A designer de moda Leanne Luce aproveitou um gadget de wallet de criptomoedas para criar um acessório de moda englobando os dois universos em sua marca Omura.

Lidia Zuin
Jan 12, 2018 · 3 min read

Em maio do ano passado, a designer e entusiasta de robótica Leanne Luce comentou suas empreitadas no mundo das criptomoedas, em especial o universo do Bitcoin e do Ethereum, em um post no seu perfil do Medium. Foi a partir daquele momento que ela também passou a observar quais locais do mundo estavam legalizando transações com moedas virtuais, como foi o caso do Japão, até lojas e empresas que estavam passando a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, como foi o caso da Peach, primeira companhia aérea a aceitar Bitcoin.

Como profissional do mercado fashion, Luce teve então um insight: se mais empresas e estabelecimentos comerciais estão começando a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, por que as wallets não podem se tornar, portanto, um hardware a ser carregado consigo? Isso, no entanto, não poderia ser como um pendrive, que simplesmente jogamos no fundo da mochila, e sim que esse hardware se tornasse um acessório de moda e que, de quebra, ainda funcionasse como uma forma de proteger seus dados, tendo em vista possíveis contaminações de seus outros sistemas por vírus e malware, seja no computador ou no celular.

É comum ver algumas pessoas da área de segurança da informação carregar consigo um pendrive com um gerenciador de senha, por exemplo. A lógica de um colar com uma wallet de criptomoeda é a mesma. Como várias pessoas nessa área já usam dispositivos como o Ledger Nano S, por exemplo, faltava agora o toque de moda que Luce poderia dar.

Por isso, já em novembro, Luce lançou seu pingente Omura, primeiro produto da marca que a designer criou para os adeptos das criptomoedas que visam a um estilo de vida mais minimalista e nômade. Segundo Luce, o nome de seua grife é o mesmo de uma espécie rara de baleia encontrada no Oceano Pacífico. “Você provavelmente ouviu o termo ‘Baleia do Bitcoin’ (Bitcoin Whale) para descrever pessoas que têm uma grande quantia de criptomoedas. Quando eles fazem grandes compras e vendas, toda a moeda sofre um grande aumento ou uma grande desvalorização em seu preço”, ela escreve.

Por conta da estética minimalista e discreta do Ledger Nano S, foi esse dispositivo de wallet em hardware que Luce decidiu trabalhar para criar um colar disponível em preto e prata, por um valor de US$150 que pode também ser pago em Bitcoin, Litecoin ou Dogecoin.


Paratii é uma plataforma de vídeo que permite a criadores terem de volta o controle sobre suas receitas. Funciona sobre uma rede peer-to-peer, é resistente à censura, e cada login tem sua própria carteira de tokens. Saiba mais através do nosso site.

Paratii

Decentralising video and putting revenue in control of content producers.

Lidia Zuin

Written by

Brazilian journalist, MA in Semiotics and PhD candidate in Visual Arts. Head of innovation and futurism at UP Lab. Cyberpunk enthusiast and researcher.

Paratii

Paratii

Decentralising video and putting revenue in control of content producers.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade