Burning Man — Guia de sobrevivência

Milena Issler @hein.gata
Revista Passaporte
Published in
20 min readFeb 12, 2020

--

O que é? Como comprar ingressos? Como chegar? Onde ficar e o que levar? Este é um guia prático para quem quer ir para o Burning.

O que é o Burning Man?

Se você buscar na internet, a definição de Burning Man é a seguinte: um encontro anual que ocorre em Black Rock City — uma cidade temporária erguida no deserto de Black Rock, em Nevada, EUA. O evento é descrito como um experimento em comunidade, reúne música e arte. Em 2016, o Burning Man foi realizado entre 28 de agosto e 5 de setembro e reuniu cerca de 70 mil pessoas. O evento tem seu ponto culminante na queima ritual de uma grande efígie de madeira (“o Homem”), que ocorre tradicionalmente no sábado à noite — todos estão lá para ver.

Foi realizado pela primeira vez em 1986 na Baker Beach, em San Francisco, como um pequeno evento organizado por Larry Harvey e um grupo de amigos, que construíram e queimaram um boneco de madeira de aproximadamente 3 metros. O ritual passou a se repetir todos os anos. Conforme foi crescendo e atraindo mais pessoas, em 1990 o evento passou a ser no deserto de Black Rock. Nos anos seguintes, foi tomando proporções cada vez maiores e passou a ser cobrado, o que também proporcionou ao evento maior organização, segurança, infraestrutura e público.

Burning Man não é um festival. Burning Man é uma comunidade. Uma cidade temporária. Um movimento cultural global baseado em 10 princípios práticos.

Vista de cima, a Black Rock City reune 70 mil pessoas em uma cidade temporária. Imagem de satélite do DLR — German Aerospace Center.

Um mundo utópico por 7 dias, sem dinheiro nem propaganda, só festa, música e arte.

Algumas regras são claras e outras você vai acabar percebendo só quando está lá. Como por exemplo é proibido usar dinheiro, nada se compra e nada se vende. As únicas coisas que são vendidas lá no Center Camp, pela organização do evento é gelo, café algumas bebidas frias como chás, fora isso tudo você deve levar e o resto você vai receber e também dar sem cobrar nada nem receber nada em troca. Marcas, logotipos ou qualquer tipo de propaganda também é extremamente proibido. As maiores empresas do mundo estão lá, patrocinando e executando projetos, mas você não vai saber. Google, Tesla, Amazon, Uber… estão todas lá. Aliás o Vale do Silício inteiro está por lá… mas você vai acabar descobrindo de outras maneiras. Acho que a mais importante das regras e que impacta mais a todos é o Leave no Trace. Assunto tão sério que após o término do BM um grupo de voluntários escaneia (literalmente) cada centímetro do solo com detectores de metal, tudo que for encontrado de lixo é sinalizado por GPS e qualquer pessoa pode acompanhar a limpeza do local on-line através de uma mapa. É assim que os camps mais "sujinhos" são multados.

OS 10 PRINCÍPIOS DO BURNING MAN

1. Radical Inclusion: qualquer um pode participar do Burning Man. O estranho é bem-vindo e respeitado.
2. Gifting: dar algo sem receber nada em troca.
3. Decommodification: os ambientes sociais não podem ser mediados por
patrocínios comerciais, transações ou publicidade.
4. Radical Self-reliance: incentiva o indivíduo a descobrir, exercer e confiar
em seus recursos internos.
5. Radical Self-expression: a autoexpressão radical provém dos dons únicos do indivíduo. Ela é oferecida como um presente para os outros. Seja quem você quiser, vista-se como quiser, expresse-se como quiser.
6. Communal Effort: exercer cooperação e colaboração criativas. Produzir, promover e proteger redes sociais, espaços públicos, obras de arte e meios de comunicação que suportam essa interação.
7. Civic Responsibility: valorizar e respeitar a sociedade civil. Os
organizadores devem assumir a responsabilidade pelo bem-estar
público de acordo com as leis locais, estaduais e federais e comunicar
as responsabilidades cívicas aos participantes.
8. Leaving No Trace: respeito ao meio ambiente. Não deixar nenhum vestígio físico das atividades no local.
9. Participation: a transformação, seja no indivíduo ou na sociedade, só pode ocorrer por meio de uma participação profundamente pessoal. Todos são convidados a trabalhar. Todos são convidados a brincar.
10. Immediacy: buscar superar as barreiras que se interpõem entre nós e o reconhecimento de nosso eu interior.

