10º Leilão do
Paraty em Foco

Estúdio Madalena
Blog do 11º Paraty em Foco
6 min readAug 10, 2015

--

O 10º Leilão Paraty em Foco acontece dia 3 de Setembro a partir das 21 horas na Galeria Lume [Rua Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa, São Paulo]

>> Baixe aqui o catálogo online do leilão

Em sua 10ª edição, o leilão do Paraty em Foco se consolida como o mais importante leilão de fotografias do país. A frente da iniciativa pelo 9º ano consecutivo, Isabel Amado conta um pouco desta história, as mudanças no mercado nos últimos anos e a proposta de reverter fundos para o financiamento do 11º Paraty em Foco.

[Isabel Amado] A ideia do leilão surgiu com o objetivo de preencher uma grande lacuna que havia em relação a circulação da fotografia no mercado da arte e ao mesmo tempo incentivar o colecionismo da fotografia do Brasil. No início, o evento acontecia durante o festival em Paraty, na Casa da Cultura, e embora já tivéssemos nomes consagrados como Claudio Edinger, Cássio Vasconcelos, Claudia Jaguaribe, e até Arthur Omar, eram poucos os lotes. Eu e o Iatã Cannabrava fazíamos toda a encenação do leilão e alguns convidados como Juan Esteves e Eduardo Muylaert, presentes em meio ao público, davam algum depoimento sobre o fotógrafo ou a obra que estava sendo leiloada. Isso foi muito importante porque acabavam cumprindo a função de levar mais informação ao público, sobretudo para os que tinham intenção de adquirir alguma peça e ainda estavam começando nessa área. Por essas características, o leilão era uma atividade muito descontraída e divertida, um grande happening do festival.

Claudio Edinger / Iatã Cannabrava
Martin Parr / Max Pam

A galerista também ressalta que ao longo desse período o mercado apresentou grandes mudanças, sobretudo com a entrada de alguns fotógrafos nas grandes feiras de arte do país como SP ARTE e ARTE RIO, além do surgimento de galerias especializadas como a da Gávea inaugurada em 2009, na qual Isabel também é sócia. Todo esse movimento também levou ao maior interesse dos colecionadores por fotografia.

[Isabel Amado] A iniciativa foi crescendo, ganhando importância e já não podíamos mais continuar fazendo um “leilão de balneário”. Então desde o ano passado passamos a fazer o Leilão em São Paulo e antes do festival, em uma data próxima a SP ARTE — FOTO, para aproveitar a atração de colecionadores pela feira. Esse ano repetiremos a experiência e faremos o leilão em parceria com a Galeria Lume.

Um dos sócios da galeria Lume, Paulo Kassab também falou sobre a iniciativa:

[Paulo Kassab] A ideia da parceria é juntar forças principalmente em relação a nossa rede de compradores, que já demonstram um crescente interesse por fotografia. Por outro lado, também queremos dar continuidade ao programa de formação de público através do qual realizamos cursos e outras atividades com a Ypsilone sob a coordenação do curador Agnaldo Farias.

Além do apoio da Galeria Lume, que recebe a exposição, estão colaborando as galerias: 1500 Babilônia, Arte 57, Central Galeria de Arte, DOC Galeria, Galeria Emma Thomas, Galeria da Gávea, Galeria Leme, Marsiaj Tempo Galeria, Paralelo Galeria e Zipper Galeria.

Fabio Messias / Luisa Dörr
Rodrigo Kassab e Ratão Diniz

Outro ponto importante por trás do Leilão desse ano é que ele passa a ser uma fonte direta de financiamento para o próprio Festival, já que em torno de 70% do valor das obras arrematada será revertida para esse fim.

[Isabel Amado] Seguindo o exemplo do alguns festivais que já adotam esse modelo como o Fotofest Houston, cujo leilão é 100% revertido para financiar o festival, eu e o Iatã achamos que esse era o caminho para o Paraty em Foco, de ir mais para o lado beneficente do que comercial. Além disso, é uma maneira de colocar a comunidade fotográfica em prol de uma iniciativa tão importante quanto esse festival, sobretudo na questão do financiamento que é sempre um desafio para os projetos culturais no país. Todas as obras a serem leiloadas nessa edição foram doadas pelos fotógrafos, que se tornaram mecenas do festival.

Por fim, Isabel ressalta a importância do Leilão como uma plataforma de lançamento de jovens fotógrafos no mercado da arte, que ao longo desses 10 anos já apresenta grandes resultados, como a participação do Rodrigo Braga, Cia. de Foto, Garapa, Sheila Oliveira e Pedro David nas primeiras edições.

Ivan Padovani / Julio Bittencourt
Marcos AF / Pedro David

Esse ano o leilão também contará com lotes de livros raros, como o da artista Rosângela Rennó e o livro Valparaíso, do chileno Sergio Larrain e do poeta Pablo Neruda.

Veja a lista completa de todos os artistas com obras no leilão: Ademar Manarini, Akira Cravo, Alberto Ferreira, Alexandre Sequeira, Ana Carolina Fernandes, Ana Lúcia Mariz, Ana Stewart, André Penteado, Arnaldo Pappalardo, Arno Rafael Minkinen, Benoit Fournier, Bernd e Hilla Becher, Betina Samaia, Bruno Cals, Bruno Rios, Bruno Veiga, Cassio Vasconcellos, Claudia Andujar, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Cristina de Middel, Deborah Engel, Edu Simões, Eduardo Ayrosa, Eduardo Salvatore, Emídio Contente, Fabio Messias, Fausto Chermont, Felipe Morozini, Felipe Russo, Flor Garduño, Gabriela Machado, Gal Oppido, Garapa, Gilvan Barreto, Guta Galli, Guy Veloso, Hudinilson Jr., Iatã Cannabrava, Ivan Cardoso, Ivan Padovani, Jerome Schlomoff, João Castilho, João Farkas, José Diniz, José Yalenti, Julio Bittencourt, Laurent Chéhère, Leticia Lampert, Lucas Lenci, Luisa Dorr, Luiz Braga, Marcel Giró, Marcelo Brodsky, Marcelo Reis, Marcelo Tinoco, Marco A. F., Marcos Bonisson, Marcus Lyon, Marcos Santilli, Mario Cravo Neto, Marlene Bergamo, Martin Parr, Maxi Cohen, Max Pam, Miguel Rio Branco, Nydia Negromonte, Octavio Cardoso, OSKE (Hirosuke Kitamura), Paulo D’Alessandro, Paulo Pires, Pedro David, Penna Prearo, Pio Figueroa, Ratão Diniz, Rodrigo Kassab, Rogério Reis, Romy Pocztaruk, Rosângela Rennó, Sara Não tem nome, Sergio Larrain, Sheila Oliveira, Terry O’neill, Thomas Kellner, Tiago Santana, Tuca Vieira, Walter Costa.

O 10º Leilão Paraty em Foco acontece dia 3 de Setembro a partir das 21 horas na Galeria Lume [Rua Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa, São Paulo]. As obras já estão expostas para a visitação até a data do leilão.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail leilao@paratyemfoco.com

A edição do blog do 11º Paraty em Foco
é de Érico Elias e do
Oitenta Mundos .

--

--