Desperoscoe — Toronto, Canadá

Filipe Mendonça
Revista Passaporte
Published in
6 min readJul 28, 2019
Scarborough Bluffs. Arquivo pessoal.

29 de outubro de 2014. Outono. Eu já estava há sete meses em Toronto e a três dias de voltar para Aracaju. Nessas últimas semanas, finalmente visitei os pontos turísticos da cidade, o que eu estava adiando desde que cheguei. Scarborough Bluffs era o único lista que me faltava.

O local é usado como uma praia no verão, mas é realmente conhecido por causa das falésias que embelezam o horizonte. Eu não encontrei muita gente falando sobre esse ponto de Toronto, mas um amigo havia visitado e me disse que valia a pena. Então, resolvi checar.

Scarborough era um município vizinho que acabou anexado e virou um subúrbio de Toronto. Isso significa que essa parte está no extremo da cidade e eu teria que pegar a linha do metrô até a última estação. De lá, mais um ônibus que me deixaria a uns vinte minutos a pé do destino. Por ser outono e pouca gente ir a Scarborough Bluffs, já que o lago Ontário, que banha Toronto, já está frio o suficiente para afugentar qualquer um de querer tomar banho lá, não existe transporte público para o local. Era hora então de eu usar o meu GPS e os meus pés. Abri o mapa do meu celular, coloquei o destino e comecei a caminhar. Para ritmar os passos, coloquei alguma playlist qualquer para tocar nos fones. E fui.

O subúrbio de Scarborough é um tanto movimentado. Por ser distante do centro da cidade e ter uma grande população, que vive lá muito pelos aluguéis baratos, o local tem vários centros comerciais e praticamente continua sendo uma cidade em si. Eu desci do ônibus em meio a uma grande avenida, com o movimento típico de uma tarde de uma quarta-feira qualquer e, conforme seguia o GPS, mais eu me afastava daquela vida corrida e me aproximava de casinhas à beira de um parque. Várias já decoradas para o Halloween, que aconteceria em dois dias. O dia nublado, as plantas secas e o frio de nove graus davam um charme especial para aquele cenário.

Arquivo pessoal.

Já estou chegando perto do local marcado no mapa, em meio a um parque, e começo a procurar a água. Quando estou atrás de uma praia de verdade, basta farejar um pouco que o cheiro do mar enche os pulmões. Mas lago não tem um cheiro tão forte. Então, só posso manter os olhos atentos e acreditar no meu celular. É quando, por trás de uns arbustos de cor vermelho-outono, eu encontro o lago Ontário que, junto com o céu, parece um quadro em preto e branco por detrás daquelas plantas.

Arquivo pessoal.

Eu estava em cima das falésias. Agora, precisava dar a volta, o que, de onde eu estava, eram mais uns quinze minutos de caminhada. Metade dela foi feita descendo uma avenida que dava direto na praia de onde eu poderia ver as falésias. O meu rosto era abraçado pelo vento frio cortante. Agora, eu tinha certeza que não existia mais nada entre eu e a água, bastava seguir direto.

O caminho quase não tinha carros passando, o que me fez logo perceber que eu teria um lugar praticamente deserto para explorar. Ou que, talvez, Scarborough Bluffs não valesse a visita. Tentei me manter otimista.

Tenho uma espécie de compulsão em dar uma trilha sonora para a minha vida. Sempre que alguma situação pede, coloco nos meus fones uma música de acordo. Talvez seja uma maneira patética de tentar dar grandiosidade a alguns momentos. Mas, todo aquele cenário frio com folhas caídas me fazia pensar que Band of Horses cairia muito bem. Escolhi o álbum Infinite Arms para tocar. Nunca havia prestado tanta atenção nessa obra, apesar de ter algumas das minhas músicas favoritas deles. Achei o momento bem apropriado para corrigir esse erro.

Arquivo pessoal.

Ainda entre as primeiras canções, eu cheguei na praia. Era praticamente um parque que cobria uma pequena península cercada de grandes pedras e água. O estilo do parque, com caminhos para serem seguidos a pé e gramados embaixo de árvores, onde com certeza haviam piqueniques, além de pequenos postes com luzes, mostravam que aquilo não era muito usado como uma praia. Do outro lado, era possível ver um estacionamento com vários iates pequenos. O local era, na verdade, mais para embarcações. Mas, de qualquer maneira, eu não tinha nenhum plano de sair do meu casaco para entrar naquela água, então também não posso dizer que minhas expectativas foram quebradas.

O que realmente importava era a paisagem belíssima. Eu sei que existem falésias mais bonitas ao redor do mundo. Mas essa era a primeira vez que eu estava vendo qualquer coisa parecida com aquilo. Cheguei mais perto da água e escolhi uma pedra na beira onde eu podia sentar alguns minutos só para apreciar melhor aquilo tudo enquanto acabava de ouvir Band of Horses.

Eu estava há 7 meses em Toronto, já próximo de voltar para casa. Eu pisei no Canadá fugindo do Brasil. Fugindo de uma profissão que eu comecei a odiar. Fugindo de alguns fantasmas. Eu me sentia sufocado e sem saber o que fazer e resolvi fugir para Toronto pelo máximo de tempo que eu pude. Talvez para sempre.

Já perto do dia de voltar, eu percebi que eu amava a minha cidade. Estar em um lugar onde eu era um estrangeiro foi uma sensação incrível e uma grande experiência, mas também me fez perceber o quão era importante para mim estar em um lugar ao qual eu pertencia.

Arquivo pessoal.

Foi pensando nisso que eu fui atingido por aquela música. Era a última da versão especial de Infinite Arms que eu estava ouvindo, uma raridade mesmo em tempos de internet. Anos depois, fui procurá-la e não encontrei em nenhum lugar até conseguir um compilado de lados b do Band of Horses. A sorte de ter aquela música para aquele momento me fez crer em destino por alguns minutos.

E foi lá, sentado em uma pedra, cercado de água e pensamentos, que aquela música me acertou como a onda que não existia naquela praia e deu uma grandiosidade patética para aquele momento. Foi assim que eu descobri Desperoscoe.

Livin’ in the lap of luxury doesn’t mean not a thing to me

Everybody’s got holes, and I got mine

And come to think of the place that you’re from

It was all that you used to know

And come to hear of a man who up and died

--

--