Angela Mansim
Revista Passaporte
Published in
6 min readMar 28, 2021

--

Neste ano, comprometi-me a colocar para fora os pensamentos e as ideias que costumam ficar concentradas, por vezes aprisionadas, na mente.

Se você, assim como eu, sempre está em busca de boas perguntas para refletir, mesmo que ainda não consiga encontrar aquela resposta mágica e satisfatória, espero que estas te sejam úteis e sirvam para você assim como tem servido a mim.

01. O que me inspira profundamente?

02. Qual é meu talento especial?

03. O que atende a uma necessidade importante no mundo?

04. Se eu só pudesse fazer uma coisa com a minha vida agora, o que seria?

05. Essa é a coisa mais importante que eu deveria fazer com o meu tempo e meus recursos neste momento?

06. Qual é meu parâmetro de sucesso?

07. Qual progresso/objetivo, se realizado, promoverá o maior avanço em todas as coisas que quero realizar?

08. Qual o ponto em que fazer mais não significa aumentar a produtividade?

09. Alcancei o objetivo que estabeleci para mim mesma neste ano?

10. Qual é a minha filosofia central de vida?

11. Em que eu quero investir tudo?

12. Presto serviços da melhor qualidade que sou capaz ou posso melhorar em alguma parte/área?

13. Qual o ponto em que fazer menos (e pensar mais) produz mais resultado?

14. Presto a maior quantidade de serviço que sou capaz?

15. O espírito da minha conduta com os outros e as situações é harmônico e cooperativo?

16. Permito que o hábito da procrastinação diminua minha eficiência e, se sim, até que ponto?

17. Quem eu quero ser?

18. Se essa oportunidade nunca tivesse surgido, o que eu estaria disposta a fazer para conquistá-la?

19. Busco melhorar minha personalidade e, se sim, de que maneira?

20. Como quero viver?

21. E se eu tentar fazer tudo ao contrário do que faço durante 48 horas, como seria diferente?

22. E se eu pudesse ser verdadeiramente excelente em uma única coisa, qual seria ela?

23. Sou persistente em seguir meus planos até completá-los?

24. Onde eu gasto uma quantidade besta de dinheiro? E se eu puder enxugar meus excessos?

25. O que eu não quero fazer?

26. Tomo decisões definidas e com caráter todas às vezes?

27. O que eu faria/teria/seria se eu tivesse 10 milhões de dólares hoje? Qual é o meu verdadeiro TMI (Target Monthly Income) para viver a vida que desejo?

28. Eu reservo tempo para me sentir profundamente grata pelo meu corpo, mente e espírito?

29. Eu costumo focar mais naquilo que posso ou naquilo que não posso controlar?

30. Quais são as minhas paixões?

31. Permito que medos e anseios diminuam minha capacidade de viver a vida em meu máximo potencial?

32. Qual á a pior coisa que pode acontecer se eu tentar? Eu conseguiria voltar ao ponto em que estou? Qual é o pior cenário possível? Quais seriam os efeitos sociais? Qual seria o impacto financeiro?

33. Como posso investir para reduzir os riscos e aumentar minha resiliência social e financeira?

34. Qual obstáculo que, se removido, fará com que todos os outros desapareçam?

35. O que me motiva?

36. Sou cautelosa demais ou de menos?

37. Minhas relações com meus companheiros de trabalho são agradáveis ou desagradáveis? Se são desagradáveis, são minha culpa em parte ou integralmente?