COMO COMPRAR O INGRESSO?

Venda on-line: acontece em um único dia, a definir pelos organizadores, normalmente em perto de abril/março. A venda é exclusivamente on-line, exige pré-cadastro com dias de antecedência (se não você nem consegue logar pra comprar) e no dia da venda existe uma fila virtual insana. ATENÇÃO: ingressos esgotam em poucos minutos. Já vou avisando, é tão difícil quanto ganhar na loteria!

Se você não conseguiu, inscreva-se no OMG Last Chance que acontece em agosto. Não conseguiu mesmo assim? Fale com amigos e procure no Facebook, tem sempre alguém vendendo de última hora. Não conseguiu nem assim? Dá pra ir lá na fila e tentar a sorte (talvez você tenha que ficar pelado segurando uma placa).

ÚNICO SITE PARA VENDA: www.tickets.burningman.org

ATENÇÃO: existem sites que vendem ingressos por fora e até antes da abertura da venda oficial, fique esperto pois pode e deve ser golpe! Após a abertura oficial, somente campings cadastrados e operando oficialmente terão ingressos extras para vender para seus convidados. Você pode até conseguir ingresso em troca de trabalho como por exemplo emprego no aeroporto, no correio ou até como voluntário. Pra isso tem que sair perguntando na comunidades e juntos aos burners mais experientes.

COMO CHEGAR LÁ?

Black Rock Desert está a 310 km de Reno (cidade mais próxima) e a 660 km de San Francisco, Califórnia — dirigindo pela Route 80, que é totalmente asfaltada. A estrada para Desert Rock é muito bonita, a paisagem me lembra um pouco algumas regiões da Patagônia. Nas proximidades está o Lago Tahoe, lugar maravilhoso, destino preferido dos Burners para tirar o pó do corpo após o evento.

Essa é sua primeira visão da entrada, uma quilométrica fila de cones.

DE CARRO
Abasteça seu carro em Reno, TANQUE CHEIO! - conforme se aproximar de Black Rock Desert, já não existem mais postos de combustível, nem fast-food. Você vai precisar de combustível para ida e volta e se usar ar-condicionado e manter o carro ligado durante o evento seu combustível não será suficiente. ECONOMIZE o máximo que puder para evitar imprevistos. Seu último contato com a sociedade será a poucos quilômetros da chegada, uma espécie de feirinha hippie que vende comida e equipamentos para o Burning. Aproveite para comer e beber pois a fila pode ser longa.

ALUGUEL DE CARRO
Você pode alugar carros nas grandes cidades, San Francisco, Reno ou Las Vegas por exemplo, todas oferecem dezenas de locadoras com opções e preços variados de veículos. Procure reservar seu carro com pelo menos três meses de antecedência ao evento, pois tanto os veículos maiores quanto os trailers (RVs) costumam estar esgotados na véspera da data. Além disso, já prevendo
o estado deplorável em que o veículo é devolvido à locadora, costumamcobrar multas altíssimas — na faixa de 500 dólares, caso não devolva o carro limpo. Alguns lava-rápidos e depósitos de lixo também costumam cobrar valores mais altos devido ao evento.

Rota saindo de San Francisco até Black Rock Desert, passando por Reno.

Para um grupo de quatro pessoas alugue um carro grande. Exemplo
Kia Sedona ou GranCaravan, com capacidade para sete pessoas — é o tamanho exato para caber toda a bagagem, equipamento de camping, comida e 80 litros de água. Respeite os limites de velocidade, diferente do Brasil, lás as leis funcionam. Não há necessidade de 4x4, pois o trecho é todo asfaltado e lá no deserto seu carro ficará parado, o mais importante é ter o tanque cheio.

Recomendo:
www.skyscanner.net/carhire/
www.kayak.com/cars

Esse site aqui IMOOVA sempre tem ofertas de U$1 para você fazer transfer de RV's pelo USA (e outros países). Vale a pena tentar a sorte antes de alugar!

