Calma… respira…

O medo nos impede de fazer coisas que são realmente importantes para nós e nos faz fazer coisas que nunca faríamos conosco e com os outros.

Mariana Wechsler
parentalidade
Published in
4 min readMar 11, 2022

--

Instagram Mariana Wechsler

Hoje uma das crianças escorregou, doeu e as lágrimas logo começaram a correr. A respiração ficou curtinha, abracei e comecei a respirar calmamente para que ela entrasse no mesmo ritmo. Deu certo!

Para mim, não existe melhor remédio do que a soma do abraço com a respiração profunda.

A maioria de nós não percebe que somos consumidas pelo medo. E em vez de usarmos o medo a nosso favor, o medo se torna nosso SER, o que nos controla, nos diz o que devemos fazer e o que não devemos fazer, nos diz como devemos agir, como devemos pensar e não devemos pensar.

Esse medo nos impede de fazer coisas que são realmente importantes para nós e nos faz fazer coisas que nunca faríamos conosco e com os outros.

Isso nos faz dizer coisas para as pessoas que amamos, que nunca gostaríamos de dizer a elas. Como quando o medo do que seu filho pode ser ou não ser, se você ser mais carinhosa, se você ser mais compreensiva num momento de explosão emocional da criança. O medo nos impede de dizer coisas que realmente queremos dizer a alguém. Isso porque, não queremos parecer fracas e nosso ego não permite.

O medo tem esse efeito de controle realmente magnético em toda a nossa vida. Mas o medo também pode ser uma das coisas mais saudáveis, ​​porque basicamente nos dá um sinal do que é importante, de como nos sentimos. E quando você o usa como um sinal, como uma intenção, não como uma sugestão ou um empurrão, ele muda tudo.

A curiosidade sobre o que te leva ao medo desbloqueará inúmeras barreiras que colocamos em nossas vidas, levando-nos às mais belas descobertas na vida. Muitas pesquisas entrevistaram pessoas em seu leito de morte e este é o arrependimento número um: de ter deixado de fazer algo por algum medo.

Eu li um livro há alguns anos sobre estado de fluxo, de se levar a vida como uma correnteza. E esse livro fala sobre como esse EU-fluxo é a intersecção onde as suas habilidades e o seu desafio combinam. Então, se as suas habilidades forem maiores do que o seu desafio você se sentirá entediada, letárgica e talvez presa. Mas, se o seu desafio for maior do que as suas habilidades, você se sentirá sobrecarregada, potencialmente deprimida, desconectada e desapontada.

A maioria de nós esta vivendo em uma dessas discrepâncias. E diariamente enfrentamos essa equação da felicidade.

No estado de fluxo, entendendo a vida como uma correnteza, quando você sabe que tem uma habilidade e seu desafio é cumprido, mesmo se você perca você ainda consegue uma grande alegria, porque você sabe que ainda está trabalhando na direção certa.

Então, eu te peço para olhar para si, encontre onde você precisa melhorar suas habilidades ou se você precisa ampliar seu desafio. Este é um ano para expandir seus desafios ou este é um ano para ampliar suas habilidades?

Eu prometo a você que se você começar com isso você diariamente, vai conseguir se sentir ocupada e ativa, e a felicidade vai fluir naturalmente.

Num estado de medo, primeiro pare. Tenha calma. Respire. Pense. E aja.

Todo mundo esquece de respirar quando fica ansioso, quando dói, quando leva um susto, quando se sente irritado, quando sente medo, e até mesmo quanto está animado. Às vezes perdemos o fôlego de amor, isso acontece também.

É engraçado, não importa a idade, crianças e adultos esquecem de respirar. Ainda bem que respirar é automático! 🙏🏻

Respirar fundo alivia, tranquiliza, esvazia a mente e faz até ter mais controle sob a dor ou desconforto. Respirar fundo, e de olhos fechados então, é como um botão de pause que veio embutido na gente.

Você sabia que quando você respira fundo algo dentro do seu corpo acontece: você continua vivo. Quase como um milagre. Cada dia, uma vida. Um milagre por vez.

Mas o que eu quero mesmo, é que meus filhos aprendam a perder o fôlego, não por afobação. Mas por sentir a vida, ao olhar para o céu, ao sentir a potência de se movimentar, quero que se engasguem gargalhando ou abraçando alguém que sintam saudades. Que percam sempre o fôlego com o que faz bem para eles.

E nessa época que respirar se faz tão necessário, vamos respirar mais fundo?

Você provavelmente também precisa, as crianças precisam, todos nós precisamos.

Se você acompanha e gosta do meu conteúdo, você pode me apoiar comprando um café OU pode inscrever-se no Medium com meu link. A mensalidade do Medium irá apoiar todos os escritores que você gosta e acompanha, e quando você passar a publicar, também poderá fazer uma renda extra. Basta assinar clicando aqui.

--

--

Mariana Wechsler
parentalidade

Escrevo sobre Parentalidade e sobre a vida, com pitadas de ensinamentos budistas e minhas experiências. https://correnteza.substack.com/subscribe