O chapter de design do Paraná Banco e o #designcamp

Camila Steffen
Paraná Banco Design
3 min readJan 6, 2020

Quando se fala em transformação digital, algumas pessoas podem até torcer o nariz pelo termo da moda — eu era uma dessas pessoas. Mas isso porque eu nunca tinha visto em primeira mão a transformação na prática. Estou no Paraná Banco desde outubro de 2019 e aqui tenho testemunhado uma empresa com mais de 40 anos no mercado de empréstimo consignado tendo toda sua rotina alterada por acreditar e investir em inovação e tecnologia. E não somente isso, mas também colocando a experiência do cliente como um dos principais pilares dessa transformação.

Eu fui a 16ª designer a entrar para o chapter de design do banco e depois de mim ainda chegaram mais 3 profissionais. Esse time está trabalhando nas soluções digitais, transformando a contratação de empréstimo consignado em um processo menos demorado e burocrático. Aqui nos organizamos por squads, além das equipes da solução digital, há designers nos times de marketing também.

Em dezembro chegamos a quase 20 designers, entre designers de experiência (UX), designer de interface (UI), researchers, writers e diretores de arte. E com esse tanto de gente surgem vários desafios. Como alinhar as expectativas de toda essa galera? Como garantir a integridade e qualidade do trabalho do chapter? Afinal, apesar de estarmos em segmentos de negócio diferentes, todos temos um objetivo em comum: garantir a melhor experiência dos nossos clientes — em sua maioria pessoas idosas com pouca afinidade tecnológica.

Os designers Yasmin, Bruno, Fernanda, Daniel, Lady, Diogo e Edu em uma das atividades do #designcamp

E para começarmos 2020 alinhados, realizamos nos dias 16 e 17 de dezembro de 2019 o nosso primeiro #DesignCamp. Nesse encontro, facilitado pelo chapter leader Sauro, discutimos sobre os objetivos do capítulo para o próximo ano, definimos os princípios do chapter de design e, o que para mim foi o mais enriquecedor, nos reconhecermos como pessoas e profissionais. A transformação é um processo e quando é desenvolvida com afinco, pode ser dolorida. Por isso é importante percebermos, como designers de experiência, nossas dores dentro do nosso processo e assim, melhorarmos o que for possível para beneficiar a experiência do usuário.

Foi sensacional termos esses dois dias fora do escritório (fizemos o design camp em um coworking), pudemos refletir sobre nossos princípios e sobre nosso papel como chapter. Também tivemos um momento para falar sobre os produtos digitais e o entendimento de negócio. No final do segundo dia a participação do presidente do banco Cristiano Malucelli, que nos levou uma mensagem extremamente positiva e de grande responsabilidade, afinal, era o presidente da empresa ali falando sobre a experiência do cliente. Ter o nosso trabalho reconhecido dessa forma, foi um grande motivador para o nosso time.

Chapter de Design do Paraná Banco com Cristiano Malucelli, a Natalia da área de Pessoas&Cultura e a Heleni superintendente de marketing

A intenção deste artigo é abrir nosso Medium, compartilhando um pouco da rotina desse time lindo e talentoso que só cresce. Ainda temos muita coisa para contar por aqui, 2020 vai ser incrível!

Até a próxima :D

--

--