ÔNIBUS
O BM oferece um serviço de ônibus saindo de Reno ou de San Francisco. São cobrados adicionais por galão de água, bagagem e bicicleta. A vantagem é que o ônibus não pega fila para entrar. Mais informações aqui

AÉREO
Pra quem tem grana sobrando…Não pegue nenhum trânsito e voe direto para Black Rock City saindo Reno, San Francisco Bay Area e Southern California. Mais informações aqui

CARONA
Pra quem não tem grana mesmo… essa é uma boa opção. Procure nas comunidades do Facebook que com certeza você vai encontrar pessoas que tem lugar disponível no carro e interesse em dar carona e dividir custos. Afinal são 70 mil pessoas indo para o mesmo lugar!
Mais informações aqui.

DICAS EM RENO

HOSPEDAGEM:
Devido à demanda, a maioria dos hotéis em Reno já esta lotada na véspera do BM, dá pra conseguir quarto no mesmo dia mas as opções diminuem.
Sugestão: Hotel Cassino Nugget em Sparks, bons preços, quartos grandes para 4 pessoas, tem restaurante e piscina aquecida. Está em num bairro periférico já na saída para a estrada.
Endereço: 1100 Nugget Avenue, Sparks, Reno, NV 89431

WALMART:
Esse Walmart em Sparks, já tem um área designada só com produtos para o evento! Reserve ao menos 3 horas para compras. Gastamos mais ou menos uns U$250 por pessoa incluindo toda água, comida e equipamentos.
Endereço: 5065 Pyramid Way, Sparks, NV 89436, EUA

COMIDA

Dê preferência às comidas prontas ou que só precise de água para preparar. Você vai encontrar dezenas de opções de enlatados no supermercado. Quanto mais fácil melhor. Eu tinha um freezer coletivo no meu Camp. Leve bastante sucos e bebidas em pó tipo Gatorade e chás. Não ocupam espaço, é fácil de fazer e tem minerais. Hidratese o tempo todo!

Espaguete, sorvete, feijoada vegana e comida árabe… foi algumas das iguarias que encontrei por lá! Se você ver uma fila, entre! É comida!!!

Todos os dias em qualquer horário vários Camps estão distribuindo comida à vontade, é a melhor maneira de comer bem e grátis! Pizza, espaguete, cachorro-quente, hamburguer… procure que você acha! Ninguém morre de fome no BM. Saia andando pelas ruas ou no busque no seu livrinho. Se tiver um App do Burning Man procure por Food Events.

CAMPING

O BM é organizado por Camps. Os mais antigos, tradicionais, famosos e que tem as melhores notas (por bom comportamento) estão na rua principal de frente para Playa. Você pode ficar nos Camps (recomendo) mas terá que pagar pois eles te oferecem uma boa infra-estrutura de cozinha, pontos de luz, chuveiros, cozinha, lounges, áreas de diversão, arts cars e até comida pode estar incluída no pacote. Sempre tente negociar com os Camps, eles podem lhe oferecer ótimos descontos se vocês quiser ajudar na montagem e na organização, mas prepare-se vai ter que trabalhar, o que também é bem divertido. Os Camps são temáticos então procure um que você se identifique. Existem áreas no BM para quem quer ficar acampado de maneira independente, informe-se sobre os locais pois são específicos para quem tem só barraca, outros para quem tem RVs (trailers), e alguns locais não permitem gerador. Veja mais infos aqui.

Nossa barraca no Camp Trifucta.

Não compensa comprar equipamentos de camping muito caros, pois a maioria acaba indo para o lixo depois (juro que fica tudo muito sujo e quase impossível de limpar). Evite trazer equipamentos de volta para o Brasil, doamos os nossos no final. A organização do BM aceita doações de equipamentos e bicicletas, tudo é destinado para instituições carentes após o evento — muitas bicicletas vão para a África.

LIXO (MOOP)

Nosso carro carregado de lixo na volta. Você vai se impressionar com a quantidade de lixo que geramos em uma semana.

Compre sacos de lixo grandes, de 80L ou 100L. Recolher seu lixo é obrigatório e uma das principais regras do BM — Leave no trace. Evite as sacolinhas pois elas facilmente voam e poluem ainda mais. Não EXISTE NENHUMA lixeira no BM. É nossa obrigação devolver o espaço que utilizamos como era antes, limpo! Os Camps são classificados todos os anos de acordo com a limpeza feita e como foi deixado o espaço no final. Os Camps mais bem pontuados, ou seja aqueles que seguem as regras e mantém tudo limpo antes, durante e depois ganham localização privilegiada nas ruas mais próximas da Playa. Ao ir embora TODO seu lixo vai embora com você. Existem locais específicos para descarte desse lixo, não pode ser em qualquer lugar, você vai receber uma lista com endereços jundo com seu guia.

