O sonho da vida de internet

Nos últimos tempos, o sonho da vida perfeita do Instagram passou a ser um problema para grande parte da população

Rafaela Rossi
Paradoxos
2 min readApr 13, 2021

--

Por Rafaela Rossi

OInstagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos e, com o passar do tempo, muitas pessoas passaram a compartilhar seu dia-a-dia por meio das stories.

Essa vida compartilhada passou a impactar negativamente as pessoas, visto que a vida compartilhada no Instagram por famosos, blogueiras e digital influencers é considerada uma “vida perfeita”. Rolando o feed do app, a impressão é de que o mundo é perfeito.

A vida perfeita divulgada nas redes sociais

Cada pessoa mostra sua vida da forma como quer. É a supervalorização do momento presente, dos likes e comentários. Mas, apesar da aparente felicidade que todos compartilham em fotos e textos, essas postagens podem causar algo muito diferente: problemas de autoestima. É verdade!

Os usuários da plataforma passaram a ter o sonho de ter essa “vida perfeita” que é passada na internet e muitas vezes não valorizam a sua própria vida, ficando infelizes e procurando sempre a perfeição “vendida” na internet.

No Instagram, todos estão sempre sorrindo, com o melhor carro, o melhor corpo, viagens incríveis, dinheiro fácil. Tudo isso é vendido na internet e as pessoas acabam colocando essa vida como um sonho ou uma meta.

Porém, esse sonho de “vida perfeita” vendido na internet não existe nem na vida de quem posta essa “vida perfeita”.

Adolescentes são o principal público atingido por essa vida vendida nas redes. Em plena fase de crescimento, amadurecimento e escolhas, colocam como meta o que é visto na internet, causando frustrações e muitas vezes depressão e problemas psicológicos.

É preciso que os pais fiquem de olho em seus filhos, conversem e mostrem que não somos o que colocamos no feed, as postagens são personagens que cada um monta a respeito de si. Aliás, não somos nem aquilo que o outro vê em nós.

Vale lembrar que a mídia social é muito semelhante aos antigos álbuns de família. Apenas os momentos de alegria eram registrados, revelados e mostrados.

Nós passamos por várias fases de interesses na vida e melhorar sempre é bom. Mas é preciso ficar atento a evitar que essas etapas e tendências nos afetem emocionalmente e interfiram no que nos faz diferente de todos: nossa personalidade.

Existem muitos sonhos para seguir e o da vida perfeita do Instagram com certeza não é o melhor sonho de todos!

--

--