MOEDA: a primeira criptomoeda voltada para o desenvolvimento sócio-econômico das populações de baixa renda

Criada por uma equipe de brasileiros que apresentou o projeto na última COP23, a MOEDA tem como objetivo atender comunidades que não têm acesso ao sistema bancário tradicional

Lidia Zuin
Paratii

--

Ao se propor como um sistema bancário cooperativo fundamentado em blockchain, a MOEDA tem como objetivo fornecer uma maneira simples de atender a pequenos negócios e financiar projetos de desenvolvimento, empreendedorismo e impacto social voltados para comunidades que não têm acesso ao sistema bancário tradicional.

Recentemente anunciada na COP23 (Conferência de Mudanças Climáticas organizada pelas ONU), a MOEDA vem como um desdobramento do Programa Moeda Semente e Embaixadores Moeda Semente. A equipe responsável pelo projeto é liderada pela brasileira a Taynaah Reis, fundadora e CEO da iniciativa. Reis esteve recentemente em Bonn, na Alemanha, para apresentar o conceito do Programa Moeda Semente, que receberá financiamento por meio do programa de microcrédito da MOEDA e da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária) para que os recursos sejam aplicados em projetos de impacto social.

Ao combinar sua experiência em desenvolvimento de tecnologia ao intuito de apoiar o cooperativismo e a agricultura familiar no Brasil, Taynaah Reis encontrou no blockchain uma solução que vinha procurando há pelo menos quatro anos em que se dedicou a estudar a plataforma. Com a MOEDA, Reis já conseguiu firmar parcerias com grandes corporações, como a IBM, captando um total de US$20 milhões para uma ICO (initial coin offer, ou oferta inicial de moedas virtuais) em agosto deste ano.

Com o Embaixadores Moeda Semente, o projeto estará também presente na Europa, formando uma rede multidisciplinar de profissionais com diferentes experiências e expertises, sejam estes investidores privados, altos executivos, quadros governamentais ou pesquisadores especializados em responsabilidade social em corporações. No momento, a equipe da MOEDA conta com oito profissionais de diferentes nacionalidades trabalhando em um investimento que só está começando.

As novidades sobre a plataforma podem ser acompanhadas a partir de seu perfil no Medium: Moeda.in.

Paratii é uma plataforma de vídeo que permite a criadores terem de volta o controle sobre suas receitas. Funciona sobre uma rede peer-to-peer, é resistente à censura, e cada login tem sua própria carteira de tokens. Saiba mais através do nosso site.

--

--

Lidia Zuin
Paratii

Brazilian journalist, MA in Semiotics and PhD in Visual Arts. Researcher and essayist. Technical and science fiction writer.