Mas o que é MOOP? É a abreviação Matter out of Place, uma maneira conveniente de se referir a qualquer coisa que não seja originalmente da terra em o evento ocorre. Portanto, tudo o que não era originalmente do deserto de Black Rock, por menor que seja, é considerado MOOP e deve ser removido como parte dos esforços no Leave No Trace. O MOOP também inclui águas cinzas e as partículas nele contidas. É por isso que você vai andar com uma sacolinha ou sempre recolher o lixo que encontrar pelo caminho. No meu Camp eu trabalhei alguns dias apenas recolhendo MOOP, fui voluntária para este e outros serviços, o que me deu 50% de desconto no pacote de estadia no Camp. Mais informações aqui.

O QUE LEVAR?

KIT SOBREVIVÊNCIA BÁSICO

Proteção para os olhos e boca, as tempestades de areia são frequentes.

- Goggles (óculos de proteção)
- Chapéu
- Lenço
- Garrafa de água
- Protetor labial
- Protetor solar
- Colírio
- Descongestionante nasal
- Hidratante
- Lenços humedecidos (Baby Wipes) + ou — 4 pacotes
- Camisinha
- Absorvente

PARA O CAMPING — básico
- Barraca
- Sleeping para frio
- Lanterna para dentro da barraca
- Prato, talheres e copo
- Mosquetão (muito útil para pendurar e carregar coisas)
- Saquinhos Zip-lock
- Extensão com tomadas
- Pilhas
- Sacos de lixo

Prefira este galão com torneirinha.

ÁGUA
• 1 galão (3,4L) de água por dia (mínimo) para consumo e banho por pessoa. Aproximadamente 24L (7 galões) para 7 dias.

GASTOS
• U$ 250 (comida, água, equipamentos)

A CHEGADA AO EVENTO

Longas fileiras de cones organizam a entrada e a fila de carros avança de uma só vez, em blocos, a cada quilômetro. Para entrar antes da abertura do evento você precisa de um Early Pass. Somente pessoas envolvidas com a montagem dos Camps podem entrar, somente os Camps podem oferecer um Early Pass. A espera é sempre longa, mesmo chegando 3 dias antes da abertura pode ser de até 5 horas. No dia da abertura é em média de 12 horas. O tempo passa rápido, já que a diversão começa ali. O clima é de total descontração e zero estresse.

1ª PARADA — RETIRADA DO INGRESSO:
Você será orientado pela organização para estacionar seu carro em um local adequado. Dirija-se ao balcão de bilheteria para retirar seu ingresso. Mais uma fila. Leve o e-mail que você recebeu impresso e seu pasaporte para retirar o ingresso. Na entrada você vai receber um livrinho guia com todas as
informações do evento e um mapa. Nele você vai encontrar aonde acontecem as festas, onde tem comida sendo distribuida, eventos, projetos, onde estão as obras de arte, pontos de interesse (postos médicos, gelo, banheiro, rangers, concerto de bikes etc). Extremamente útil!

2ª PARADA — ENTRADA:
Após a retirada de ingressos na portaria, virão verificar sobre a quantidade mínima de água e comida. Nesse ponto, alguns carros são vistoriados em busca de penetras ou qualquer coisa ilegal. No verso do ingresso, um aviso que já te faz refletir: “O proprietário deste ingresso voluntariamente assume todos os riscos de perda ou danos de propriedade, danos pessoais ou corporais, ferimentos graves ou morte que possam ocorrer por participar do Burning Man. Você deve trazer comida suficiente, água, abrigo e primeiros socorros para sobreviver à duração do evento em um ambiente desértico e inóspito”.

Se for sua primeira vez no BM, você passará pelo ritual de boas vindas dos “virgins”. Não vou contar como é… ;-)

SUPER DICAS!

• Sitonize seu rádio na BMIR (Burning Man Information Radio) — 94.5 FM — é a rádio oficial do evento. Informações importantíssimas sobre tudo que está acontecendo, mas principalmente sobre a fila e o trâsito. Com frequência os portões podem ser fechados por muitas horas, melhor saber antes de entrar na fila.
• Assim que você entrar na fila e mesmo dentro do BM a velocidade máxima permitda é de 10 mph. NÃO VÁ MAIS RÁPIDO pois a poeira vai incomodar a todos e você vai levar uma multa!
• Permaneça dentro do seu veículo entquanto estiver na fila, é MUITO fácil você se perder do seu carro e extremamente difícil achá-lo depois!

