Storytelling Moradores

Em busca das histórias contadas no 8º Paraty em Foco.

Estúdio Madalena
Blog do 11º Paraty em Foco

--

Por Julio Boaventura Jr e Manuela Rodrigues

A Nitro Imagens realizará a oficina
Storytelling Moradores
nos dias 23 a 27 de setembro durante o 11º Paraty em Foco.
Inscreva-se já!

A Nitro surge em Belo Horizonte no ano de 2003, como uma agência de fotografia clássica, mas ao longo do tempo eles descobriram a vocação que tinham para contadores de histórias. Atualmente é formada pelos fotógrafos: Marcus Desimoni, Bruno Magalhães, Leo Drumond, João Marcos Rosa e o jornalista Gustavo Nolasco.

Apaixonados por contar histórias, aos poucos os mineiros foram perdendo o pudor de usar outras ferramentas além da fotografia como instrumentos de narrativa.

“Não queremos mudar a fotografia e sim colocá-la a serviço de tudo, esse é o nosso desafio. Tentamos romper o limite da fotografia como instrumento,
para valorizar outras formas de narrativa.”
Bruno Magalhães

Desse processo acabaram surgindo grandes projetos culturais como o Moradores, a humanidade do patrimônio histórico, realizado em parceria com a produtora Alicate.

A estrutura de trabalho é bem simples. Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador é convidado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade.

Na etapa seguinte, todo o material produzido (fotos, vídeos e depoimentos) é transformado em uma exposição multimídia, com fotos e projeções em lugares inusitados, e durante o evento os moradores fotografados recebem de presente seus retratos.

Desde seu início em 2012 o projeto já passou por mais de 10 cidades históricas do Brasil, e mais de 1.500 retratos foram feitos. E para seus idealizadores é chegada a hora de uma nova etapa.

Através da imersão em todo o material que já produzido, eles notaram que em termos de artes visuais o trabalho já tinha praticamente esgotado suas possibilidades, e que não gerava mais desafios. Mas ao mesmo tempo, o trabalho demonstrava uma força muito maior como processo de documentação de patrimônio e de memória.

“As histórias dessas pessoas são muito mais densas e instigantes que um simples retrato.” Gustavo Nolasco

Após essa conclusão, partiram em busca dos personagens que de alguma maneira os tocaram em edições realizadas, para ir mais afundo em suas memórias.

“Precisamos descobrir o final das histórias incríveis que eles começaram a contar naquela tenda branca no meio da praça.” Gustavo Nolasco

A primeira cidade revisitada foi Diamantina/MG, e lá puderam testar as diversas hipóteses que iam surgindo no processo de imersão do material já produzido: será que as histórias foram contadas até o fim? Existe algum mistério por trás dela? Existiram daquela maneira? Ou ainda, será que realmente chegaram a existir um dia?

Depois de 3 anos eles voltam a Paraty para compartilhar mais uma etapa dessa nova fase com os alunos da Oficina Storytelling Moradores durante o 11º Paraty em Foco.

Nos três dias de imersão, além de saber mais sobre o processo de criação e os cases de projetos da Nitro, os participantes irão aprender técnicas de storytelling para por em prática durante a produção de um material audiovisual sobre as histórias dos personagens revisitados.

"Nossa missão é conseguir despertar nos participantes o grande prazer que é ouvir uma historia e descobrir o final dela." Gustavo Nolasco

A oficina Storytelling Moradores faz parte da Estação de Trabalho do 11º Paraty em Foco — uma nova experiência do festival, que abre espaço para o desenvolvimento de projetos criativos desde a concepção até um produto final. Este projeto será lançado na tarde de domingo, data de encerramento do festival, ao lado das demais oficinas que fazem parte da Estação de Trabalho.

Vai ficar de fora dessa experiência?
Inscreva-se já, as vagas são limitadas.

A edição do blog do 11º Paraty em Foco
é de Érico Elias e do
Oitenta Mundos .

--

--