Boston em um dia — e outras dicas da cidade

O melhor da melhor cidade dos EUA em um dia, a pé e de graça :)

Beatriz Guarezi
Revista Passaporte
8 min readApr 16, 2018

--

Três dias em Boston em 2013 foram o suficiente pra decidir “um dia quero morar nessa cidade”. Assim, em 2015 voltei para ficar um ano, e depois das quatro estações que passei lá, não restam dúvidas: é a melhor do mundo. ❤

Durante esse tempo pude receber diversos amigos, e mostrar o quão incrível é essa cidade através dos meus lugares favoritos. E melhor ainda, indo de um para o outro a pé. Desde então, a todos que me pedem dicas da cidade, eu desenho esse roteiro.

Compartilho aqui como forma de reviver esse passeio, registrar pra sempre essas paisagens, e inspirar futuros passeios.

Em Boston, vá a pé!

A não ser que você esteja indo de um ponto a outro bem específicos, percorrendo uma distância considerável, conheça a cidade a pé.

  • É um cidade pequena, se você não considerar a “Greater Boston Area”, que são os municípios em volta (Cambridge, por exemplo). Assim, dá para ir de uma ponta a outra caminhando tranquilamente.
  • E principalmente, é uma cidade agradável demais de se caminhar. É praticamente toda plana, e cheia de contrastes — o rio e a cidade, os prédios modernos e as construções antigas, o “American Way of Life” e imigrantes de todos os lugares do mundo.
  • Considerando isso, acho que a cidade é melhor aproveitada quando o clima está ameno. Outono é ideal (as cores são maravilhosas!), mas primavera e verão também são muito agradáveis. No verão, ainda, o sol se põe lá pelas 20h.

Vá a pé. E quando for, a minha sugestão é esse trajeto:

Do Prudential Center ao North End Park

Se você for fazer essa caminhada sem parar, dá aproximadamente uma hora (só!!!). Mas aproveitando ao máximo, saindo do Prudential Center lá pela 1 da tarde dá para chegar no North End Park ao pôr do sol (melhor pôr do sol!).

Roteiro passo a passo, do Prudential Center até o North End Park

1. Prudential Center

Sugiro começar por lá, mais especificamente pelo último andar. Do topo do Prudential Center tem um observatório com vista para a cidade toda, além de audio-guides mostrando e explicando diversos pontos.

Foto tirada por mim em 2013 :)

Na volta do Skywalk Observatory, há duas opções para almoçar: Cheesecake Factory, que vale a pena do pãozinho com manteiga da entrada, até o cheesecake da sobremesa; ou uma hamburgueria chamada 5 Napkin, que eu fui em 2013 e em 2015, e o hamburguer da casa era incrível do mesmo jeito, pelo mesmo preço.

2. Boston Public Library

Trinity Church, vista da escadaria da Boston Public Library

Do Prudential Center é uma caminhada bem curta até a Boston Public Library, que fica de frente para a Trinity Church, e é um daqueles pontos de Boston que tem algo legal para ver em todas as direções para onde se olha. A entrada é de graça na biblioteca, que é toda bonita — saguão, escadarias, estantes e área externa.

3. Newbury Street e Georgetown Cupcake

O objetivo aqui é ir da Library até o Boston Public Garden, e para isso há dois caminhos: pela Boylston St, ou pela Newbury St. Ambas tem lojas, bares e restaurantes legais, e dá pra ficar dando voltas por horas. Eu recomendo andar essas quadras pela Newbury Street, porque ela tem menos lojas de departamento e mais galerias e boutiques locais, além da arquitetura mais antiga e do melhor cupcake red velvet da vida.

A dica é: pare na Georgetown Cupcake, peça um cupcake red velvet e algum outro dos sazonais que eles tiverem naquele dia — para viagem, e siga caminhada com eles. :)

4. Boston Public Garden e Boston Common

Enquanto a maioria dos parques em cidades grandes “isola” as pessoas da cidade, o que eu mais gosto em relação ao Boston Public Garden e ao Boston Common é que eles se integram à cidade. As pontes, lagos e árvores ficam mais bonitos em contraste com os prédios modernos azuis, e antigos bordô, nessa mistura de cores muito particular a Boston.

Aqui vale passear com calma, dar voltas no Garden antes de atravessar a rua para o Boston Common, sentar num banco para comer os cupcakes da Georgetown e apreciar todos os ângulos. Não esqueça de sempre olhar para cima, onde o topo das árvores encontram o céu e os prédios ❤

O melhor cupcake red velvet da vida, para ser degustado pelo Boston Common e o Boston Public Garden

5. Downtown Crossing até a Old State House

Do Boston Common, a minha recomendação é entrar em uma das ruas e seguir até a estação Downtown Crossing, que fica bem no meio de várias lojas e ao lado da Primark — se eu não me engano, a única unidade nos EUA dessa loja européia onde eu garanti desde botas de neve até camisetas por preços muito bons. Mas há grandes chances de perder horas aqui, então é bom se programar.