ÍTENS PROIBIDOS

•Explosivos, rojões, foguetes e fogos de artifício;
• Armas de fogo de qualquer tipo, rifles de ar e armas de paintball;
• Lasers de mão (todos os outros lasers devem estar cadastrados);
• Itens que causam MOOP: aparas de madeira, penas soltas, tubos de confete, serpentina, etc;
• Qualquer coisa que vá voar e/ou soprar no vento;
• Veículos mutantes não registrados;
• Plantas, vivas ou mortas;
• ATVs e scooters;
• Motos que não são transporte de participantes para BRC;
• Animais.

BIKES

A bicicleta é a melhor opção para se locomover dentro desta cidade. Sem isso você não vai aproveitar o evento da mesma maneira, pois as grandes distâncias e o calor intenso muitas vezes desincentivam a caminhada. Procure comprar, alugar ou conseguir alguma emprestada de alguém que esteja lá. Como tudo nessa sociedade é compartilhado livremente, tenha um cadeado para sua bike, caso contrário alguém vai “pegá-la emprestada” e você nunca mais a verá.

Yellow Bikes, convenientemente pintadas de… verde!

Iluminar o máximo possível sua bicicleta para andar à noite é obrigatório, ou você ficará invisível na escuridão. O Burning Man oferece bikes gratuitas que estão espalhadas pelo deserto. São as Yellow Bikes, convenientemente pintadas de… verde! Se você tiver a sorte de ver uma, pode pegar, não precisa devolver, apenas deixe-a em algum lugar para o próximo usar.

O diâmetro da cidade é de aproximadamente 3,5 km. Pode parecer pouco, mas ao pedalar na areia, debaixo de sol e no meio de tempestades de pó, essa distância se torna infinita. Caso precise, existem vários locais para arrumar sua bike e também um posto de achados e perdidos, com centenas de bikes abandonadas.

Mais informações sobre bike aqui:

ROUPAS E ECESSÓRIOS

Vale tudo no Burning Man, inclusive não usar nada. Muitos parecem ter saído diretamente de Mad Max ou de filmes de época.

No deserto é muito quente durante o dia e extremamente frio durante
a noite. Portanto vá preparado para calor e frio extremos. Lembre-se que por causa do sol e das tempestades de areia constantes as vezes o melhor é se cobrir com tecidos leves para se proteger, sua pele fica ressecada. Tem os que preferem andar pelados, também é uma opção. Mas não se esqueça do Radical Self-expression, usar uma fantasia ou criar um personagem para ser quem você quiser, vale tudo aqui. Se quiser sair de pijama, de fralda, vestido de noiva… porque não?!

Para noite é MUITO importante um casaco pesado e quente. Pode fazer temperaturas muito baixas, roupas segunda pele ajudam bastate.

Onde comprar roupas e acessórios?
San Francisco: Haight-Ashbury é um bairro com dezenas de
brechós e lojas. Dicas de loja em Reno

Também existem camps que dão roupas de graça lá no BM, procure
no livrinho guia quando chegar lá.

NÃO SE ESQUEÇA DO GITFS

Praticar o gifting é parte dos princípios do BM, dar algo sem receber nada em troca. Portanto não perca a chance de presentear as pessoas que você vai conhecer por lá. Vale levar qualquer coisa, pode ser algo que remeta ao Brasil ou a sua cidade, algo que você mesmo fez. A maioria distribui colares, pulseiras, cartões postais e objetos personalizados. Eu levei paçoca Amor (pois parece areia e trás amor) e fitinas do Senhor do Bonfim. Seja criativo e divirta-se, você vai receber muito mais do vai dar!

OBRAS DE ARTE

Elas podem ser imensas e pesadas, complexas ou extremamente simples, vale
tudo. Todos os anos, inspirados no tema escolhido pelos organizadores, artistas investem tempo, dedicação e dinheiro (existem obras milionárias), imagina como faz para levar até o meio do deserto essas obras de arte dignas de museus? Muitas delas são interativas e algumas, sensoriais, as minhas preferidas. Muitas obras envolvem alta tecnologia e estão lá sendo testadas e exibidas pela primeira vez. Outras só é possível ver à noite.

