MOEDA: a primeira criptomoeda voltada para o desenvolvimento sócio-econômico das populações de baixa renda

Criada por uma equipe de brasileiros que apresentou o projeto na última COP23, a MOEDA tem como objetivo atender comunidades que não têm acesso ao sistema bancário tradicional

Lidia Zuin
Dec 22, 2017 · 2 min read
Image for post
Image for post

Ao se propor como um sistema bancário cooperativo fundamentado em blockchain, a MOEDA tem como objetivo fornecer uma maneira simples de atender a pequenos negócios e financiar projetos de desenvolvimento, empreendedorismo e impacto social voltados para comunidades que não têm acesso ao sistema bancário tradicional.

Recentemente anunciada na COP23 (Conferência de Mudanças Climáticas organizada pelas ONU), a MOEDA vem como um desdobramento do Programa Moeda Semente e Embaixadores Moeda Semente. A equipe responsável pelo projeto é liderada pela brasileira a Taynaah Reis, fundadora e CEO da iniciativa. Reis esteve recentemente em Bonn, na Alemanha, para apresentar o conceito do Programa Moeda Semente, que receberá financiamento por meio do programa de microcrédito da MOEDA e da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária) para que os recursos sejam aplicados em projetos de impacto social.

Ao combinar sua experiência em desenvolvimento de tecnologia ao intuito de apoiar o cooperativismo e a agricultura familiar no Brasil, Taynaah Reis encontrou no blockchain uma solução que vinha procurando há pelo menos quatro anos em que se dedicou a estudar a plataforma. Com a MOEDA, Reis já conseguiu firmar parcerias com grandes corporações, como a IBM, captando um total de US$20 milhões para uma ICO (initial coin offer, ou oferta inicial de moedas virtuais) em agosto deste ano.

Com o Embaixadores Moeda Semente, o projeto estará também presente na Europa, formando uma rede multidisciplinar de profissionais com diferentes experiências e expertises, sejam estes investidores privados, altos executivos, quadros governamentais ou pesquisadores especializados em responsabilidade social em corporações. No momento, a equipe da MOEDA conta com oito profissionais de diferentes nacionalidades trabalhando em um investimento que só está começando.

As novidades sobre a plataforma podem ser acompanhadas a partir de seu perfil no Medium: Moeda.in.

Paratii é uma plataforma de vídeo que permite a criadores terem de volta o controle sobre suas receitas. Funciona sobre uma rede peer-to-peer, é resistente à censura, e cada login tem sua própria carteira de tokens. Saiba mais através do nosso site.

Lidia Zuin

Written by

Brazilian journalist, MA in Semiotics and PhD candidate in Visual Arts. Head of innovation and futurism at UP Lab. Cyberpunk enthusiast and researcher.

Paratii

Paratii

Decentralising video and putting revenue in control of content producers.

Lidia Zuin

Written by

Brazilian journalist, MA in Semiotics and PhD candidate in Visual Arts. Head of innovation and futurism at UP Lab. Cyberpunk enthusiast and researcher.

Paratii

Paratii

Decentralising video and putting revenue in control of content producers.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store