Sonhos “infectados” pela pandemia

Eles passaram a se tornar comuns entre a população e se transformaram em pesquisa científica

Flávia Fasanella
Paradoxos
2 min readApr 20, 2021

--

Por Flávia Fasanella Perez

Com o distanciamento social consequente da pandemia do novo coronavírus, muitas preocupações, medos e incertezas tomaram conta do psicológico de toda a população. Algumas pessoas conseguiram se acostumar com o novo modo de viver, batizado de “novo normal”, outras ainda se abalam de modo exorbitante e desacreditam que essa seja realmente a nossa nova realidade, o que é totalmente compreensível, já que a última vez que o mundo sofreu um momento histórico como esse foi em 1918, com a gripe espanhola.

Uma pesquisa feita pelo Instituto do Cérebro da Unidade Federal do Rio Grande do Norte mostra que esse excesso de preocupações tem afetado os sonhos das pessoas. O estudo mostra que os sonhos no momento de pandemia diferem dos relatos de sonhos anteriores a ela. Os pesquisadores notaram que os sonhos neste período têm maior proporção de palavras ligadas à “raiva” e à “tristeza” e maior semelhança a termos como “contaminação” e “limpeza”.

Incontáveis vezes esses sonhos referentes à pandemia tomaram conta das minhas noites. Estou andando pela rua, de repente uma aglomeração começa, todos sem máscaras, inclusive eu. O desespero começa a surgir, procuro formas de escapar da situação e me sinto presa nela, e com isso vem o sufoco e a preocupação. Com isso, meu sono é interrompido e acordo inquieta, com falta de ar e me questiono se o que acabou de “acontecer” realmente aconteceu. Mesmo antes de saber que estudos estavam sendo feitos a fim de entender o motivo da pandemia ter “infectado” os sonhos da população, cheguei a me questionar quase que diariamente sobre o porquê de toda noite esses sonhos estarem me perseguindo e me impedindo de descansar.

Os sonhos, geralmente, são reflexos daquilo que estamos reprimindo (ou almejando). Já que a pandemia dominou a mente de todos do pior jeito possível, os piores sentimentos também nos envolveram por completo. É muito claro para mim, por mais que existam aqueles que diferem da minha opinião, que os sonhos refletem aquilo que está preso no nosso subconsciente. Tendo significados, ou não, estamos sonhando todas as nossas inseguranças, medos, incertezas, enfim, todos os sentimentos que estão presos na gente, às vezes até inconscientemente, pois nosso cérebro não descansa apenas porque nosso corpo já está adormecido.

Créditos de imagem: Dante Gallian.

Portanto, não acredito que todos os sonhos possuem significados específicos ou reais, porém, ficou muito mais claro, para mim, que o que sonhamos diz muito sobre os momentos que estamos vivenciando, sejam eles bons ou ruins. Então, como nos encontramos experienciando uma pandemia que, como consequência, levou milhões de pessoas, de sonhos, de vidas, todo o medo fica instalado em nosso inconsciente.

--

--