Muitas das obras gigantes feitas em madeira são queimadas também. Já dá
pra ter uma ideia do que será a queima do Homem. Indiscutível que sem elas
o evento não seria o mesmo. Tentei ver o máximo de obras que consegui, mas
é impossível ver todas — só quando você volta e vê as fotografias publicadas,
percebe que não viu um monte de coisas. Então não perca tempo, pegue sua bike o vá para Playa descobrir algo novo!

ART CARS

Também conhecidos como Mutant Cars, são os únicos veículos que podem rodar. Não existe limite para a criatividade e quanto mais esquisito, melhor. Alguns têm formatos de animais ou objetos do nosso cotidiano, normalmente estão tocando música como carros alegóricos. Muita gente pega carona neles e vai passear pela Playa. Vou listar um pouco do que vi: um tênis All Star, vários navios, um javali, um coelho, um dragão, um tapete voador, bules de chá, um aspirador de pó gigante, um Pac-Man, um disco voador, uma lesma, um carro de bombeiro, um trem, um ônibus escolar, um Fusca e o meu preferido: o polvo que soltava fogo pelos tentáculos! Vi tudo isso andando no deserto. Isso tudo é absolutamente normal no Burning Man

DROGAS

As leis e regras para o uso de drogas dentro do Burning Man são as mesmas que fora dele. Por mais liberal que pareça, nunca se esqueça de que você está em terras norte-americanas e que as leis continuam valendo. A polícia está presente e você verá os carros de Sheriff passando o tempo todo. Eles tem autoridade para te parar e te revistar a qualquer momento em busca de drogas, inclusive seu carro. O porte e consumo são ilegais e você será preso.

Se for pego consumindo drogas dentro do seu Camp, seu camping será multado, portanto se o fizer faça longe e em local isolado. Caso seja pego não diga em que Camp está.

ORGANIZAÇÃO e SEGURANÇA

Para manter tudo isso em ordem e funcionando, uma equipe de organizadores
trabalha o ano todo e conta com a ajuda de mais de 1.200 voluntários. Além
disso, os Rangers, que são como patrulheiros da cidade, garantem que todas as normas do evento sejam respeitadas e estão sempre prontos para te socorrer caso precise de ajuda. Por mais liberal que pareça, nunca se esqueça de que você está em terras norte-americanas e que as leis continuam valendo, e muito. A polícia está presente e você verá os carros de Sheriff passando o tempo todo, muitas vezes em busca de drogas ou de comportamento violento. O uso de drogas não é oficialmente permitido, mas existe.

Rangers, são voluntários que cuidam da sua segurança e garantem que as regras estão sendo seguidas.

A qualquer momento, se se sentir ameaçado (a), molestado (a), abusado (a) ou em casos de agressão ou violência chame pelos Rangers. Eles estão por todas parte, uniformizados como guardas e são como patrulheiros da cidade, garantem que todas as normas do evento sejam respeitadas e estão sempre prontos para te socorrer.
Cuidado dobrado com objetos de valor como câmeras, celulares e passaportes. É muito fácil perder coisas por lá. Caso perca existe uma sessão de achados e pedidos, no fim do evento tem muita coisa sobrando por lá.

BLACK ROCK CITY

Planejada no formato de um círculo, o Homem posicionado no centro é o principal marco de referência, como se fosse o eixo central de um relógio. Dele partem linhas imaginárias que formam as ruas mais adiante. Das 2h até as 10h se formam as ruas que são cortadas por letras de A a L. A Esplanada é a primeira rua que circunda a cidade por dentro e dá acesso direto à Playa, esta ampla área onde estão localizadas as obras de arte, o Homem e o Templo. Assim é possível saber a localização de um camping, evento ou encontrar alguém dizendo: estou na rua 8:30 G. E olha que curioso, aqui o tempo (em formato de horas) serve para marcar uma localização no espaço. Espaço e tempo se unem.

O Center Camp Café, localizado na rua 6:00 na Esplanada, é o único local onde é possível comprar alguma coisa e onde dinheiro é aceito. Lá se vendem bebidas quentes e frias como chás e cafés, e também gelo. Além disso, é um espaço livre para descanso e troca de experiências. Vários palcos ficam “abertos” com microfones para qualquer pessoa que queira se expressar, seja por meio de uma história, música ou até mesmo contando piadas.

Templo, na edição de 2016. Cada ano tem uma nova temática.

