7 tipos de inteligência que você pode identificar no seu time

Andressa Schneider
Passa No RH
Published in
5 min readJun 22, 2016

Você se lembra daqueles testes de QI usados para medir o nível de inteligência de cada pessoa? Esse teste era uma das etapas favoritas dos processos seletivos de algumas empresas, que acreditavam estar utilizando a melhor estratégia para conhecer os seus colaboradores.

Mas você pode esquecer tudo isso. Nem sempre um talento promissor será identificado por essa forma de avaliação. Graças ao psicólogo Howard Gardner, descobrimos que o que define a inteligência não é um número. Ou melhor, é. O número sete.

Calma. Não ficamos loucos.

O que a ciência descobriu é que a inteligência humana é classificada em sete diferentes tipos, e cada pessoa tem um pouco delas dentro de si. Algumas são mais desenvolvidas que as outras.

Por isso, para quem tem uma empresa, é essencial identificar quais os perfis necessários para impulsionar o crescimento do seu negócio e como as habilidades dos seus colaboradores podem ser aproveitadas. Confira abaixo quais são os 7 tipos de inteligência!

Inteligência linguística

Você já deve ter se perguntado por que algumas pessoas possuem tanta facilidade para se comunicar, falar em público e conseguir ser muito sociáveis, enquanto outras mal conseguem dar um “bom dia” sem se sentirem constrangidas.

Se, no seu time, você conta com aqueles colaboradores que possuem grande expressividade e sensibilidade para entender outras pessoas, se relacionar com clientes e colegas de trabalho, e uma criatividade escrita de causar inveja, com certeza, são pessoas com inteligência linguística e que podem agregar muito valor ao seu negócio.

Inteligência lógica

Contrariando o perfil linguístico, estão as pessoas com inteligência lógico-matemática. São elas que conseguem resolver, em poucos minutos, os problemas mais complexos, aqueles que a maioria das pessoas não consegue.

Para elas, programar um aplicativo ou um software é uma das tarefas mais divertidas do universo, mas quando se fala em fazer uma apresentação em público, elas somem rapidinho.

Seu perfil introspectivo e mais racional as proporciona uma capacidade incrível de memorização, senso de organização e um talento matemático único. Essas características compõem um perfil de colaborador essencial para qualquer empresa.

Inteligência espacial

Quando se fala em inteligência espacial, não estamos nos referindo aos astronautas ou àquelas pessoas que “vivem no mundo da Lua”, apesar de que, vez ou outra, você vai perceber que as pessoas que possuem essa característica podem ser vistas dessa maneira, principalmente por causa de sua mente extremamente criativa.

Designers, desenhistas, arquitetos, pintores e cartógrafos são alguns exemplos de profissionais que se encaixam no perfil da inteligência espacial. A facilidade para imaginar imagens em 2D e 3D e conseguir materializá-las é a sua principal característica.

Aliado a isso, está o seu senso de imaginação e a facilidade de enxergar coisas que ninguém mais vê, ter ideias que podem modificar até mesmo a percepção física, além de trazerem, constantemente, uma nova visão de mundo para quem os rodeia.

Inteligência motora

Como o nome já sugere, pessoas com inteligência motora são as que conseguem orquestrar e controlar cada movimento do corpo de forma precisa.

Seu talento se traduz facilmente na dança e nos esportes de alta performance, mas também podem se destacar no ambiente corporativo, graças à sua incrível capacidade de lidar com o espaço que as rodeia, com distâncias e profundidade, e por terem um controle emocional e físico muito superior ao da maioria.

Inteligência musical

Se você não possui qualquer talento musical, não sabe tocar nenhum instrumento, entoar uma nota ou sequer reconhecer uma canção ao ouvi-la, provavelmente, não possui muitos talentos com a inteligência musical.

Mas não se preocupe, você não está sozinho. Esse é um dos tipos mais raros de inteligência, e assim como a espacial, está intimamente relacionada à criatividade.

Pessoas com esse perfil não só conseguem identificar notas e padrões musicais em geral, como são capazes de criar melodias e harmonias únicas, como se pudessem ser guiadas pelos sons.

No ambiente de trabalho, colaboradores com inteligência musical se destacam por terem os sentidos aguçados e estarem normalmente associados a um dos outros tipos de inteligência, como a linguística, a espacial ou a motora. Isso que os torna profissionais altamente capacitados e valiosos para as empresas em que trabalham.

Inteligência interpessoal

A capacidade de liderança está diretamente relacionada à inteligência interpessoal, um tipo único presente em 4% da população. Por isso, pessoas com esse perfil costumam ter o seu potencial facilmente reconhecido pelas empresas e são as mais procuradas no mercado profissional.

Suas características são diversas, mas as que mais se destacam são a capacidade de assumir responsabilidades em momentos oportunos, e também nos de crise, além de sua praticidade em lidar com situações do dia a dia, identificar as melhores características em cada um, utilizá-las da forma mais produtiva e, por fim, uma habilidade de convencer outras pessoas a fazer o que lhe for mais conveniente.

Seu diferencial está na capacidade de conhecer profundamente a si mesmo e a quem está ao seu redor, sempre com astúcia e autocontrole. Ou seja, são líderes natos.

Inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal também está diretamente ligada à capacidade de liderança, a qual possui mais de um tipo. Enquanto os líderes interpessoais utilizam a sua eloquência, altivez e ações para conquistar seguidores, os intrapessoais apostam no seu carisma.

Sabe aquelas pessoas que não precisam de muito esforço para causar admiração e inspirar quem está ao seu redor? São eles. Alguns exemplos, como Freud, Mahatma Gandhi e Platão podem te dar uma dimensão exata do impacto que esse tipo de inteligência pode causar.

Suas atitudes estão baseadas em lidar com situações com calma e praticidade, ter organização no seu dia a dia e trabalhar bem em grupo. São os tipos de líderes mais admirados, aqueles que conseguem se destacar, não pelas suas ordens ou maneira de agir, e sim pelas suas ideias brilhantes e um carisma que pode motivar o seu time, prospectar clientes e impulsionar vendas facilmente.

Quem possui esse perfil pode se considerar privilegiado. É um dos tipos de inteligência mais raros das sete apresentadas pelos seres humanos, presente em apenas 2% da população do mundo inteiro.

Se você já identificou esse perfil em alguns dos seus colaboradores, não os perca de vista. Com certeza, são as pessoas que trarão o diferencial que o mercado precisa e que farão a sua empresa crescer.

Percebeu como cada pessoa é única? Não existe alguém mais inteligente que outro, e sim pessoas com capacidades diferentes. Em um processo seletivo, é impossível generalizar o tratamento aos seus possíveis colaboradores e tentar extrair o máximo deles, sem conhecer os seus tipos de inteligência e as outras características que os qualifica.

E você, já identificou alguns desses perfis na sua equipe? Não deixe de conferir o nosso artigo sobre a importância de integrar os novos colaboradores com o resto da sua empresa!

Originally published at passanorh.99jobs.com on June 22, 2016.

--

--