e muitas risadas, mas hoje em dia, não existe mais isso, é Whatsapp pra cá, Facebook pra lá e a verdadeira interação humana indo pelo ralo. Todo dia, no meu ir e vir, vejo não apenas crianças, mas jovens e adultos digitando, olhando ou falando no celular, e me faz perceber que isso não é apenas algo ruim para a saúde, mas também para segurança de muitos. Já vi pessoas sendo furtadas e roubadas porque estavam com o celular na mão, sem se preocupar com o exterior, apenas com o mundo digital a sua frente.

O futuro é triste de se imaginar, tudo isso pode piorar, porque cada vez mais a tecnologia cresce e se aperfeiçoa com algo novo ou inovador que apenas existia em filmes.

Mas é como vivemos hoje, essa é a realidade das crianças, dos jovens e até dos adultos, o mundo está mudando e todos que estão nele, também.

--

--