Bem vindos ao
11º Paraty em Foco!


Por Érico Elias

Bem vindos ao 11º Paraty em Foco!

Em 2015, o Festival orbita de forma crítica em torno da temática que se impõe com a febre dos selfies: a representação e autorrepresentação na era dos dispositivos.

Hoje em dia, cada um assume para si, voluntariamente, o papel de retratista e retratado. Muitos fotógrafos documentais trazem o retrato para o centro de suas proposições, enquanto artistas se utilizam do próprio corpo como suporte em performances objetivadas pela fotografia.

Debates, entrevistas, projeções, exposições, workshops e outras tantas atividades trazem a Paraty, entre os dias 23 e 27 de setembro, uma série de pesos pesados da fotografia. Dentre os convidados internacionais, o australiano Max Pam e o finlandês Arno Rafael Minkkinen. Dentre os brasileiros, Christian Cravo, Ailton Krenak e Marcio Scavone.

Os curadores e os debates de ideias, que estabelecem um campo conceitual para pensar a fotografia em profundidade, também estarão presentes, nas palestras do espanhol Horacio Fernández, do argentino Rodrigo Alonso, do mexicano Francisco Matas Rosa e do brasileiro Agnaldo Farias.

O Festival reafirma seu compromisso com a formação de novas gerações de fotógrafos, promovendo uma série de cursos. A novidade este ano serão as Estações de Trabalho que vão abrigar oficinas de maior carga horária com a proposta de conceber projetos completos, da ideia inicial a um produto final. No total, serão 20 workshops, entre eles as 4 oficinas das Estações de Trabalho.

A partir de hoje, este blog entra em atividade para aquecer discussões e adiantar novidades de nossa programação. O coletivo Oitenta Mundos, que esse ano assina o blog do Paraty em Foco, vai trazer conteúdo inédito e fresquinho acerca dos participantes, preparando terreno para uma fértil troca de conhecimentos e experiências.

Bom festival a todos!


A edição do blog do 11º Paraty em Foco
é de Érico Elias e do
Oitenta Mundos .

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.