5 dicas para escrever uma descrição perfeita para a sua vaga

Andressa Schneider
Passa No RH
Published in
4 min readAug 8, 2016

Uma boa descrição de vaga é fundamental no seu processo seletivo. É o primeiro contato da oportunidade com o candidato e você quer, logo de cara, encantá-lo! Além do mais, você também precisa garantir que as pessoas certas se interessarão pelo cargo, afinal, você não quer receber muitos currículos, mas sim receber os currículos certos!

Pensando nisso, separamos cinco dicas para você dominar a arte de escrever descrições de vagas, atrair as pessoas certas e tornar os seus processos seletivos muito mais eficazes!

Pense como um departamento de marketing

Antes de começar a escrever a sua vaga, tenha em mente que a divulgação de uma oportunidade na sua empresa é basicamente um anúncio — e fazer anúncios é especialidade da equipe de marketing, certo? Isso não significa que você precisa delegar a tarefa para eles, nada disso; apenas tente fazer o que eles fariam.

  1. Pegue o briefing completo: para acertar em cheio na contratação, é preciso saber exatamente quem você precisa contratar: qual o perfil e as competências. Converse com o responsável pela área que abriu a vaga e solicite todas as informações necessárias.
  2. Análise de concorrência: não deixe de dar uma olhada nas vagas semelhantes daquelas empresas que são referências para você. Leia com bastante atenção a descrição deles — por exemplo, se está atraindo as pessoas que você gostaria de trazer para a sua empresa. Se sim, eles estão no caminho certo.
  3. Pesquise sobre seu público alvo: converse com os colaboradores que já ocupam este cargo em sua empresa e entenda melhor quem são eles e os motivos pelos quais eles gostam de trabalhar aí. Você pode definir uma persona, ou seja, um perfil do candidato ideal, baseado nos bons exemplos que já trabalham na empresa.

Escreva apenas para quem você quer falar

Bem, você já sabe exatamente qual é a vaga que precisa divulgar, como as concorrentes estão divulgando as oportunidades semelhantes e sabe quem é o candidato perfeito que você deve encontrar. O que você precisa fazer agora é pensar na maneira como irá se comunicar diretamente com ele — e, de preferência, com ele apenas.

Quando souber exatamente quem é a pessoa que deve contratar, você definitivamente não precisará receber muitos currículos; mas sim os currículos certos! Criar uma descrição que dialoga com o seu público específico é uma maneira de atrair apenas candidatos com o perfil adequado, seja por causa dos seus valores, ou de suas habilidades e competências. Além de ser mais assertivo, isso poupará bastante tempo da sua equipe de recursos humanos — e nós sabemos como esse tempo é valioso.

Fale sobre a empresa (e não tenha medo de se gabar)

Um estudo da TheLadders de 2014 mostrou que pessoas que estão à procura de um novo emprego passam quase o dobro do tempo lendo a descrição da empresa do que as habilidades requeridas. O motivo é bastante óbvio: caso consigam o emprego, este será o lugar onde passarão a maior parte dos seus dias. Outra pesquisa, da Glassdoor, mostrou que 76% das pessoas que procuram por emprego querem saber detalhes sobre o que tornam a empresa um bom lugar para se trabalhar.

Não precisa ser modesto nessa hora. Você, como RH, trabalhou duro para implementar muita coisa bacana na empresa e chegou a hora de você divulgar tudo isso. Comece falando sobre a cultura da empresa, como é o ambiente de trabalho, quais são os objetivos e as metas, além dos benefícios divertidos: o dia de levar animais para o escritório, happy hour, sala de jogos, creche, folga no aniversário, tudo o que contribui para tornar a sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar.

Título e cargo… fazer algo diferentão ou tradicional?

Você já deve ter visto por aí os nomes mais loucos para aqueles cargos que sempre existiram com nomes formais. É “Programador Ninja” de um lado, “Jedi de Métricas” do outro, “Profeta da Web”, e até “Analista de Marketing Rockstar”. Tudo parece muito bacana, diferentão e atrativo… mas será que funciona mesmo?

Na verdade, a recomendação geral é manter a simplicidade e ser fiel ao estilo da sua empresa. Se a sua empresa é descolada, faz total sentido criar um título mais alternativo, como “Adorador de planilhas” para um Assistente Administrativo, apenas tome cuidado para não deixar confuso ou enganador. Mas se a sua empresa tem uma imagem mais série, não há nenhum problema em divulgar a sua vaga com um título mais formal.

Outra dica é adequar o nome do cargo de acordo com o que as pessoas que você quer atrair estão buscando — e usar este nome como o título da sua descrição de vaga.

Habilidades requeridas ou preferidas?

Exigir um grande número de habilidades pode ser um erro na hora de divulgar uma oportunidade. Isso porque você pode estar afastando um candidato com muito potencial que tem tudo a ver com a sua empresa antes mesmo de conhecê-lo. Para evitar essa situação, entenda quais habilidades e experiências são realmentenecessárias e quais são apenas “desejadas”.

Na hora da entrevista, você poderá conversar pessoalmente com o candidato e aí sim se aprofundar em suas competências e experiências e descobrir se vai dar match com a sua empresa ou não. Além disso, tente enxergar o potencial do candidato em relação às suas capacidades.

Originalmente publicado no Passa no RH!

--

--