Espetáculo teatral no Zás. Foto: Sarah Torres /ALMG

7 DICAS CULTURAIS QUE ACONTECEM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS

Sarah Torres
Revista Passaporte
Published in
4 min readMar 1, 2018

--

As aparências enganam. A gente pode olhar para uma pessoa toda engravatada e imaginar: “Nossa, essa pessoa deve ser bem séria. Deve trabalhar em um lugar muito sério, com pessoas seríssimas!” Atire a primeira pedra que nunca julgou o outro pela aparência. Se agimos assim com pessoas, com certos lugares não fica muito diferente. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais é um bom exemplo. Você pode pensar que as atividades que acontecem por lá são exclusivamente dedicadas à política. No entanto, além de produzir leis e fiscalizar as ações do governo, a ALMG também promove e organiza muita coisa interessante para a comunidade. No post de hoje listo 7 coisas bem legais desenvolvidas pela Assembleia.

Músicos se apresentam no Segunda Musical. Foto: Sarah Torres /ALMG

1 — Sem nada pra fazer na segunda à noite? Vá ao Teatro da Assembleia! Toda segunda-feira, às 20h, a ALMG oferece o “Segunda Musical”. Músicos profissionais e consagrados executam recitais de música erudita abertos à comunidade. Suas segundas-feiras não serão mais as mesmas ouvindo música clássica e ainda cuidando da saúde! Sim! Segundo um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, ouvir música clássica com frequência ativa genes associados à função cerebral e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas. Sensacional!

2 — Gosta de arte e fotografia? A ALMG tem uma galeria que sempre recebe exposições de artes plásticas, artesanato, mostras educativas e culturais. São muitas exposições de foto e arte superbacanas! Eventualmente acontecem também mostras de artesanato com produtos do interior do estado. Gente, é cada artesanato e quitanda do interior mais lindo e saboroso que o outro… Para não perder é só acompanhar a agenda de atividades culturais que você fica por dentro de tudo!

3 — Quer saber sobre política de uma forma interessante? O Memorial Minas Gerais conta a história política do estado por meio de vídeos, áudios, fotografias e textos de uma forma bem leve e interativa. Vale muito a visita! Além disso, no site da Assembleia você encontra uma série de vídeos relacionados ao memorial e sobre os processos políticos. Um ótimo material para trabalho de escola, faculdade ou conhecimento pessoal.

4 — Você sabia que a Assembleia oferece cursos à comunidade? Presenciais ou à distância a Escola do Legislativo desenvolve atividades dirigidas ao cidadão, organizações e entidades da sociedade civil. O objetivo é contribuir para a qualificação da participação popular no processo de criação de leis. O requisito para participar das atividades é ter alguma relação com oLegislativo. Clique e saiba mais!

Espetáculo teatral no Zás. Foto: Sarah Torres /ALMG

5 — Sexta-feira é dia de espetáculo! Teatro, dança ou música popular, o Zás apresenta toda sexta-feira uma atração ao meio dia no Teatro da Assembleia. Está passando pela região nesse dia e nesse horário? Corre lá! As apresentações duram uma hora e sempre tem coisa boa. E todas são gratuitas! Para saber a programação clique aqui.

Brincadeira na Praça. Foto: Clarissa Barçante /ALMG

6 — Curta a praça. A Praça Carlos Chagas ou Praça da Assembleia recebeu uma bela reforma no último ano e ficou linda! Desde a sua inauguração a praça bomba! Fica lotada de gente o dia todo! Tem igreja para quem é de reza, tem criança brincando, adulto malhando, manobras de skate e patins, cachorro correndo, gente caçando pokémon… Cabe todo mundo! É uma festa! Com diversos ônibus parando na praça da pra vir de todo canto de BH!

7 — Pra fechar! A maioria dos espaços dedicados à cultura na ALMG são abertos para a população. Você que é artista e quer expor o seu trabalho, você escritor quer lançar o seu livro, você artista que tem uma peça teatral, músico ou dançarino quer se apresentar no teatro? Você pode! Fique atento aos editais e se inscreva! Saiba mais.

E aí, você já sabia que a Assembleia oferece todas essas oportunidades? O que achou?

--

--

Sarah Torres
Revista Passaporte

jornalista, técnica em design gráfico, fotógrafa, ciclista. em busca da expansão da consciência. BH/MG