Conseguindo trabalho em 10 minutos na Irlanda

Uma mescla de sorte com persistência que rendeu meu primeiro emprego na ilha esmeralda

Eduardo Franco
Revista Passaporte
4 min readJul 21, 2018

--

O título a cima pode parecer forçado demais ou até mesmo mentiroso mas foi o que realmente aconteceu comigo em Galway na Irlanda.

Completando meu segundo mês na Irlanda minha única experiência com trabalho até então era um voluntário (você pode ler aqui ) que eu fazia uma vez por semana. Certo dia decidi que estava na hora de arrumar um emprego que me desce alguma coisa material em troca, por exemplo, dinheiro.

Brasileiros aqui geralmente se encaixam em empregos mais braçais, tais como : lavando louça em restaurante, fazendo quartos em hotel, limpando casas, etc…

Tentando a TI

Desde minha chegada aqui recebi alguns contatos através do Linkedin com propostas para trabalhar em vários lugares da Irlanda ou até mesmo fora dela, porém quando perguntavam sobre cidadania ou passaporte europeu eu era logo descartado, visto que não possuo nenhum dos dois.

O tempo estava passando e eu precisava trabalhar, então resolvi procurar algo como kitchen porter, termo utilizado para operadores de máquina(de lavar louça).

Depois de trocar algumas ideias com meu irmão que teve essa experiência de procurar emprego, neste caso, em Dublin, coloquei na cabeça que deixaria meu currículo apenas nos lugares que eu pudesse falar com alguma pessoa responsável, como por exemplo o(a) gerente ou cheff de cozinha.

Com o discurso ensaiado e rota traçada, eu saía de casa com o objetivo de convencer alguém que eu seria a melhor pessoa para lavar seus intermináveis pratos, e é claro, com a velocidade do Usain Bolt e a experiência de quem trabalhou 5 anos na frente de uma tela de computador.

Fui até a principal rua da cidade onde se encontram os mais tradicionais pubs e restaurantes, fiz uma breve análise da fachada dos lugares e tentei imaginar qual deles eu gostaria de trabalhar, por mais que isso não fizesse diferença alguma.

Meu nível de inglês

Chegar aqui com o inglês razoavelmente bom foi algo que me ajudou muito, se eu não conseguisse desenrolar no inglês já ficaria mais difícil chegar em algum lugar e pedir para falar com o responsável. Trabalhar em cozinha não é apenas lavar pratos, você faz diversas coisas e é necessário se comunicar durante o trabalho. Felizmente o inglês foi algo que não me travou na hora de procurar emprego, mas conheço muita gente que chegou aqui com inglês zero e conseguiu trabalho também.

Seguindo a procura encontrei um pub com um anúncio de vaga para kitchen porter, entrei e pedi para falar com o gerente. Cara a cara com o temido fiz uma breve introdução sobre mim e falei da minha vontade de trabalhar, sem dar muita conversa o engravatado disse que olharia meu currículo e qualquer coisa me ligaria.

Currículo 1 entregue com sucesso, agora era só ir para casa levantar as pernas e esperar aquela ligação. Antes disto logo à frente vi outro anúncio, este com vagas para garçonete e cheff de cozinha. Entrei e falei com uma moça, expliquei sobre minha procura e que queria deixar meu currículo. Antes de sair perguntei se conseguiria falar com o gerente, ela disse que eu já estava falando com a tal e então perguntou se eu gostaria de conversar com o cheff.

Fui levado até a cozinha e apresentado ao Cheff que logo me pareceu simpático e começou a fazer algumas perguntas como, experiência, nacionalidade, etc… Em questão de 5 minutos perguntou quando eu poderia começar, logo respondi que no dia seguinte já estaria apto a mostrar minhas habilidades.

Horários acertados e alegria na cara, no próximo dia eu chegava com todo o entusiasmo de um jovem brasileiro e a inocência de quem não sentiria mais seu corpo pelas próximas 3 semanas.

O primeiro dia foi apenas um teste de 3 horas, ainda não era alta temporada então o movimento era mais calmo, mas mesmo assim eu consegui empilhar tantos pratos que o cheff teve que me dar uma mão. Os próximos dias fui fazendo mais algumas horas até que no meu 4º dia trabalhei 12 horas seguidas e quase pedi a mãe.

Após alguns dias de trabalho levei meus documentos para fazerem os trâmites dentro das legalidades e então estava devidamente contratado como o mais novo kitchen porter da Trattoria Magnetti, um restaurante Italiano.

lhes apresento a danada

Novas experiências

Trabalhando você tem a chance de melhorar seu inglês e também de conhecer novas culturas e costumes, a galera que trabalho são de diferentes lugares do mundo: Bangladesh, Espanha, Brasil, Croácia, Itália e Argentina.

Fazem 3 meses e meio que comecei trabalhar e neste período já aprendi muita coisa, melhorei meu inglês, perdi muita festa, fiz uma cirurgia (deixo este desastre para outro texto), conheci gente legal, etc…

frente do restaurante

O meu caso foi um pouco atípico, eu precisava trabalhar e o restaurante que entrei precisava alguém para lavar louça. Dez minutos pode ser um tempo muito curto para achar um emprego mas se você tiver persistência e não tiver vergonha pode demorar uma semana ou mês, mas ele virá.

A dica que deixo para quem está procurando emprego na Irlanda ou em qualquer outro país é sempre tentar falar com o gerente ou alguém responsável pela contratação, tente contar um pouco sobre você, mostre que está interessado em trabalhar independente de qual for o cargo.

Se você teve alguma experiência parecida fora ou até mesmo no Brasil, escreva nos comentários.

Obrigado pela leitura!

--

--

Eduardo Franco
Revista Passaporte

Desenvolvedor web lavando pratos para sobreviver na Irlanda. Relatos sobre viagens e boas experiências.