6 destinos místicos no Brasil para aventureiros

Amanda Santos
Revista Passaporte
Published in
5 min readOct 9, 2020

Em busca de destinos misteriosos no Brasil? Selecionei algumas das regiões brasileiras que mais atraem turistas, não apenas pelas belíssimas paisagens, mas pela energia que fornecem aos seus visitantes e experiências pra lá de inusitadas.

E aí, vamos conhecê-los? Aventure-se em seis dos lugares enigmáticos mais visitados do país!

1. Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeira Poço Encantado. Foto: Amanda Pereira Santos

Imagine um local repleto de belezas naturais, cristais (isso mesmo, há uma placa de quartzo gigante no solo do local), energias positivas, especulações sobre extraterrestres e muito esoterismo. Conseguiu imaginar? Pois saiba que no estado de Goiás existe uma região que une tudo isso e muito mais.

Em Alto Paraíso de Goiás, um dos municípios da Chapada, e em São Jorge, distrito da cidade, podemos encontrar restaurantes, lojinhas e galerias que reverberam a vida alternativa de lá, além dos principais acessos para as cachoeiras. Os programas atendem a todos os gostos vão desde aventuras radicais no meio da natureza a retiros espirituais diversos.

Assim como o Machu Picchu, o destino mais visitado do Peru, a Chapada é cortada pelo paralelo 14. Não é por menos que ambos os locais possuem uma aura de mistério que atrai turistas do mundo todo. Por muitos conhecida como a “capital” do misticismo no Brasil, a Chapada dos Veadeiros engloba não só um, mas muitos misticismos. A pluralidade mistura-se com o esotérico e o holístico.

Além de ficarmos encantados com a grandiosidade da natureza, voltamos para casa revigorados, com a mente limpa e em paz com nossas vidas. Muitos, inclusive, acabam não voltando e ficando por lá mesmo, assim como vários hippies e naturalistas que fizeram de lá sua nova casa.

2. Chapada dos Guimarães (MT)

Cachoeira Véu da Noiva. Foto: Flávio André / MTur

A história da Chapada dos Guimarães não é muito diferente: ela é cortada pelo paralelo 15, que também passa pelo Lago Titicaca, que constava nas profecias do padre Dom Bosco como regiões de energia positiva. Localizada a apenas 70km da cidade de Cuiabá, a beleza e exuberância do centro geodésico da América do Sul andam lado a lado com o esotérico.

Na Teoria Mística da Chapada dos Guimarães, escrita por Jorge Belfort Mattos Jr, propunha-se que um corredor eletromagnético existente seria capaz de possibilitar o contato com seres elementais e de outras dimensões.

Devido aos boatos sobrenaturais, diversas comunidades alternativas se estabeleceram por lá. Já as atrações naturais são perfeitas para os aventureiros que buscam desbravar o Cerrado brasileiro.

3. São Thomé das Letras (MG)

A Casa da Pirâmide. Foto: Patrick Grosner / Acervo Setur MG

A cidade das pedras mineira é rodeada por um vale que agrupa cachoeiras, grutas e trilhas. A fama enigmática, entretanto, ultrapassa o reduto ecológico. Assim como nos últimos dois destinos, São Thomé das Letras abriga comunidades alternativas diversas, com locais de grande trânsito de energia. De acordo com alguns místicos, a cidade é um dos sete pontos (chacras) energéticos da Terra.

Uma das lendas da cidade diz que a Gruta do Carimbado leva até Machu Picchu, a 4.000km de distância. O caminho secreto seria uma explicação para o sumiço dos incas que moravam nos Andes. Teriam eles ido para São Thomé? Outra teoria afirma que existe um portal dentro da caverna, que supostamente nos levaria para outra dimensão.

Uma coisa é certa: não saberemos a verdade. Até hoje, ninguém conseguiu chegar até o final da Gruta do Carimbado.

4. Serra do Roncador (MT)

Serra do Roncador. Foto: Erico Mabellini

Conhecido internacionalmente por ser um grande santuário metafísico e místico, o Roncador é uma faixa territorial de 800 km que vai de Mato Grosso até o Pará, onde seria o Portal de Aquarius.

Atualmente, é a relva sulamericana menos explorada, de maneira que seus mistérios atraem esotéricos, curiosos e cientistas do mundo todo.

As lendas contribuem para o fortalecimento dos enigmas — acredita-se que foi lá que surgiu o primeiro chacra do planeta. Os mitos vão de afirmações de que a civilização inca surgiu na região até a crença de que a serra esconde vulcões extintos, naves de extraterrestres e fósseis de dinossauros.

Também é lá que encontramos a lagoa Miararé, que aparentemente era considerada tão perigosa pelos índios que só os pajés tinham acesso a ela. Profunda e de águas cristalinas, fica em frente a uma caverna, porém não abriga nenhuma forma de vida.

5. Visconde de Mauá (RJ)

Foto: Portal Visconde de Mauá

No alto da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá reúne a simplicidade natural à sofisticação dos pontos comerciais, que vão desde restaurantes a pousadas de qualidade.

Dentre os inúmeros relatos de casos enigmáticos, muitas pessoas alegaram o contato com seres de outro mundo, como fadas, duendes e gnomos. O cenário é ideal para quem está procurando por mais contato com o meio ambiente e não é por menos que tais lendas ainda consigam ser sustentadas.

Nos últimos anos, o turismo sobrenatural foi uma das principais razões que motivaram a fama da vila. Os próprios moradores espalham os boatos misteriosos por aí e a comunidade hippie que mora no local cresce cada vez mais.

6. Eldorado (SP)

Caverna do Diabo. Foto: Prefeitura da Estância Turística de Eldorado

Hoje o quarto maior município do estado de São Paulo, Eldorado foi apelidada de Amazônia Paulista ainda em 1920, pelo botânico e biólogo português Manoel Pio Correa. Ainda hoje, a cidade honra o apelido, tendo mantido 70% da Mata Atlântica local intacta.

Os principais mitos que giram em torno do local giram em torno das heranças do período em que a região era explorada pela mineração do ouro. É pela mesma razão que um dos programas culturais mais interessantes é o circuito quilombola e as inúmeras possibilidades de imergir na cultura africana.

Mas o patrimônio histórico não é o principal atrativo: os visitantes podem desfrutar de trilhas em meio à natureza, cachoeiras, parques e mirantes.

Uma das atrações naturais mais visitadas é a Caverna do Diabo, cujo nome oficial é Gruta da Tapagem, mas imediatamente remete às igrejas barrocas. É a maior caverna do estado de São Paulo, com apenas 6.500 metros conhecidos e 700 permitidos para o público.

Não é por menos que Eldorado foi o último destino que escolhemos para a nossa lista. Dentre os seis queridinhos brasileiros em questão de misticismo, não faltou natureza, energia positiva e muito mistério.

E aí, está esperando o que para se aventurar nos destinos mais místicos do Brasil?

--

--