#comerrezaramar

ou ode-não-ode às abóboras

Samara Lima
Revista Passaporte
2 min readMay 31, 2018

--

Viajar é maravilhoso. E melhor do que viajar para um lugar incrível é comer algo incrível nesse lugar, seja típico dali ou não: o importante é ser com amor, desde o ato da feitura ao deguste.

arquivo pessoal [2018]

Ah, existe um lugar muito mágico no Goiás com cachoeiras, trilhas, animais lindos, plantas poderosas, comunidades alternativas, luzes estranhas no céu, fins de mundo, vez ou outra — quando tem, é sempre um grande evento — , e soja triste, que mata a cada dia mais esse lugar.

Apesar das sojas, sempre que vou para lá é um carinho no core: é casa aquelas trilhas abertas que te queimam, e céu intenso.

Quantos amigos-amores, momentos, descobertas; quantas pessoas encontrei ali e nunca mais vi, ou conheci lá e reencontrei em um outro lugar.

arquivo pessoal [2018]

Dessa vez, fiz coisas nunca feitas antes; andei por onde nunca pensei andar, revisitei lugares e, por essas e outras, tive surpresas maravilhosas.
Meu paladar que o diga.

Uma delas foi, ao voltar da cachoeira, ganhar comida de um senhor, dono de um restaurante e camping. Foi muito especial receber tão saborosa comida; a abóbora estava incrível, e fez perceber como a abóbora é sempre destaque na comida, e em viagens. Quantas vezes ouvi ou falei “uau, essa abóbora..!”

Outra coisa que experimentei, e ainda me deixa sem palavras, foi uma tapioca vegana.. a melhor tapioca que comi na vida; nela vinha purezinho de abóbora, coco, azeite e ervas. Sério! Fora os achados, naqueles lugares que você não dá muita moral.. coxinha de legumes, bolo de banana, queijo quente num pão de abóbora.

Comer.. comi e bem! Aliás, me descontrolei uma noite e vivi a gula (perdão).
Rezar eu não rezei, mas o fizeram por mim. Descalça, ouvi e recebi uma linda bendição, e me senti(a) muito grata por estar ali.

Para fechar, quando estava indo embora comprei um doce de gergelim e, olha, ganhei um de abóbora, que estava divino!
Ai ai, abóboras.. um amor!

--

--

Samara Lima
Revista Passaporte

viagem, café, cinema, paisagem. aqui, pouco ou nada disso.