Quando conseguir sair das lojas (coragem!), é só seguir pelo centro da cidade até a Old State House, que foi a primeira sede da prefeitura da cidade, em 1713.

6. Fanueil Hall Marketplace

Da Old State House é só atravessar a rua para chegar no Fanueil Hall Marketplace. Um complexo de lojas, feiras, artistas de rua e restaurantes que, como quase tudo em Boston, mistura o histórico e o novo, o americano e o estrangeiro.

Aqui vale ir com calma por cada corredor, provar comidas diferentes, e caminhar até o final, onde vai dar para ver o mar.

7. Aquário e Waterfront Park

Se você almoçou no Prudential e começou de lá, a essa hora o sol já deve estar baixando, o que deixa esse lugar muito agradável. Tem um parque grande de frente para o mar, onde em dias de sol e tempo bom sempre terá pessoas passeando, fazendo piquenique, exercício, eu já vi até aulas de dança e yoga. No verão, tem filmes ao ar livre aqui também.

Depois de caminhar pelo Quincy Market, vale passar no Starbucks que fica no Waterfront Park e relaxar por aqui.

8. North Point Park

De um parque a outro, esse com obras de arte, fontes e balanços ao ar livre. Ele não tem tantas árvores, mas tem a vantagem de ser em uma área bem plana, e complementar tanto a paisagem da cidade, quanto do mar. A essa altura já deu pra perceber que eu sou suspeita pra falar que é maravilhoso, né :)

9. Hanover St

Essa é uma Little Italy, em Boston. É uma rua todinha de restaurantes italianos. Eu confesso que não lembro exatamente o nome de nenhum, mas em três oportunidades, entrei em portinhas aleatórias, e comi muuito bem. Considerando as horas de caminhada, acho o melhor lugar para encerrar esse passeio.

Tipo Itália, só que em Boston

Mais dicas, para mais de um dia

Por mais que dê para cruzar a cidade a pé em um dia, como eu acabei de mostrar, Boston tem outros cantos que valem muito a pena conhecer. Para mais dias de viagem, mais algumas recomendações:

  • Fenway Park — se tiver partidas do Red Sox durante a sua visita, não pense duas vezes. Em geral os ingressos não são caros, e mesmo que o esporte seja complicado, o passeio vale pela atmosfera dentro e em volta do estádio, de todo mundo parando pra cantar “Sweet Carolina” (achava que era só em filmes) e do melhor cachorro-quente que eu comi nos Estados Unidos.
  • Charles River Esplanade- depende da estação do ano, mas se o tempo estiver ameno e o dia for de sol, caminhar à beira do rio é um dos melhores passeios. Recomendo andar pela Memorial Drive, em Cambridge, que tem vista para Boston. Se for verão, muita gente anda de caiaque, bicicleta, faz piqueniques e toma sol. Fica tipo praia :)
  • Museum of Fine Arts Boston- Ele fica à beira de um parque lindo, tem vários restaurantes em volta, e como museu me impressionou por ter exposições modernas e diferentes. Quando eu visitei, uma das exposições era sobre tecnologia na moda, por exemplo.
  • Assembly Square- Esse é um ponto distante dos turísticos, mas caso você esteja hospedado perto da linha laranja do metrô, ou queira conhecer um lugar diferente, a Assembly Square é um shopping a céu aberto, com lojas, cinema e restaurantes, com um parque na beira do rio. Por ser perto de onde eu morava, se tornou um dos meus lugares favoritos para passar a tarde.
  • Harvard & MIT- Passeios clássicos, que eu sugiro serem feitos a pé, quando dá para notar que as calçadas e casas vão ficando bordô conforme você se aproxima de Harvard. Em volta da Harvard Square tem muitos bons restaurantes para comer bem e gastar pouco (universitários, né). Frequentava muito os mexicanos Felipe’s e Border Café.
Harvard Yard, Assembly Square, Museum of Fine Arts e Charles River Esplanade ❤

Boston é uma cidade histórica e moderna, americana e estrangeira, verde e bordô, com muitos tons de azul. Acho que foram todas essas contradições, e as pessoas e momentos que eu compartilhei por lá, que marcaram esse lugar na minha vida para sempre.

Ir para Boston, para mim, foi um caminho sem volta. Um pedaço de mim com certeza ficou por lá. Enquanto eu não volto para buscar, espero que todos aproveitem a visita :)

--

--

Beatriz Guarezi
Revista Passaporte

estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails. criadora da newsletter Bits to Brands. assine em http://www.bitstobrands.com