Como fazer a captação de talentos disputados no mercado?

Andressa Schneider
Passa No RH
Published in
3 min readJun 20, 2016

Se a captação de talentos está te causando dores de cabeça, tome um analgésico e foco no trabalho! Para encontrar profissionais desejados no mercado, é preciso se empenhar de fato. Reconhecer os pontos fracos da sua empresa é um ponto de partida, mas o gestor de Recursos Humanos não pode se desmotivar!

Mesmo que sua empresa tenha um perfil mais conservador e aqueles processos seletivos inovadores — com as quais as empresas joviais conseguem encantar os talentos de cara — não sejam tão simples de serem aplicados, ainda é possível encontrar e atrair profissionais incríveis para a sua empresa.

Pensando nisso, separamos algumas informações que podem te ajudar — e muito! — na hora de captar talentos disputadíssimos no mercado. Vamos lá?

Processo seletivo

Você já deve ter visto o processo seletivo de uma famosa cerveja verde no qual há uma simulação de ataque cardíaco e até a mobilização de todo o prédio da empresa com uma simulação de incêndio. Seus olhinhos brilharam, não é?

Mas não fique chateado se uma ação parecida não for bem vista em sua empresa. Mesmo com um processo mais tradicional, é possível trazer aquele profissional disputado no mercado. Para isso, use a sinceridade ao seu favor!

Comece a seleção apresentando os pontos fracos da empresa. Sim, isso mesmo! Mas é importante fazer isso demonstrando que eles são oportunidades para o possível novo colaborador. São pontos que a empresa quer melhorar e, por isso, está contratando um profissional com potencial.

Assim, você faz um filtro inicial dos candidatos que realmente vão agregar à equipe e já começa criando aquela força de vontade neles. Além disso, procure utilizar métodos que avaliem o perfil do profissional, como o 99match, por exemplo.

Por último, mantenha o interesse despertado no talento, não ignorando retornos e feedbacks durante o processo. Ele é interessante para a empresa e deve se sentir dessa maneira.

Ações de retenção

Depois de conseguir atrais novos talentos, é preciso focar o trabalho do RH em ações para a retenção deles. Tratam-se de atitudes básicas e que deveriam fazer parte do dia a dia de toda organização, mas que comumente não estão presentes na cultura da empresa. E se a organização em que você trabalha já coloca todas elas em prática, procure aperfeiçoá-las. São elas:

Oferecer um programa de benefícios

Nem sempre a remuneração base é o motivo para reter um profissional. Portanto, construa um programa de benefícios para seus colaboradores. É possível ofertar parte deles sem custos, como uma rede de empresas parceiras que disponibilizam descontos à sua equipe como forma de fidelização.

Estimular o feedback

Uma das principais ações de retenção de talentos é a prática do feedback. É importante alinhar sua equipe com as suas necessidades e promover a comunicação plena entre sua equipe. Isso melhora a imagem da empresa também com o público externo e, inclusive, facilita a captação de talentos.

Desenvolver seus próprios talentos

Há uma linha de raciocínio que diz que um profissional inexperiente pode ser melhor que um com muitas competências. Isso porque, apesar de demandar mais tempo e algum investimento, ao desenvolver seus próprios talentos internamente, aquele profissional crescerá adaptado à sua cultura organizacional. Portanto, vale a pena cultivar seus próprios talentos, desenvolvendo as competências profissionais e humanas de sua equipe.

Flexibilizar metas e regras

Dizem por aí que regras são feitas para serem quebradas. E pensar fora da caixa é justamente extrapolar as regras vigentes. Mas é mais interessante pensar na flexibilização delas do que na transgressão. Assim, sempre que perceber a necessidade, alinhe os objetivos com sua equipe e proponha novas metas. Realizar concessões em alguns casos pode ser tão benéfico quanto um aumento de salário.

Como pode perceber, a captação de talentos exige empenho maior quando sua empresa ainda não tem alguma vantagem de mercado, como um modelo de negócios diferenciado. Mas superar isso é bastante possível 🙂

Mesmo assim, contar com talentos em sua equipe exige mais do que realizar uma boa captação deles; é preciso se empenhar para retê-los. Então, aproveite para entender por que somente um salário alto não vai fazer com que uma pessoa ótima continue no seu time!

Originally published at passanorh.99jobs.com on June 20, 2016.

--

--