Liberdade ou solidão?

Uma reflexão sobre o meme, mas não é meme

Nina Gattis
Paradoxos
1 min readDec 19, 2020

--

Por Nina Gattis

Crédito: Twitter/Reprodução

Sim, a pergunta acima já virou um meme, mas não deixa de ser muito pertinente. Afinal, a falta de companhia se resume à solidão ou pode ser sinônimo de liberdade? Sendo sincera, eu ainda não sei.

Nunca encontrei uma mulher bebendo, sem companhia, uma garrafa de vinho a bordo de um ônibus, mas já conheci, em uma viagem, uma garota que havia ido para a praia completamente sozinha, apenas com sua mochila e um pouco de dinheiro. Viramos amigas, e ela parecia feliz. Para ela, aquilo era liberdade.

Apesar dos perrengues e incertezas, ela gostava das possibilidades, tão cheias e vazias simultaneamente. Ela nem ficou tanto tempo por lá, era um fim de semana estendido em que aproveitou para observar o mundo pela primeira vez após um término. Corajosa. Estava sol. No lugar dela, eu também iria.

Quando o fim de semana acompanhado de um feriado acabou, ela subiu a serra com novas experiências que jamais teria vivido se não flertasse com a solidão. Impulsionada por um vazio, voltou para casa mais livre do que nunca.

Então, pensando bem, acho que é preciso um pouco de solidão para alcançar a liberdade.

--

--