Quase tão simbólico quanto o Homem, o Templo está em local de destaque — centralizado na mesma linha do homem de madeira, porém isolado, em um local mais silencioso. Não é um lugar religioso, mas certamente um local para reflexão. Usam-se todos os cantos, desde o chão, colunas e paredes, que são tomados por homenagens, cartas, fotografias e objetos de pessoas, a maioria já falecida. Os animais de estimação não foram esquecidos — fotografias e declarações de amor de seus donos estão por toda parte. É emocionante ver isso. Após a queima do Homem, no dia seguinte o Templo também sucumbe em cinzas. Para manter tudo isso em ordem e funcionando, uma equipe de organizadores trabalha o ano todo e conta com a ajuda de mais de 1.200 voluntários.

A QUEIMA DO HOMEM

O dia da queima, sábado que é penúltimo dia do evento, é uma loucura total. Horas antes da queima todos começam a se mobilizar para garantir um bom lugar. Não perca tempo, são 70 mil pessoas reunidas em volta do homem. É difícil achar um bom lugar a não ser que você chegue cedo. As pessoas são bem educadas e vão permanecer sentadas a maior parte do tempo, assim quem está atrás consegue enxergar. Praticamente todos os Art Cars estarão em volta na parte mais de fora, eles são grandes e altos então se você conseguir um lugar em cima deles sua visão pode ser privilegiada. É um show! Você com certeza nunca vai ver nada igual na sua vida…

A queima do homem acontece no sábado, e no domingo o templo também é queimado.

QUANTO CUSTA* IR PARA O BURNING MAN?

*meus gastos são de 2016, acredito que alguns valores já devem ter mudado, principalmente do ingresso que subiu.

Visto para os EUA: US$ 160
Ingresso: US$ 390 + US$ 96,74 de taxas e serviços
Passe para o carro: US$ 80 + taxas
Passagem para San Francisco: a partir de US$ 800
Hospedagem em San Francisco: US$ 66 (quarto compartilhado em hostel)
Alimentação em San Francisco: US$ 50/dia, em média
Aluguel do carro: US$ 660 (categoria minivan — 12 dias)
Hospedagem em Reno: US$ 61 a US$ 70 (quarto para 4 pessoas)
Comida, água e equipamentos: US$ 250
Roupas, acessórios e fantasias: US$ 150
Combustível: US$ 110
Camping: de US$ 250 a US$ 500
Lavagem do carro em Reno: US$ 20
TOTAL: US$ 3.200 (aproximadamente)

ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ

Minha conclusão ao final desses dez dias: nada disso faria sentido ou teria o mesmo efeito se não fosse lá neste deserto. É justamente esse lugar, onde o ser humano não tem condição nenhuma de sobreviver, esse deserto maldito, com um pó grudento, calor do inferno e frio congelante que faz todo mundo sofrer igual.

É nesse momento de fraqueza e vulnerabilidade que o melhor do ser humano desperta: ajudar o próximo sem receber nada em troca.

Isso é muito bom e você só entende estando lá. Mesmo com toda a minha experiência pelos Andes, deserto do Atacama, Patagônia e Uyuni, me senti vulnerável diante das tempestades de areia, do calor e do pó.

Não recomendo o Burning para qualquer pessoa.

Se eu voltaria? Talvez sim. Mas em outras condições, com mais conforto. Mudou minha vida? Não, mas não vou me esquecer do que passei por lá — mudou minha maneira de pensar e ver o mundo em alguns aspectos. Minha concepção de “muito louco” ou “normal” mudou completamente. Entendo e respeito mais as pessoas do jeito que elas são, sem preconceitos.

Cada vez mais me questiono: por que precisamos de
tantas coisas para viver se precisamos de pouco para ser feliz? Com certeza é uma experiência que vale ser vivida, ao menos uma vez na vida.

INFORMAÇÕES e LINKS ÚTEIS

www.burningman.org
www.survival.burningman.org
Comunidade no Brasil: www.facebook.com/BurningManBrasil

Gostou do texto? Então aperte o botão e bata palmas (várias)! Se quiser também pode deixar sua mensagem, assim vou saber o que você pensa. Pode compartilhar e divulgar, nada melhor do que espalhar boas mensagens e conhecimento!

--

--

Milena Issler @hein.gata
Revista Passaporte

Há mais de 17 anos viajando de carro pela América do Sul, já soma mais de 90 mil km rodados por aí. Instrutora do Land Rover Experience. Criadora do HeinGata.