38. Se eu só pudesse trabalhar 2 horas por semana no meu negócio, o que eu faria?

39. Você realmente acredita que merece ser rica?

40. Pelo que quer ser lembrada?

41. O que está te impedindo de obter o que é essencial?

42. Dissipo energia por falta de concentração ou falta de esforço?

43. Qual é a decisão que remove outras 1000 decisões?

44. Sou compreensiva e tolerante em relação a todos os assuntos? Se não, quando?

45. O que torna meu negócio único?

46. O que estou fazendo errado?

47. A forma como defino a riqueza define se sou rica ou não. O que é riqueza para mim?

48. Qual obstáculo está me impedindo de terminar e como resolvê-lo?

49. Quais são minhas regras para tomada de decisões?

50. Qual é a minha capacidade de agir apesar do medo, da preocupação, do incômodo e do desconforto?

51. Onde quero estar?

52. Qual o menor progresso viável que seria útil e valioso para tudo que desejo cumprir hoje/na vida?

53. E seu eu pudesse criar meu próprio MBA da vida real, como seria?

54. Você consegue ir em frente mesmo quando não está disposta a fazer isso?

55. O que é importante agora?

56. Qual fragilidade minha, se melhorada, pode trazer benefícios para todas as outras áreas?

57. E se eu não pudesse fazer o pitch do meu produto ou serviço diretamente, o que eu faria?

58. Quais são meus próximos 10 passos na vida?

59. O que eu gostaria de fazer um dia em consequência do que aconteceu hoje?

60. Em qual situação recente eu gostaria de ter agido de forma diferente? O que eu teria feito?

61. Qual é e como se formou o meu modelo de riqueza?

62. Como se tornar acima da média?

63. Sou interpretada em algum de meus hábitos?

64. Do que você realmente tem medo?

65. Expresso, aberta ou secretamente, qualquer forma de egoísmo?

66. Minhas opiniões e decisões se baseiam em palpites e adivinhações ou na exatidão e análise de raciocínio?

67. Quem guia você a lugares nunca idos?

68. Daqui a 5 anos, quais decisões eu gostaria de ter tomado hoje?

69. Quanto tempo dedico a esforços inúteis que poderia aproveitar melhor?

70. Sigo o hábito de fazer um orçamento de minhas despesas e renda? Sigo rigorosamente este orçamento?

71. O que eu preciso fazer para performar no meu máximo potencial?

72. Como reorganizar meu tempo e meus hábitos de modo a me tornar mais eficiente?

73. O que se, eu colocasse em ordem, me permitiria ficar offline sem computador ou celular por 4 ou até 8 semanas?

74. Se eu fosse a compradora dos meus serviços, estaria satisfeita com minha aquisição?

75. Estou seguindo a vocação certa, e se não, porque razão?

76. Como posso jogar dinheiro neste problema? Como posso “desperdiçar” dinheiro para melhorar minha qualidade de vida exponencialmente?

77. Fui ou sou injusta com alguém?

78. Qual a melhor compra que já fiz na vida abaixo de R$100,00?

79. Se eu pudesse colocar qualquer coisa em um outdoor, o que seria?

80. Em qual momento na minha vida me lembro de me sentir vivendo mais plenamente?

81. Como é um dia perfeito?

82. Você está condicionada para ter um rendimento financeiro estável ou flutuante?

83. Você está programada para o sucesso ou para a mediocridade financeira?

84. Qual é uma pessoa que você realmente admira?

85. Quais são as suas maiores realizações até aqui?

86. O que te faz acordar animada para viver o dia?

87. Qual é o livro que você mais deu de presente e por quê? Quais são os livros que influenciaram muito sua vida?

88. Como um fracasso, ou aparente fracasso, preparou você para o sucesso posterior? Você tem uma “falha favorita” sua?

89. O que é um hábito incomum ou uma coisa absurda que você ama?

90. Quando você se sente oprimido ou sem foco, o que você faz?

A qualidade de nossas perguntas é a qualidade de nossa vida. Pessoas bem sucedidas tem perguntas melhores e, como resultado, melhores respostas.

— Tony Robbins.

Bingin, Bali, Indonésia.

Instagram meu.

--

--

Angela Mansim
Revista Passaporte

Designer de textículos. Livre & maluca, amém. Instgrm: @angelamansim.