Lustre — Night Spirit (2009)

Leo Medeiros
Parapeitos
Published in
2 min readMar 5, 2023

O que é a noite para você? Pros de sono corrompido, a madrugada é o recanto das mentes incansáveis, que estão cansadas de tudo. É onde borbulham as ideias, as raivas, as tristezas, as alegrias, os buracos que não fecham, as palavras não ditas. É também o império do silêncio, quando todos dormem e desligam as luzes; mas é também a hora dos morcegos baterem suas asas por aí e dos medos mais insólitos iniciarem sua caminhada.

Essa solidão, escuridão e fervor mental contido no imaginário da noite parecem perfeitamente diluídos em “Night Spirit”, álbum de 2009 da banda “Lustre”. Esse foi um dos bons achados que minha viagem pelo black metal atmosférico (hoje, meu gênero musical favorito) me proporcionou. O projeto, como muitos do gênero, é feito por um homem só, um sueco sob pseudônimo de Nachtzeit e está vivo até hoje com decente bagagem de produções.

“Night Spirit” é tecido por apenas 2 músicas de 20 minutos mais ou menos. Tanto em Part 1 quanto Part 2, rifes distorcidos característicos do black metal se repetem, com uma bateria marcando ritmo e teclados pontuais que desenham a imagem da noite para nós. São sons que se lembram água pingando, que evocam a imagem de um rio escuro. Então, em algum momento no meio de sua aliança caótica de instrumentos, se agregam vocais destorcidos desesperadores e ininteligíveis — somente nas palavras, pois são, a bem verdade, carregados de forte emoção e se tratam de adicionais pertinentes à experiência.

A falta de variação, a melodia “viciada” nos traz ansiedade, enquanto a cadência nos deixa imergidos em reflexão. Por fim, os gritos machucam a ansiedade e liberam o verdadeiro terror soterrado em nosso peito; e há, também, muita solidão, nas linhas melódicas tristes e densas. Night Spirit representa genuinamente o espírito de uma noite, de uma madrugada insone. Uma experiência musical minimalista, que busca poucas variações, mas é, por isso, palpável e fascinante.

O álbum se encontra disponível no Bandicamp. Vocês também encontram no Youtube e Spotify.

Obrigado, inclusive, ao canal Atmospheric Black Metal Albuns, por onde eu conheci o álbum e a banda (e por onde sigo conhecendo muitos outro trabalhos interessantes do gênero).

--

--

Leo Medeiros
Parapeitos

Escritor, ansioso; a letra da frente sempre fazendo a de trás tropeçar, mas nunca deixando de dizer.