7 lugares para andar de bike em BH e região

Sarah Torres
Revista Passaporte
Published in
4 min readApr 4, 2018
Vista da trilha na Serra da Calçada em Brumadinho. Foto: Sarah Torres

Para mim andar de bike é uma das melhores coisas dessa vida. A sensação de liberdade e relaxamento é imediata! De confiança também, afinal você está no comando de um veículo de duas rodas fininhas! E o ventinho no rosto? Não tem coisa melhor! Além disso tudo, andar de bike faz bem pra saúde e não poluí o meio ambiente! Estimula o sistema imunológico, ajuda o organismo a se defender de vírus e bactérias, previne doenças, emagrece e mais um tanto de coisa boa! Iiiii você não sabe andar de bike? Não se preocupe! Sempre há tempo! O pessoal do Bike Anjo pode ajudar você! Clique aqui e saiba como. Então, para você que já sabe andar de bike, indico 7 lugares para pedalar em Belo Horizonte e região.

Lagoa da Pampulha Foto: Sarah Torres

Lagoa da Pampulha. O mais conhecido e tradicional local de Belo Horizonte reúne ciclistas de todas as idades e estilos. Nos finais de semana a Lagoa fica bem movimentada com gente de todo perfil: tem o pessoal da speed, aquela bicicleta magrelinha de pneus fininhos que sempre anda em alta velocidade, o pessoal da mountain bike, aquela bike mais robusta com pneus grossos. Tem gente passeando de boa e crianças nas primeiras pedaladas. Gente andando de patins e os atletas de corrida. Tudo misturado! Com organização, educação e bom senso cabe todo mundo!

Se você é daqueles que treinam forte, vá bem cedinho. É mais vazio e o pessoal que vai passear não te atrapalha e você não os atrapalha nos 18 km percurso.

Esplanada do Mineirão Foto: Divulgação

Esplanada do Mineirão. Espaço é o que não falta! Com 80 mil m² dá para andar de bike, patins, skate e muito mais! Ótimo para quem está aprendendo todas as práticas mencionadas, já que o lugar é gigante e tem muito espaço. A Esplanada funciona de 7h às 22h todos os dias. Podendo ter alterações em dias de eventos e jogos.

Trilha na Serra da Calçada em Brumadinho. Foto: Sarah Torres

Serra da Calçada. Ao lado da entrada do Condomínio Retiro das Pedras em Brumadinho. Há um estacionamento em frente e é bem movimentado no final de semana. Trilha de terra e cascalho é ideal para quem anda de mountain bike. Tem gente de toda idade também. Para quem está começando a trilhar é uma boa, já que há trechos bem tranquilos. O lugar é bem amplo com várias trilhas que levam à diferentes lugares. Um deles é a trilha que leva ao Forte de Brumadinho , uma construção do ano de 1750. Da para chegar até uma pequena queda dágua e um poço onde é possível tomar banho. Essa trilha é mais difícil com descidas íngremes e em certos momentos deve carregar a bike. Aqui você pode conferir algumas trilhas no local.

Cidade Administrativa. Nos finais de semana muita gente pedala no local. Uma boa opção para crianças e pessoas que estão começando, já que o estacionamento é bem amplo e tranquilo.

MG-10. Para quem já pedala há mais tempo e está acostumado com longas distâncias, uma sugestão é a MG10. Pode ir até o aeroporto de Confins ou até as cidades próximas como Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Tem acostamento por todo o trajeto e muitos ciclistas frequentam o local.

Lagoa Santa. No entorno da lagoa não há acostamento ou ciclovia então é preciso atenção, seja no passeio ou na rua. No domingo acontece uma feirinha na orla, mas aí é só passar pelas ruas paralelas ou descer da bike e seguir a pé. O local é bem tranquilo e arborizado. Para iniciantes é excelente! São só 6 km, tudinho plano.

Trilha em Sabará. Foto: Sarah Torres

Sabará. Há quase 25 km de distância de BH a cidade história possui trilhas de estradas de terra fantásticas! Percursos onde você pedala ao lado de rios e podendo encontrar cursos d’água no meio de florestas. Chegando na estrada que leva ao Pompéu, logo depois da Mannesmann, há uma entrada à esquerda com um marco da Estrada Real. É seguir direto por essa estrada, atravessar o asfalto e continuar na estrada de terra. Trilha fantástica muito frequentada por ciclistas e por quem faz trekking. Se tiver interesse nessa trilha e ficou alguma dúvida, deixe um comentário! ;D

E aí, o que achou das sugestões? Conhece mais algum lugar para indicar? Comente aí!

--

--

Sarah Torres
Revista Passaporte

jornalista, técnica em design gráfico, fotógrafa, ciclista. em busca da expansão da consciência. BH/MG