Quando a ficção e a realidade se misturam

Reflexões sobre como um filme não tem mais o mesmo significado depois da pandemia da covid-19

Joimartinsrocha
Paradoxos
2 min readJun 1, 2021

--

Por Joice Martins

Imagem de 동철 이 por Pixabay
Imagem de 동철 이 por Pixabay

Numa noite, após um longo e monótono dia dessa eterna quarentena por conta da pandemia da covid-19, coloquei um filme para assistir e tentar me distrair um pouco dessa realidade por alguns minutos. Escolhi um filme antigo da época de ouro de Hollywood, do qual já ouvira muitos elogios, inclusive de um professor da universidade que possui uma página de críticas de cinema no Instagram. O longa tratava-se de Jezebel, dirigido por William Wyler e com Bette Davis como protagonista. Entretanto, a história acabou me trazendo a realidade mais do que nunca ao ter como plano de fundo um surto de febre amarela em Nova Orleans na década de 1850. A morte e a destruição pairaram por aquela cidade de um jeito muito similar com o do coronavírus pelo mundo nesses quase dois anos.

O filme me fez refletir como viver algo e ver nas telas de cinema são duas coisas completamente diferentes. Hoje um filme de ficção científica que aborde algum surto de doença já não tem o mesmo significado para mim. A situação me fez lembrar de um outro filme que assisti antes e que me trouxe uma sensação ainda mais assustadora, Os Doze Macacos, dirigido por Terry Gilliam com Bruce Willis e Brad Pitt no elenco. O longa de Gilliam é uma ficção científica que mostra um mundo destruído por uma pandemia. O que sobrou da população vivia agora no subsolo e os cientistas eram agora o topo da pirâmide social buscando a cura para o vírus. Todos esses pensamentos vieram depois de assistir Jezebel com a minha cabeça sobre o travesseiro e esperando o sono chegar.

Desde que tudo isso começou em março de 2020 vejo várias cenas de filmes e séries se repetirem na frente dos meus olhos e o mais angustiante de presenciar isso na vida cotidianamente é não saber como será o final dessa história. Será ele feliz ou triste?

--

--