5 benefícios de uma experiência de vida em outro país

Mayara Dias
Revista Passaporte
Published in
3 min readJun 7, 2019

Morar no exterior sempre foi um desejo meu. Já havia vivenciado algumas experiências internacionais por curtos períodos de tempo e sempre em paralelo à vida no Brasil, mas sempre tive o sonho de realmente estabelecer a vida fora, mesmo que não definitivamente, pois tinha uma ideia de todos os benefícios que isso traria pra minha vida. A minha trajetória aqui no Candá até então vem me confirmando o quão rica é essa experiência se bem planejada e com propósitos bem definidos.

Criei essa lista com o que considero como os mais importantes benefícios de viver a experiência de morar em outro país:

  1. Imersão em outras culturas
Photo by Fernando @cferdo on Unsplash

Conhecer outra cultura, outra forma de pensar e viver, pode abrir a nossa mente para o novo e nos mostrar o quanto somos limitados e frutos do meio em que vivemos. Essa é uma das coisas mais fantásticas que vivo aqui. Montreal, por ser uma cidade tão cosmopolita, me possibilita o contato com muitas nacionalidades diferentes, suas histórias e lutas, estilos de vida, idioma, comida, roupa, música. Esse é um conhecimento que vou levar comigo pro resto da vida.

2. Idioma e comunicação

Photo by Derek Thomson on Unsplash

Estar em outro país nos dá a oportunidade de aprender mais fácil e efetivamente novos idiomas e melhorar nossa capacidade de comunicação (o que vai além do idioma em si), o que abre a nossa porta para o mundo e para todas as oportunidades que ele pode nos proporcionar.

3. Oportunidade de mudar e recomeçar

Photo by Javier Allegue Barros on Unsplash

Iniciar uma vida fora do seu país é uma oportunidade de começar de novo, olhar para outras direções, deixar pra trás o que não nos fazia bem e adotar algumas mudanças que antes era difícil colocar em prática, mas que podem transformar nossa vida para melhor.

4. Desenvolver habilidades de inovação e adaptação

Photo by Balaji Malliswamy on Unsplash

Uma mudança desse tipo envolve riscos e exige abrir mão de algumas coisas importantes. Estar longe da família, encarar um novo idioma e cultura, sair do emprego, se reinserir no mercado de trabalho, se adaptar ao novo clima e estilo de vida, voltar a estudar, deixar pra trás alguns bens e confortos. Tudo isso exige muita paciência, resiliência e criatividade.

5. Melhor qualidade de vida

Photo by MI PHAM on Unsplash

Todo mundo quer ter uma melhor qualidade de vida no que diz respeito a segurança, saúde, educação e empregabilidade, pois essas são as nossas necessidades básicas e elas precisam estar atendidas antes de qualquer coisa. Geralmente quando escolhemos um outro lugar pra morar levamos isso em consideração, mesmo sabendo que nenhum lugar está isento de problemas, claro. Fico triste ao relatar isso, mas é um alívio não ter medo de andar sozinha a qualquer hora e lugar. A sensação de segurança que tenho aqui é impagável.

Sabemos que esse é apenas um lado da balança. Existem alguns pontos negativos que devem ser colocados do outro lado na hora de tomar a decisão de morar em outro país, pois é muito importante que esse passo tão fantástico seja dado com firmeza e segurança para que todas essas coisas boas realmente apareçam pelo caminho.

--

--

Mayara Dias
Revista Passaporte

“Pay attention. Be astonished. Tell about it” (Mary Oliver)