Retenção de talentos: como praticar já na entrevista?

Andressa Schneider
Passa No RH
Published in
3 min readJun 9, 2016

Encontrar um verdadeiro talento é uma tarefa que exige esforço e dedicação. E, mesmo depois de achar esse profissional, alinhar suas expectativas com as necessidades da empresa também pode ser outro desafio.

Atualmente, a prática de retenção de talentos é aplicada no início do processo seletivo. Dessa maneira, é possível garantir que o engajamento desse futuro colaborador esteja em alta logo no seu primeiro dia de trabalho.

Pensando nisso, reunimos nesse artigo algumas dicas para você encher sua equipe de talentos!

Seja objetivo e estratégico na descrição da vaga

Foi-se o tempo em que o dinheiro reinava soberano no topo da lista de preferências de um candidato. Mais do que um salário competitivo, o que o jovem quer é um desafio — vários deles, na verdade!

Quando você for elaborar a descrição da vaga, mencione todas as estratégias utilizadas pela empresa para reter talentos. Apenas tenha cuidado para não exagerar na dose do spoiler: desperte o interesse nesse candidato com algumas informações básicas, como a possibilidade de crescimento na política interna de retenção de talentos, mas deixando para aprofundar na entrevista pessoal.

Faça as perguntas certas para escolher o talento adequado

Uma das principais razões que fazem com que um colaborador seja demitido é o mau comportamento. Ainda na seleção, é possível buscar um equilíbrio entre os valores da empresa e os do candidato para que não haja esse tipo de dor de cabeça no futuro.

Faça perguntas que estimulem esse profissional a fazer um paralelo entre o perfil da empresa com o dele, como questionando-o sobre o porquê de ele ter se interessado pela vaga e como ele pretende agregar valor à empresa.

Se o candidato for capaz de se imaginar progredindo na função, será meio caminho andado para você reter seu talento.

Organize seu processo seletivo

Aos olhos dos candidatos, um processo seletivo bem estruturado é a melhor primeira imagem que uma empresa pode passar. Por esse motivo, saber como organizar um processo de seleção é tão importante quanto o procedimento em si.

Cumpra com os prazos para cada etapa conforme foi estabelecido e informado aos concorrentes. No momento da entrevista, demonstre interesse na vida do candidato, dando espaço para ele falar de suas qualidades e dos planos para o futuro.

Aproveite também para explicar como funcionam os projetos de aprimoramento dos colaboradores, dando mais detalhes sobre o que você colocou lá na vaga. Se o crescimento na empresa for baseado nos anos de experiência em cada cargo, explique em quanto tempo, em média, um analista júnior é promovido para sênior, por exemplo, e o que é esperado do profissional nesse meio de caminho.

Quanto mais transparente você for com o seu candidato, maiores serão as chances de ele querer fazer parte do seu time. Os jovens de hoje não querem apenas a independência financeira, mas também querem garantir que estão fazendo a diferença.

Ao conduzir a seleção pela similaridade de valores e aspirações, você estará, automaticamente, trabalhando a retenção de talentos para montar uma equipe comprometida e duradoura.

Mas não pense que o processo encerra na contratação! Aprenda a desenvolver seus talentos internos com essas dicas imperdíveis e seja expert na retenção de talentos!

Originally published at passanorh.99jobs.com on June 9, 2016.

--

--