Dicas para pedalar!

Sarah Torres
Revista Passaporte
Published in
4 min readNov 8, 2019
Galera do Pedal de Vespasiano Foto: Viviane Dielle

Nos últimos tempos o número de ciclistas vem crescendo no Brasil. Seja como alternativa de transporte ou modalidade esportiva, agora as bikes estão ocupando as ruas das grandes cidades. Segundo a Abraciclo o Brasil é o 4º produtor mundial de bicicletas! E você querida leitora, querido leitor vê alguém pedalando e fica com vontade de pedalar! Mas você não sabe e quer aprender! Ou você já pedala e quer começar a trilhar, e não sabe por onde começar?
Não se preocupe! Este post veio para te ajudar!

Antes de tudo é preciso garantir a sua segurança. O Código Nacional de Trânsito considera a bike como um veículo, portanto você que é aprendiz ou já um ciclista está sujeito a algumas regras! E o capacete não é uma delas! Haha! Te peguei, hein?!
Incrível isso, né?! Também fiquei surpresa.
Ciclista não é obrigado a usar capacete. No entanto, é recomendado o seu uso. Então, se você se apaixonar por este esporte tão maravilhoso e vai mergulhar neste fantástico universo ciclístico, faça uma poupança!! Porque são bermudas, luvas, óculos, sapatilhas, buzina.. bruzinhas que a gente quer comprar tuuudo!
Mas de início, comece pelo capacete e se você não gostar do esporte, você pode vendê-lo depois.

Vamos as dicas!

Não sabe pedalar? O Bike Anjo pode te ajudar!
Um projeto sensacional que começou em 2010 lá em São Paulo e hoje está presente em 773 cidades no Brasil e 36 países! Aqui em BH você pode encontrá-lo no último domingo de cada mês às 9h, na Praça do Ciclista e no 2º domingo de cada mês no Minas Shopping, também às 9h. Mas antes, você precisa acessar o site e se cadastrar. E se você quer ajudar pode tornar-se um Bike Anjo.

Já sabe pedalar mas não tem uma bike?
Baixe um aplicativo e alugue uma! Conheço o Yellow, o app tem todas as informações e locais com as estações de bikes. Outra opção é utilizar o Spinlister , tipo um Airbnb, só que para bikes! Você encontra modelos mais específicos de bicletas como mountain bike e speed podendo alugar de qualquer parte do mundo! Eu achei esta ideia fantástica já que não é em toda viagem que da para levar a bike.

Você curte pedalar, tem uma bike mas, não tem companhia…
Existem grupos de ciclistas em BH como o @terçadasmanas que juntam bike e feminismo e o @pedalsodelas que é um grupo de ciclismo formado por mulheres e que os homens também podem participar! No site do Bike Anjo tem uma lista com alguns grupos. E se você conhece ou faz parte de um, deixa aqui nos comentários! Vou fazer uma lista e deixar disponível! No Strava, para quem não conhece é uma rede social que monitora corridas e pedaladas, também existem grupos que você pode participar.
Ah! É claro, tem eu também! hahaha Se quiser pode me chamar para dar umas pedaladas por aí! É só marcar!

Agora você já está pedalando já encontrou uma turma bacana e quer ter mais preparo e acrescentar alguns quilômetros em suas pedaladas.
Como toda atividade física é preciso preparo. Respeite seu corpo e seus limites. Não se empolgue.. Vá com calma. Eu não recomendo você ir logo de cara, fazer um pedal de 50 km, na estrada de terra, com o sol rachando e sem preparo! Será traumático! Vá por mim! Se prepare antes. Aqui em BH um bom lugar para começar a treinar é a Lagoa da Pampulha. São 18 km de percurso, é um bom lugar para adquirir experiência dividindo espaço com pedestres e carros. Outro lugar é a ciclovia da Andradas no bairro Santa Efigênia, lá é possível treinar distância. Já que não tem trânsito. Eu já fiz um post aqui no blog com dicas de lugares para pedalar em BH. Tem para todos os gostos e níveis.

Gente querida, vou repetir aqui. Vá sempre com muita atenção e cuidado. Não se arrisque! Você não está em uma competição… (Ainda! hahaha) Vá de vagar quando for preciso, respeite as pessoas, seja paciente e vá com muito amor no coração. Sua vida é a coisa mais importante no pedal!

E aí, o que achou do post? Você faz parte de um grupo? Quer marcar um pedal? Comenta aí em baixo!

--

--

Sarah Torres
Revista Passaporte

jornalista, técnica em design gráfico, fotógrafa, ciclista. em busca da expansão da consciência. BH/MG