Cabo Frio me deixou vivo

Um pequeno passeio quebrando muitos medos e inseguranças.

Gabriel M. Cezário
Revista Passaporte
2 min readDec 19, 2019

--

OK< essa foto não é em Cabo Frio, mas das disponíveis aqui, representa muito meu sentimento. LIBERDADE! | Photo by Dino Reichmuth on Unsplash

Sempre AMEI conhecer novos lugares, mas dois pontos em minha vida me impediram de desbravar o planeta.

Durante minha infância e adolescência, minha família aqui nunca teve o costume de viajar. OK, nem dinheiro também. Salário mínimo é feito para ser gasto nas despesas da casa, infelizmente. O segundo ponto aqui é que sou bem inseguro. Não consigo me jogar em novas experiências por não saber o que me espera.

O segundo ponto é mais pesado, pois isso me impediu de conhecer novos lugares mesmo eu começando a ter meu próprio dinheiro. O problema passou a ser o medo de sequestro, assaltos, se perder, passar alguma necessidade, coisas assim. Meu coração implorava para eu sair da zona de conforto e aproveitar, enquanto minha mente inventava acontecimentos mirabolantes que me deixava preso na cadeira em frente ao computador.

Meados de janeiro e o jovem aqui andava no centro da cidade. Tinha acabado de ser dispensado da minha antiga empresa, então meu cartão de passagem estava cheio e eu não usaria mais para nada. Sabe o impulso? Vi um ônibus com o letreiro “Cabo Frio”, fiz os cálculos do valor da passagem de ida e volta e entrei. Preciso esclarecer que não conhecia NADA da cidade, nunca tinha ido. Eu contando isso parece algo bem simples — as pessoas ao meu redor fazem cara de “o que tem a ver?” — mas para mim foi viver.

Cheguei em Cabo Frio, conheci a cidade toda (com ajuda de um mapa — papel, eu não tinha internet no celular que até estava descarregando), voltei pra casa em cerca de duas horas e pude entender que tenho a capacidade de estar onde eu quisesse estar. Cara, tudo deu certo! Considero esse dia um dos mais importantes de minha vida, é a quebra da insegurança e a realização de um desejo: conhecer novos lugares. Hoje minha mãe fala que se eu tiver dinheiro, eu me viro em qualquer lugar.

Voltei a CF meses depois com a família e tirei umas fotos — agora bem mais seguro. | @mntrgabriel no Instagram

2019 foi um ano de conquistas e esse acontecimento colaborou muito para isso.

--

--

Gabriel M. Cezário
Revista Passaporte

cristão professor de estudo bíblico para adolescentes batistas