Angela Mansim
Revista Passaporte
Published in
3 min readNov 6, 2020

--

A receita não do bolo que deu mais certo, todavia, a do bolo que cresceu mais e atingiu seu potencial máximo de performance.

Se o gosto é bom ou não, só quem comeu vai dizer. Sempre há 50% de chance — ou talvez, 99% — de dar tudo errado. E ainda bem, afinal, estamos falando de um jogo de azar que pode ser vencido não com sorte, mas com coragem.

Não há números certos, mas há de haver uma certa medição. Desta medição que falamos hoje. Et voici:

Para viver coisas incríveis é preciso tomar decisões difíceis. Disto sabemos. O que evitamos é o fato de decisões difíceis implicarem em conversas extremamente desconfortáveis.

Coisas incríveis > decisões difíceis > conversas desconfortáveis. E o ciclo se fecha.

Perceba que a ordem é exatamente esta. Primeiro de tudo, é preciso querer. Querer viver coisas incríveis. E não o oposto, como quem espera o expresso da felicidade para só então embarcar. Adivinha: não aparece o abençoado.

Muitas pessoas esperam viver coisas incríveis na pura sorte. Quando na verdade, é projeto. Exige definição, preparação, escolhas, prática e sagacidade.

Comecei a contar o número de conversas desconfortáveis que ando tendo. Nunca dantes foram tantas. Daquelas que aceleram os batimentos e me fazem ensaiar discursos no chuveiro. Com a mãe, com a chefia, com a embaixada, com a atendente, com o espelho.

Não tê-las certamente é ter paz de espírito. Contudo, não se engane, se você não as tem é sinal de que parou. Pois bem, parou, estagnou, desistiu, deu-se por vencido, cansou, morreu. Chame isto como quiser, continua sendo a mesma coisa.

O conforto é ilusão, essa figura nos faz arquivar os sonhos, viver do óbvio, agradar os outros, colocar o rabo em baixo das pernas e contar-nos o conto mitológico de que está tudo bem.

É claro que está tudo bem, e claro que você está feliz — pelo menos assim espero. Mas e aí, acabou? Ficou feliz o suficiente com o seu salário? Ficou feliz com o seu único mês de férias no ano? Ficou feliz com o casamento dos sonhos dos outros? Ficou feliz com a viagem que todo mundo faz?

Pode ser que você realmente esteja feliz e, de novo, eu não duvido. Felicidade é um estado permanente de espírito. Mas o que vem depois?

O conforto acaba com a ambição.

O quanto mais desconfortável, mais risco, mais medo e mais estamos no caminho certo. Porque o caminho certo existe e ele faz parte da natureza do ser humano: se desafiar. Inventar o avião, a geladeira, a máquina de fazer pão e ir à marte.

Não tenha ambição pelos outros, mas tenha por você. Não desista de atingir o seu ponto do bolo ideal. Aquele que depois a gente senta a bunda no sofá, coloca uma garfada na boca e sorri com os olhos de boca cheia dizendo: poxa, desta vez, eu me superei.

Instagram meu.

A person’s success in life can be measured by the number of uncomfortable conversations he or she is willing to have. Tim Ferriss.

Bali, Indonésia. Na praia predileta.

--

--

Angela Mansim
Revista Passaporte

Designer de textículos. Livre & maluca, amém. Instgrm: @angelamansim.