Paraty Invertida

Conheça o Cidade Invertida e os workshops que vão promover no 11º Paraty em Foco

Estúdio Madalena
Blog do 11º Paraty em Foco

--

Por Julio Boaventura Jr e Manuela Rodrigues

Cidade Invertida é um grupo formado por fotógrafos, educadores e artistas que elabora projetos culturais relacionados à fotografia a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura. Para o desenvolvimento de suas atividades a iniciativa conta com um trailer que opera como laboratório fotográfico, imprimindo ao projeto um caráter itinerante, com cerca de 20.000 Km percorridos desde 2006.

“A meta do Projeto é utilizar a imagem como instrumento de fascínio, reflexão e conscientização do seu poder criativo e de linguagem” Ricardo Hantzschel

Esse ano o trailer vai mais uma vez a Paraty para três dias de atividades voltadas para públicos variados, em programas especialmente pensados para a formação de arte educadores e professores da região (Imagem Lúcida), de jovens do ensino médio da cidade (Câmera Mágica) e de participantes paratienses do festival (Paraty Invertida).

A proposta é aproximar o público local de processos tradicionais que remetem aos primórdios da fotografia analógica, relacionando estes conhecimentos com a produção de imagens digitais.

Para saber um pouco mais sobre as atividades fizemos algumas perguntas ao fotógrafo Ricardo Hantzschel um dos integrantes do Cidade Invertida que irá ministrar os workshops.

Pra você qual a importância de trabalhar a fotografia nas escolas? E qual o papel do professor no processo de educação visual?

A comunicação através de imagens é onipresente e poderosa. A compreensão dessa linguagem facilita a inclusão do cidadão no mundo contemporâneo, abrindo seu leque perceptivo e facilitando seu cotidiano. Geracionalmente, é notório que os jovens já se apropriaram da velocidade das imagens digitais nos seus dispositivos de comunicação, particularmente o celular. Creio que o educador que não utiliza o recurso imagético na sua didática, tem menor chance de encantar e mobilizar seus alunos para novos conteúdos.

Quais os principais resultados ou feedbacks que recebem após a realização desses workshops com educadores?

Nos seus oito anos de existência, o Cidade Invertida já realizou diversos workshops para educadores, os mais completos vinculados as leis de incentivo, patrocinados pela iniciativa privada. Temos relatos de ações que replicaram as práticas aprendidas, adaptando o conteúdo as necessidades didáticas de cada professor, com maior incidência no âmbito da arte educação e da física.

Sobre o workshop Paraty Invertida qual a principal mensagem que gostaria de passar aos participantes e moradores da cidade?

O Paraty Invertida é uma vivência curta e intensa que temos ministrado nas diversas vezes que participamos do Festival. O fascínio despertado pela câmara obscura, pela revelação química tradicional e pela prática fotográfica com câmeras artesanais, tornam esta oficina uma experiência inesquecível.

As vagas do workshop Paraty Invertida são exclusivas para moradores de Paraty. Inscrições pelo site do festival: http://paratyemfoco.com/programacao/workshops/cidade-invertida/

O workshop Imagem Lúdica é especialmente destinado a arte educadores de Paraty e região. Caso tenha interesse mande um email para: cidadeinvertida@gmail.com

As vagas para o workshop Câmera Mágica já estão esgotadas.

A edição do blog do 11º Paraty em Foco
é de Érico Elias e do
Oitenta Mundos

--

--