As cores inesquecíveis de Valparaíso

LatinaTravelsBR
Revista Passaporte
Published in
4 min readJan 17, 2018

Read the English version here

Na boa? Acho difícil existir uma cidade com arte de rua mais incrível na América do Sul do que Valparaíso, lá no Chile. Cada esquina da cidade portuária é uma oportunidade de embelezar seu Instagram.

Eu fiquei lá por um mês, em março de 2017, e até hoje sinto saudades do lugar. Tem arte por todo lado, gente do mundo inteiro, comidinhas gostosas, e a buena onda característica daquele país.

Como chegar: sai busão de Santiago a toda hora e a viagem não dura nem duas horas. Ouso dizer que os ônibus do Chile, assim como a arte de rua de Valpo, são os melhores da América do Sul. Baratos, confortáveis, limpos, e dá pra comprar tudo pela internet pagando até no Paypal. As rodoviárias não são lá essas maravilhas, mas é só ficar de olho nos pertences e nos ônibus que chegam a toda hora e nunca param em lugar definido.

O que fazer: você escolhe. Tour para conhecer a arte de rua, balada até de manhã, curso de empanada, rolêzinho na mini praia, passeio de barco… Seja lá o que você fizer, lembre-se de encerrar o dia com uma taça de pisco sour (imagem abaixo), clássico chileno/peruano.

Onde ficar: tem tanto hostel incrível. Seriedades. Cada um mais legal que o outro. Melhor cerro? Cerro Alegre ❤ ❤ Eu fiquei em um hostel como voluntária (via Workaway) porque queria passar o mês inteiro na cidade sem gastar muito. Mas no bate e volta dá pra achar diárias por volta dos 30 mangos. Fica de olho: a cidade é cheia de ladeiras. Mesmo com as escadarias e funiculares, é melhor ficar num hostel mais perto do mar. Assim você evita subir e descer mil vezes durante o dia. Também é bom evitar caminhar muito pela cidade à noite, pois tem assaltos nas escadarias e bequinhos :(

Segurança: Valpo não tem a melhor das reputações. Mesmo com os relatos de assaltos por todo lado, eu, mulher, viajando sozinha, não me senti insegura. Mas vi muitos turistas se colocando em situações de risco: meninas no facetime no meio da rua, à noite, garotos bêbados sem saber voltar pro hostel depois da balada… Regras básicas de segurança que os gringos costumam esquecer, mas que brasileiro nasce sabendo. He :P

Pros nômades digitais: tem internet veloz por toda a cidade. E tem uma Starbucks caso você precise passar hoooras trabalhando num projeto. Tem várias cafeterias descoladas e fofinhas, mas aí não dá pra passar tanto tempo sem começar a receber olhares furiosos da galera.

Viagens de um dia: você vai pra Vinã del Mar. Eu sei. Eu fui também. Mas, olha, chatinho, viu? Uma praia fria, pequena, um centrinho murcho. Quer um lugar diferente? Quer se sentir no deserto sem nenhum burro por perto (piada de tiozão, desculpa). Então pega um ônibus baratinho e vai pras dunas de Concón. Dunas gigantes. Mas gigantes mesmo. Dá pra ver Valpo de longe. E o sol se pondo sobre o oceano. Dá pra fazer sandboarding. Dá pra sair de lá, atravessar a rua e ir ao Dunkin Donuts dentro do hipermercado Jumbo.

Só não faz como eu, que fui pras dunas de Havaianas e queimei os pés horrivelmente. Não dá pra andar descalço de jeito nenhum. Ah, se você for em dia de semana, o lugar é só seu :D

--

--

LatinaTravelsBR
Revista Passaporte

Nomade digital na estrada desde julho/16, quando entreguei o apê alugado, vendi tudo e mantive só o que cabia na mochila / IG: __bkbound__